Newsletter GECoRPA

Agenda

Curso "Práticas da Arquitetura. Construções em Terra."
2 a 7 de Maio de 2016
ISCTE-IUL (Seminários), FIL / TEKTÓNICA (Workshop)
Ver +

V Jornadas FICAL – Fórum Ibérico da Cal
23 a 25 de Maio de 2016
LNEC - Laboratório Nacional de Engenharia Civil, Lisboa
Ver +

 

Livraria Virtual

Anuário do Património 2 - 2014
Vários Autores
Ver +

Biografia de um Pombalino - Um caso de reabilitação na Baixa de Lisboa

João G. Appleton e Isabel Domingos
Ver +

 

Notícias

Museu Nacional de História Natural e da Ciência acolhe 1.ª edição do festival APROXIMA-TE! - Semana da Educação Patrimonial

A Spira - Revitalização Patrimonial promove, de 19 a 22 de maio, uma iniciativa pioneira que agregará a oferta existente no campo da educação patrimonial e artística, com ações dirigidas às famílias, escolas e profissionais do setor.
Ver +

Possibilidade de reconstrução de Palmira divide opiniões

Poucos dias antes de Palmira, Património Mundial da UNESCO na Síria, ter sido recuperada ao "Estado Islâmico" pelas forças leais ao regime de Bashar al-Assad, o responsável governamental sírio pelo património e antiguidades, Maamoun Abdelkarim, prometia a reconstrução dos monumentos sob o eventual auxílio da UNESCO.
Participe no nosso inquérito, na página de entrada do sítio do GECoRPA. Dê-nos a sua opinião sobre a reconstrução de Palmira.
Ver +

Comissão Europeia propõe que 2018 seja o Ano Europeu do Património Cultural

O anúncio foi feito na sessão de abertura do Culture Forum, em Bruxelas, no passado dia 19 de abril. Tibor Navracsics, Comissário Europeu para a Educação, Cultura Juventude e Desportos, tornou público que a Comissão Europeia irá propor formalmente ao Conselho e ao Parlamento Europeus que o ano de 2018 seja o Ano Europeu do Património Cultural.
Ver +

In Situ, Conservação de Bens Culturais, Lda. comemora 20 Anos de atividade

A In Situ, associada do GECoRPA – Grémio do Património desde 2009, completa neste ano de 2016 vinte anos de existência dedicada a tratar o património.
Ver +

Comunicados

A propósito do Fundo Nacional de Reabilitação do Edificado

Há uma omissão grave na apresentação do FNRE, que é a questão da segurança sísmica. A reabilitação de edifícios em zonas sísmicas aumenta a exposição a este risco. Logo, tem de ser sempre acompanhada de uma intervenção de natureza estrutural, que melhore a capacidade resistente dos edifícios.
Ver +

Destaques Pedra & Cal 59

Palacete da Condessa de Lobão
Os tectos em estuque Arte Nova

Antero Leite, ACER – Associação Cultural e de Estudos Regionais (www.acer-pt.org)
Ver +

Contacte-nos