Revista Pedra&Cal

Arqueologia da Arquitectura

Indíce

02 Editorial

04 Ecologia e construção - Uma questão urgente
No actual modelo civilizacional, que tem o petróleo como principal fonte de energia, a construção de edifícios é a maior indústria responsável pelo esgotamento dos recursos naturais e é também a que provoca uma maior contaminação do Planeta
 JACINTO RODRIGUES

06 Arqueologia da Arquitectura e Património Arquitectónico
AArqueologia da Arquitectura deve proporcionar conhecimento sobre as formas e funcionalidades das edificações, sobre as técnicas e os materiais com que foram construídas e sobre os usos a que foram sujeitas na sua duração mais ou menos longa.
 LUÍS FONTES

12 Igreja de São Gião da Nazaré
Um estudo completo de Arqueologia da Arquitectura
 ANDRÉ MANUEL PAES MACHADO

14 Mosteiro de Santo André de Rendufe
Uma análise histórica e arqueológica
 SOFIA BARROSO CATALÃO

16 Arquitectura Vernácula do Alvão
Uma caracterização
 EUNICE SALAVESSA

20 Arquitectura Vernácula no Algarve
Diferentes sub-regiões, diferentes tipos de edificados
 ANACRAVINHO

22 A revitalização das aldeias tradicionais
Novas propostas, velhas soluções
 LUÍS RAMOS

24 A importância da reabilitação de habitações do tipo rural
O panorama habitacional da região centro de Portugal, dominado em grande parte por habitações do tipo rural, apresenta-se bastante degradado
 J. P. CASTRO GOMES

26 Avaliação da segurança das construções face à acção dos sismos
Apresenta-se um caso de estudo sobre a avaliação da segurança estrutural face à acção sísmica, cometido recentemente à Oz, Ld.ª.
 CARLOS MESQUITA

30 Capela do Espírito Santo dos Mareantes
Novos revestimentos
 CARLOS SÁ NOGUEIRA

31 Igreja N.ª Sr.ª das Salas preparada para expor tesouro
Por promoção da delegação de Évora do Instituto Português do Património Arquitectónico (IPPAR), em cooperação com a Diocese de Beja, a Monumenta, Ld.ª, procedeu a um conjunto de obras de conservação e adaptação da igreja N.ª Sr.ª das Salas, em Sines,
 JOÃO VARANDAS

32 Igreja de S. Francisco
Conservação e beneficiação das coberturas
 CARLOS FERREIRA

33 Divulgação

36 A garantia nas empreitadas de obras particulares
A denúncia dos defeitos pelo dono da obra (d.o.) nas empreitadas que tiverem “por objecto a construção, modificação ou reparação de edifícios ou outros imóveis destinados, por sua natureza, a longa duração” deve ser feita “dentro do prazo de um ano”
 A. JAIME MARTINS

38 Vida Associativa

40 Notícias

41 Agenda

42 A dança barroca
Tratados e representações
 MARIA ALEXANDRA CANAVEIRA DE CAMPOS

45 Arquitectura Vernácula e Arqueologia da Arquitectura
 JOSÉ MARIA LOBO DE CARVALHO

46 Livraria

49 Associados GECoRPA

52 Penalização fiscal dos fogos devolutos
A queda de um tabu?
 NUNO TEOTÓNIO PEREIRA

Preço: 4,48 €

N.º 25
Arqueologia da Arquitectura

1 Palimpsesto - Manuscrito em pergaminho, que os copistas medievais rasparam para sobre ele escreverem de novo, mas do qual se tem conseguido, em parte, fazer reaparecer os primeiros caracteres. (Dicionário da Língua Portuguesa – Porto Editora)


Longe da ribalta onde as estrelas da arquitectura citadina produzem e exibem as suas obras, fora do alcance dos prémios destinados a incentivar o uso do betão (com se já não o houvesse em quantidade suficiente, por esse país fora), as populações, sobretudo as rurais, têm construído discretamente, ao longo dos séculos, obras de uma arquitectura simples e modesta mas portadora de uma fortíssima mensagem de integração e sustentabilidade. Proporcionando excelentes exemplos de respeito pela natureza e pela paisagem, a chamada Arquitectura Vernácula desdobra-se, ao mesmo tempo, numa multiplicidade de exercícios, frequentemente notáveis, de adaptabilidade e economia de recursos. Monumentos de corpo inteiro, essas construções rurais merecem ser cuidadosamente salvaguardadas e transmitidas aos vindouros, pois constituem, por excelência, traços de união entre o património natural e o cultural, no sentido da Convenção do Património Mundial (UNESCO, Paris, 23 de Novembro de 1972). Na interpretação dessas construções e, sobretudo, daquelas que, pelo seu maior peso na vida comunitária, foram mais vezes alteradas, em resultado de vicissitudes que as atingiram ou da simples adaptação a novos usos, desempenha papel de grande relevo uma nova disciplina, a Arqueologia da Arquitectura. De facto, o edifício ou o conjunto histórico podem e devem ser olhados como documentos, transmitindo, muitas vezes, diferentes mensagens sobrepostas, neles registadas ao longo do tempo, das quais nem sempre a mais recente é a mais importante. Arquitectura Vernácula e a Arqueologia da Arquitectura, eis, portanto, dois temas que faz todo o sentido estudar e divulgar conjuntamente, e que pretendemos articular neste número da "Pedra &Cal". Cumpre à direcção da revista agradecer à Sr.ª Arq.ª Eunice Salavessa, professora na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e ao Sr. Dr. Luís Fontes, arqueólogo e professor na Universidade do Minho, a disponibilidade e o empenho postos na preparação dos conteúdos para este número, agradecimento que é extensivo a todos quantos nele colaboraram.

© Copyright Gecorpa. Todos os direitos reservados.
Develop By: Primeway - Creative Business Solutions