Agenda

IV Congresso "A Prata na Iberoamérica"
4 a 6 de Setembro de 2013
Museu Nacional de Soares dos Reis, Porto
Ver +

X Bienal das Cidades e dos Urbanistas da Europa
19 a 21 de Setembro de 2013
Centro de Congressos do Estoril
Ver +

 

Livraria Virtual

Anuário do Património 2012 - Boas Práticas de Conservação e Restauro
Vários Autores
Ver +

Sistemas de Construção XIII - Reabilitação Urbana
Jorge Mascarenhas
Ver +

Energia Solar em Edifícios
Fernando Lourenço, João Rosendo, Kathrin Calhau, Luís Roriz
Ver +

 

Notícias

Comissão especializada do ICOMOS analisa a situação da Casa do Passal

Aproveitando a presença de alguns dos seus membros para participarem na edição de 2013 da Conferência Internacional sobre Estruturas e Arquitetura, reuniu na Universidade do Minho, Guimarães, no passado dia 23 de julho, o ISCARSAH, a comissão do ICOMOS especializada nas questões estruturais do património arquitetónico.
Ver +

Umbelino Monteiro renova cobertura de escola e Tintas Robbialac associa-se a projeto social

As empresas, associadas do Grémio do Património, envolveram-se recentemente em projetos que refletem o seu forte empenho e aposta no domínio da responsabilidade social. A Umbelino Monteiro renovou as coberturas de fibrocimento com amianto (substância cancerígena) de uma escola secundária, em Lisboa. Por seu lado, a Tintas Robbialac associou-se ao projeto "O Bairro i o Mundo", iniciativa desenvolvida pela Câmara Municipal de Loures e da associação artística Teatro IBISCO, com o objetivo de levar requalificar o bairro da Quinta da Fonte.
Ver +

Prémio IHRU 2013 - Reabilitação Urbana

Nesta edição, o Conselho Diretivo do IHRU entendeu premiar apenas a Reabilitação Urbana, tendo em atenção a realidade habitacional do País e a aposta do Governo nesta área. "Reabilitação de edifício", "Reabilitação de conjunto urbano", "Reabilitação de bairro social", "Reabilitação ou requalificação de espaço público" e "Área de reabilitação urbana" são, em 2013, as variantes a concurso. As candidaturas devem ser apresentadas até 6 de setembro.
Ver +

Destruição de património histórico e cultural preocupa vários países

O Hotel Lambert, em Paris, foi parcialmente destruído por um incêndio na semana passada. O edifício, classificado como monumento histórico desde 1862, encontrava-se em processo de restauração quando as chamas deflagraram.
Ver +

Destaques Pedra & Cal 54

Itália – Intervir em teatros históricos

Ricardo Pinto (Arquiteto pela FAUP, estudou no Politécnico de Milão)
Ver +

Contacte-nos