Agenda

15ª Conferência Mundial sobre Engenharia Sísmica
24 a 28 de setembro, Centro de Congressos de Lisboa
Ver +

CINCOS'12 - Congresso de Inovação na Construção Sustentável
20 a 22 de setembro, Universidade de Aveiro
Ver +

 

Livraria Virtual

Fiscalização e Acompanhamento de Obra - 2ª Edição
Daniel Coelho Maria
Ver +

Conservação e Valorização do Património –
Os Embrechados do Paço das Alcáçovas

André Lourenço e Silva
Ver +

Notícias

Anuário do Património 2013 – Chamada para Artigos

Editado em parceria pelo Grémio do Património e pela editora Canto Redondo, o "Anuário do Património 2013" continuará a apostar numa base científica forte. À semelhança do anterior, o segundo número será composto, para além do Diretório dos Agentes do Setor, concebido como ferramenta de trabalho, por um dossier com artigos técnico-científicos e estudos de caso, previamente avaliados por uma comissão de arbitragem científica - através de arbitragem cega. O prazo de entrega para a submissão de artigos é dia 10 de Outubro de 2012.
Ver +

Alargado prazo de candidatura ao Prémio Modernismo WMF/Knoll 2012

O Prémio Modernismo foi instituído com o objetivo de assinalar o contributo do modernismo para a vida contemporânea, a sua importância na história da arquitetura e o papel dos designers e arquitectos na preservação do património moderno.
Ver +

Prémio Ibérico de Investigação de Arquitetura Tradicional

O lançamento do Prémio Ibérico de Investigação de Arquitetura Tradicional surge no âmbito da partilha de valores comuns para a valorização do conhecimento e conservação do Património Vernáculo, na Península Ibérica.
Ver +

Opinião

Património Natural, Património Cultural: a construção tem limites

A crise que atualmente vive o nosso País, cujas raízes são predominantemente endógenas, é o resultado de décadas de estilos de vida, de opções políticas, e de modelos de crescimento insustentáveis.
Ver +

Construção: os excessos e o futuro

A crise do sector da construção não se resolve com a exigência de mais obras e, muito menos, com levantamentos. As atuais queixas dos construtores não resultam senão da "aterragem dura" de um sector sobredimensionado e mal habituado. Os grandes ajustamentos em curso eram previsíveis - e, até, desejáveis - face aos excessos da construção nova em Portugal nas duas últimas décadas, quer de edifícios quer de infraestruturas.
Ver +

Destaques Pedra & Cal

Vida Associativa

Visita Estaleiro-Aberto à Escola EB1 Raul Lino

Integrada na programação proposta pelo Grémio do Património à Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), para celebrar as "Jornadas Europeias do Património 2012", vai realizar-se, dia 28 de setembro às 14h00, uma Visita Estaleiro-Aberto à Escola EB1 Raul Lino, em Alcântara, organizada pelo Atelier Samthiago - Conservação e Restauro.
Ver +

Contacte-nos