Agenda

Conferência Europeia "Saberes-fazer: uma janela para o passado, uma porta para o futuro"
28 de setembro, Évora
Ver +

PRAXIS que se Entrecruzam - Colóquio de Turismo e Património
20 a 21 de outubro, Centro Cultural de Vila Nova da Barquinha
Ver +

 

Livraria Virtual

Reabilitação Estrutural de Edifícios Antigos – Técnicas Pouco Intrusivas
Vítor Cóias
Ver +

Sismos e Edifícios
Vários Autores/Coordenação: Mário Lopes
Ver +

Reabilitação de Edifícios "Gaioleiros": um quarteirão em Lisboa
João Appleton
Ver +

 

Notícias

Grémio do Património associa-se às "Jornadas Europeias do Património 2012" - 28, 29 e 30 de setembro

As Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia, envolvendo cerca de 50 países, que tem por objetivo a sensibilização dos cidadãos para a importância da salvaguarda do Património. Neste sentido, cada país elabora, anualmente, um programa de atividades a nível nacional, a realizar em setembro, a maioria acessível ao público gratuitamente.
Ver +

"Jornadas Europeias do Património 2012" l Visita Estaleiro-Aberto à Escola EB1 Raul Lino, Lisboa - 28 de setembro, 14h00

Integrada na programação proposta pelo Grémio do Património à Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), para celebrar as "Jornadas Europeias do Património 2012", vai realizar-se, dia 28 de setembro às 14h00, uma Visita Estaleiro-Aberto à Escola EB1 Raul Lino, em Alcântara, organizada pelo Atelier Samthiago - Conservação e Restauro.
Ver +

"Jornadas Europeias do Património 2012" l Visita Estaleiro-Aberto ao Castelo dos Mouros, Sintra - 28 de setembro, 10h00

Integrada na programação proposta pelo Grémio do Património à Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), para celebrar as "Jornadas Europeias do Património 2012", vai realizar-se, dia 28 de setembro às 10h00, uma Visita Estaleiro-Aberto ao Castelo dos Mouros, organizada pela AOF.
Ver +

Casa da Paz - Templo Budista em Lisboa

O Grémio do Património foi contactado pela União Budista Portuguesa (UBP), na sequência da Câmara Municipal de Lisboa ter cedido à UBP um espaço em Monsanto, para a construção de um templo, designado como Casa da Paz. O edifício, concebido por Keil do Amaral, necessita ser reabilitado para se transformar num espaço de meditação e de outras atividades, que estará aberto a toda a população a partir de setembro de 2013.
Ver +

Lisbon Story Centre – Memórias da Cidade no Terreiro do Paço

Foi inaugurado dia 11 de setembro, na ala nascente do Terreiro do Paço, em Lisboa, o "Lisbon Story Centre - Memórias da Cidade". Dedicado à história da capital, o centro de interpretação, projeto da Associação de Turismo de Lisboa, assume-se como plataforma de divulgação destinada a levar o visitante a descobrir o Património, de forma lúdica e interativa, através de uma viagem no tempo que dura aproximadamente uma hora.
Ver +

Destaques Pedra & Cal

A segurança sísmica na reabilitação de edifícios - Enquadramento e dimensão política

Carlos Sousa Oliveira, Aníbal Costa, Ema Coelho, Paula Teves Costa, Rogério Bairrão, Mário Lopes, Rui Carrilho Gomes (Direção da Sociedade Portuguesa de Engenharia Sísmica)
Ver +

Sismos e monumentos - Como reduzir o risco sem adulterar?

Paulo B. Lourenço (Professor Catedrático e Diretor do Instituto para a Sustentabilidade e Inovação em Engenharia de Estruturas, Universidade do Minho)
Ver +

Contacte-nos