Agenda

Detalhe de Evento:

< voltar

Curso de formação "Métodos de Inspeção e Classificação Visual de Elementos de Madeira"

Texto:

Atualmente, o mercado da construção nacional enfrenta vários desafios sendo que a reabilitação de edifícios existentes é cada vez mais uma vertente a considerar. Nesse âmbito, existem diversas estruturas existentes em madeira que necessitam de diagnóstico e/ou intervenção.

A inspeção visual é utilizada para identificação das principais características dos elementos de madeira, tais como defeitos, sinais de dano ou degradação, utilizando por vezes instrumentos tradicionais ou tecnologicamente mais avançados. No entanto, no contexto nacional existe um défice de peritos com conhecimento e experiência que possam atuar neste contexto.

Com este curso, os participantes terão oportunidade de conhecer e aplicar diferentes metodologias de inspeção visual e ensaios não destrutivos que lhes permitirão realizar inspeções em estruturas existentes de madeira.

A duração do curso é de dois dias com componentes teórico - práticas. O primeiro dia é reservado à apresentação dos conteúdos e fundamentos teóricos inerentes à inspeção visual de elementos de madeira, assim como aos princípios de funcionamento de ensaios não destrutivos aplicados no contexto de inspeção de elementos em obra. O segundo dia é reservado à componente prática do curso.Os participantes terão oportunidade de inspecionar diferentes elementos de madeira com base nos conhecimentos adquiridos.

O curso é dirigido a arquitetos, engenheiros, profissionais do setor de construção e outros interessados no património construído em madeira, desde as soluções tradicionais às inovações materiais e tecnológicas, quer na qualidade de projetistas, responsáveis pela gestão e fiscalização de obras, quer como intervenientes em atividades de ensino ou investigação.

Os participantes obterão um certificado de presença e aproveitamento mediante a entrega de um relatório de inspeção referente aos resultados obtidos na componente prática.

Os interessados em participar devem preencher a Ficha de Inscrição e enviá-la ao secretariado, acompanhada do pagamento. O valor da inscrição inclui a participação no curso (componente teórica e prática) e o manual do curso. Existem condições especiais de inscrição para estudantes de mestrado e doutoramento.

Local:Departamento de Engenharia Civil da Universidade do Minho, Guimarães
Data:28 a 29 de Novembro de 2014
Organização:Departamento de Engenharia Civil da Universidade do Minho, ISISE e AOF - Augusto de Oliveira Ferreira & Ca Lda.
Inscrições:Participante geral €60 / Participante estudante €15
Contacto:

Para mais informações contactar o secretariado através de:
Universidade do Minho
Departamento de Engenharia Civil
Azurém, 4800-058 Guimarães
Tel: 253 510 498
E-mail: sec.estruturas@civil.uminho.pt

Data Limite Inscrição:24 de Novembro 2014
Folheto:
Imagem:Curso de formação
< voltar

© Copyright Gecorpa. Todos os direitos reservados.
Develop By: Primeway - Creative Business Solutions