Agenda

13º Congresso dos Arquitectos - O Futuro da Arquitetura, Hoje!
4 a 6 de Julho de 2013
Grande Auditório da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa
Ver +

InART'13 - 1st International Conference on Innovation in Art Research and Technology
10 a 13 de Julho de 2013
Universidade de Évora - Colégio do Espírito Santo
Ver +

Conferência "ICSA 2013: Structures and Architecture"
24 a 26 de Julho de 2013
Centro de Conferências da Universidade do Minho, Guimarães
Ver +

 

Livraria Virtual

Anuário do Património - Boas Práticas de Conservação e Restauro

Canto Redondo
Ver +

Cor e Cidade Histórica
José Aguiar
Ver +

Manual de Segurança, Construção Conservação Restauro
Abel Pinto
Ver +

 

Notícias

Avenidas Novas: Património arquitetónico em vias de extinção

No passado dia 1 de junho foi organizada pelo Fórum Cidadania LX uma visita orientada pela Prof. Raquel Henriques da Silva (Departamento de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa) e pelo Eng. Vítor Cóias (presidente da Direção do Grémio do Património).
Ver +

Provedor de Justiça defende retirada dos cabos em desuso das fachadas

Alfredo José de Sousa, Provedor de Justiça, recomendou à autarquia de Lisboa a progressiva remoção dos cabos em desuso das fachadas dos edifícios.
Ver +

Umbelino Monteiro distinguida com selo de excelência da cerâmica portuguesa

A Umbelino Monteiro, associada do GECoRPA - Grémio do Património e uma das principais empresas de produção de telha cerâmica em Portugal, foi distinguida com o selo "Ceramics – Portugal Does It Better", na categoria "Gold", destinado a reconhecer a excelência do setor nos mercados internacionais, promovido pela Associação Portuguesa da Indústria de Cerâmica (APICER) e apoiado pelo COMPETE – Programa Operacional de Fatores de Competitividade.
Ver +

Apresentação da iniciativa TERRA AMADA

No dia 26 de maio, foi apresentada oficialmente a iniciativa TERRA AMADA, na aldeia de Covas do Monte. Promovida pelo Curso de Arquitetura da Universidade Católica de Viseu, a iniciativa centra-se no desenvolvimento de ações de voluntariado num estaleiro-escola, abertas à participação de alunos de cursos de arquitetura nacionais e estrangeiros, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das populações e contribuir para o desenvolvimento local.
Ver +

Dia Nacional da Energia (29 de maio) - Associações de ambiente e setoriais juntam-se para apelar à sustentabilidade energética

A Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza, a APREN – Associação Portuguesa de Energias Renováveis, o GECoRPA – Grémio do Património e a AGEFE – Associação Empresarial dos Sectores Elétrico, Eletrodoméstico, Fotográfico, Eletrónico juntam-se de forma inédita para apelar à aposta nos recursos renováveis, na reabilitação urbana e na eficiência energética.
Ver +
 

Comunicações

Património Arquitetónico vulnerável face ao risco sísmico

Já estão disponíveis as comunicações dos oradores no âmbito do seminário "O Património Cultural Construído Face ao Risco Sísmico" que decorreu dia 16 de maio, no Museu Nacional de Etnologia, e foi organizado em parceria pelo Grémio do Património e pela Direção-Geral do Património Cultural.
Ver +

Destaques Pedra & Cal 54

Igreja da Misericórdia de Viana do Castelo

J. Vitorino Reis (Engenheiro Mecânico; Provedor da Santa casa da Misericórdia de Viana do Castelo)
Ver +

Contacte-nos