Notícias

GECoRPA - Grémio do Património promove e organiza a acção de formação "Tratamento da Humidade Ascensional no Património"

Heading da Brochura
Heading da Brochura

Este evento, de carácter gratuito, terá lugar no dia 11 de Maio de 2018, das 14h às 17h30h, no Associação Portuguesa dos Amigos dos Castelos - Auditório, sito na Rua Barros Queirós, 20, 2º1100-077 Lisboa. Tem por principal objectivo alertar os profissionais da construção e da reabilitação para humidade ascensional enquanto um forte fator de degradação das paredes, em contacto com o terreno, resultante de fenómenos de cristalização e dissolução de sais, cujo tratamento é complexo e particularmente relevante nos edifícios antigos.

Para uma melhor compreensão desta problemática, esta ação de formação utiliza casos de estudo que permitem a aquisição de conhecimentos sobre o dimensionamento e implementação de algumas técnicas de tratamento. Complementarmente apresentam-se os fatores que condicionam a humidade ascensional e descrevem-se as vantagens e desvantagens das várias técnicas.           
O programa do evento consiste em 5 pontos:    
1. Fatores que condicionam a humidade ascensional,     
2. Técnicas de tratamento,         
3. Sistemas higroreguláveis de ventilação da base,          
4. Conceção, dimensionamento, e implementação de sistemas higroreguláveis,               
5. Caso de estudo.          
A formação será orientada por Vasco Peixoto de Freitas, Professor Catedrático da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Presidente do GECoRPA, Diretor do Laboratório de Física das Construções – LFC da FEUP, desde a sua criação (1991), coordenador e/ou autor de cerca de 650 estudos e projetos desenvolvidos na sociedade “Prof. Eng.º Vasco Peixoto de Freitas, Lda.”, consultor nos domínios do comportamento hidrotérmico; patologia e reabilitação; ventilação natural; eficiência energética e comportamento acústico.      
O Grémio do Património dirige o seu convite a Projetistas, Empresas de Construção e Reabilitação, Empresas de Fiscalização, Técnicos de Câmaras Municipais, Finalistas de Arquitetura e de Engenharia Civil. As inscrições são obrigatórias e limitadas a um número total de 25 pessoas, podendo ser enviadas ate 4 de Maio de 2018 para o info@gecorpa.pt.
13/03/2018

Documentos

Autor(es) Descrição Data Documento
GECoRPA - Grémio do Património promove e organiza a acção de formação "Tratamento da Humidade Ascensional no Património"
Brochura da acção de formação.
13/03/2018 00:00:00pdf Gecorpa_Brochura_Formação_HumidadeAscencional.pdf

© Copyright Gecorpa. Todos os direitos reservados.
Develop By: Primeway - Creative Business Solutions