Agenda

Seminário "O Património Cultural Construído Face ao Risco Sísmico"
16 de maio, Museu Nacional de Etnologia, Lisboa
Ver +

IX UrbaVerde "Fórum das Cidades Sustentáveis"
8 a 9 de maio, Lagoas Park, Oeiras
Ver +

Curso "Restauro Urbano Integrado"
18 a 25 de maio, ARQCOOP, Lisboa
Ver +

 

Livraria Virtual

Anuário do Património - Boas Práticas de Conservação e Restauro

Canto Redondo
Ver +

Reabilitação Estrutural de Edifícios Antigos – Técnicas Pouco Intrusivas
Vítor Cóias
Ver +

Ordens Religiosas em Portugal - Das Origens a Trento
Vários Autores
Ver +

 

Notícias

Seminário "O Património Cultural Construído Face ao Risco Sísmico" - 16 de maio

Organizado em parceria pelo Grémio do Património e pela Direção-Geral do Património Cultural, o seminário vai decorrer no próximo dia 16 de maio, no Museu Nacional de Etnologia, em Lisboa, entre as 14h00 e as 18h30. Destina-se a decisores e técnicos envolvidos em atividades relacionadas com a salvaguarda de edifícios e outras construções com valor cultural, bem como ao público em geral. O seminário é gratuito mas a inscrição é obrigatória.
Ver +

Gonçalo Ribeiro Telles premiado com galardão internacional

O arquiteto paisagista Gonçalo Ribeiro Telles foi distinguido com o prémio IFLA Sir Geoffrey Jellicoe, considerado o galardão mais importante da área.
Ver +

Novos projetos dinamizam a reabilitação urbana em Portugal

Os municípios portugueses vão receber 50 milhões de euros para investir na recuperação de edifícios nos centros urbanos.
Ver +

Governo lança novo programa de reabilitação urbana

Estão abertas as candidaturas ao programa "Reabilitar para Arrendar", criado pelo Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU).
Ver +

Património associado à atividade termal nas Caldas da Rainha está em risco

A suspensão temporária dos tratamentos hidrológicos no Hospital Termal Rainha D. Leonor, nas Caldas da Rainha, está a aumentar as preocupações sobre o património centenário ligado aos tratamentos termais.
Ver +

Quatro Prémios Europa Nostra 2013 vêm para Portugal

O prémio Europa Nostra 2013, atribuído ao Património Cultural da União Europeia, distinguiu o restauro do Liceu Passos Manuel, em Lisboa, e do chalé da condessa de Edla, em Sintra, bem como a Fundação Ricardo Espírito Santo e o Projeto SOS Azulejo.
Ver +

Arquitetura rural da região transfronteiriça do Douro em estudo

Um projeto pioneiro visa analisar a arquitetura rural observada na região transfronteiriça do Douro Internacional e perceber o impacto da agricultura para a criação de diferentes formas arquitetónicas nestes territórios.
Ver +
 

Opinião

Vítor Cóias assina no Jornal Público de 21 de março o artigo "Os erros do passado e os problemas do presente", a propósito do Compromisso para a Competitividade Sustentável do Setor da Construção e Imobiliário

"O que aconteceu no sector da construção e do imobiliário a partir de 2001 foi o rápido esvaziamento de uma bolha alimentada pela ganância de demasiados empreiteiros e promotores."
Ver +

Destaques Pedra & Cal 54

O número 54 da revista Pedra & Cal, dedicado ao Património Cultural das Misericórdias Portuguesas, estará nas bancas a partir da próxima semana.

O Património das Misericórdias - Um Património artístico, de emoções e de afetos

Mariano Cabaço (Diretor do Gabinete do Património Cultural da União das Misericórdias Portuguesas)
Ver +

Contacte-nos