Agenda

XI Congresso Internacional de Reabilitação do Património Arquitetónico
e Edificado

12 a 14 de julho, Cascais
Ver +

15ª Conferência Mundial sobre Engenharia Sísmica

24 a 28 de setembro, Centro de Congressos de Lisboa
Ver +

 

Livraria Virtual

Anuário do Património 2012

Vários Autores
Ver +

Reabilitação de Edifícios Antigos - Patologias e Tecnologias de Intervenção

João Appleton
Ver +

Notícias

Grémio do Património vai associar-se às "Jornadas Europeias do Património 2012" em setembro

As Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia, envolvendo cerca de 50 países, que tem por objetivo a sensibilização dos cidadãos para a importância da salvaguarda do Património. Neste sentido, cada país elabora, anualmente, um programa de atividades a nível nacional, a realizar em setembro, a maioria acessível ao público gratuitamente.
Ver +

Sessão de reabertura do Jardim Botânico de Lisboa

No passado dia 14 de junho realizou-se uma sessão pública de reabertura do Jardim Botânico, marcada pela assinatura de um protocolo entre a Universidade e a Câmara Municipal de Lisboa, segundo o qual, defendem as entidades envolvidas, o jardim foi devolvido à cidade, após ter sido submetido a algumas obras de limpeza e conservação. A posição da Liga dos Amigos do Jardim Botânico, que o Grémio do Património integra, em parceria com entidades como a Quercus ou a APAP, manifesta, no entanto, bastantes reservas relativamente à pertinência e legalidade das obras realizadas.
Ver +

GECoRPA participou na iniciativa Quercus "5 saídas Verdes para a Crise"

A iniciativa "5 Saídas Verdes para a Crise", promovida pela Quercus e que conta com a colaboração do GECoRPA, enquadrou-se na preparação para a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, "Rio+20".
Ver +

Opinião

Por um Setor da Construção renovado e ao serviço do País

O setor da construção e do imobiliário encontra-se numa encruzilhada. Para decidir qual o caminho certo, é preciso reconhecer os erros do passado, avaliar os condicionamentos do presente e ponderar as opções que se colocam em relação ao futuro.
Ver +

Um Sistema de Qualificação para a Reabilitação do Edificado e do Património

De actividade subsidiária do sector da construção, a reabilitação do edificado e da infra-estrutura construída, isto é, a extensão da vida útil das construções através da sua reparação e adaptação a novos requisitos, têm vindo a conquistar uma importância crescente.
Ver +

Destaques Pedra & Cal

Vida Associativa

Seminário "30 anos a ReHabilitar com História"

A Umbelino Monteiro, associada do Grémio do Património desde 2008, promoveu um seminário integrado num conjunto de eventos comemorativos que assinalam os seus 30 anos dedicados à reabilitação.
Ver +

Contacte-nos