Revista Pedra&Cal

Património Religioso e Lugares Sagrados

Indíce

02 Editorial

03 Quadro de Honra

04 Espaços sagrados do Imperialismo na Lusitânia
Roman arts have, on the whole, had a bad deal from friend and foe alike. On one hand, fallacious comparisons with Hellenic or Hellenistic artistry have distorted their proper values; on the other, tendentious scholarship has abstracted them...
 RODRIGO BANHA DA SILVA

06 O Ribāt al-Rihana de Ibn Qasī (Aljezur)
Uma sacralidade efémera, em meados do século XII
 MÁRIO VARELA GOMES, ROSA VARELA GOMES

08 Eremitismo
Os espaços da solidão
 JOÃO LUÍS FONTES

10 Arquitectura Monástica e Espaços Sagrados
Os mosteiros partilham de várias características dos lugares que possuem a qualidade da sacralidade. Em primeiro lugar, a diferenciação em relação ao espaço profano envolvente.
 FRANCISCO TEIXEIRA

12 Reutilização de igrejas antigas
O tema da reutilização do património arquitectónico religioso é conhecido em Portugal desde o século XIX, tendo sido, no entanto, durante o século XX , que se encetaram acções de adaptação a igrejas, capelas e ermidas, que constituem grande parte do
 ESTELA CAMEIRÃO

14 Antigos conventos, novas funções
Vicissitudes de antigos espaços religiosos da Baixa e Chiado
 FÁTIMA FONSECA e TIAGO COSTA LUÍS

16 O projecto de investigação arqueológica no Mosteiro de S. João de Tarouca: 1998-20081
 LUÍS SEBASTIAN, ANA SAMPAIO E CASTRO

18 Capela do Monte, Velha Goa
A intervenção na igreja de Nossa Senhora do Monte em Goa conduzida pela Fundação Oriente é a mais importante obra de reabilitação arquitectónica e restauro até hoje levada a cabo por instituições portuguesas no sul da Ásia em matéria de dimensões, cu
 PAULO VARELA GOMES

22 A Sinagoga portuguesa Shaaré-Tikvá
Portas da Esperança
 Esther Mucznik, João Seabra Gomes, Albertina Rodrigues, Artur Correia da Silva

23 A Sinagoga Portuguesa Shaaré Tikvá
As sucessivas intervenções arquitectónicas na sinagoga Shaaré Tikvá, de autorias respeitáveis e reconhecidas, emprestam simultaneamente, um sentido de responsabilidade e de comunhão (partilha) a quem se propõe intervir neste edifício centenário
 JOÃO SEABRA GOMES e ALBERTINA RODRIGUES

24 A Sinagoga portuguesa Shaaré-Tikvá
Obras de Restauro
 ARTUR CORREIA DA SILVA

25 Sinagoga de Castelo de Vide
O projecto arquitectónico da intervenção
 SUSANA BICHO e ALBERTO CRUZ

27 Sinagoga de Castelo de Vide
A intervenção
 FRANCISCO BUXO

28 Igreja da Santíssima Trindade
Santuário de Fátima
 jOSÉ MOTA FREITAS, EUGÉNIO MAIA, MIGUEL GUIMARÃES

29 Isto tambem é património
Miniatura de Pagode Chinês
 ISABEL BRITO CORREIA

32 Carta de Villa Vigoni
Sobre a protecção dos Bens Culturais da Igreja
 FLÁVIO LOPES E MIGUEL BRITO CORREIA

34 As Leis do Património
O Código dos Contratos Públicos - O preço base e a valorização dos trabalhos de suprimento de erros e omissões
 A. JAIME MARTINS

35 Divulgação
Mesquita Central de Lisboa

40 Notícias

44 Agenda

45 Vida Associativa

46 e-pedra e cal

47 Livraria

49 Associados GECoRPA

52 Património religioso e não só
O caso exemplar da diocese de Beja
 NUNO TEOTÓNIO PEREIRA

Preço: 4,48 €

N.º 38
Património Religioso e Lugares Sagrados


O tema escolhido pelo ICOMOS, este ano, para o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios (18 de Abril) aborda a área do património que agrupa, provavelmente, o maior número de imóveis classificados em todo o mundo. Em Portugal, o número de imóveis de cariz religioso que está classificado representa cerca de metade do total. O património religioso abrange, ainda, os mais antigos vestígios do génio construtivo humano que ainda permanecem, pois o tempo fez desaparecer as primeiras arquitecturas que se destinavam a usos mais efémeros.
 
O património religioso e os lugares sagrados fazem apelo à transcendência, à referência ao divino, que talvez seja a única característica do Homem que não tem paralelo em nenhuma espécie animal. Na sua busca do divino, o Homem escolheu lugares e neles construiu espaços aos quais atribuiu significado sagrado. Sendo sagrados, esses lugares destinavam-se a resistir ao desgaste do tempo e, por isso, neles aplicou alguns dos materiais mais resistentes que encontrou na natureza ou que soube inventar. O segredo da preservação de tanto património religioso, por contraste com as duas outras grandes áreas tradicionais do património (o militar e o civil), poderá estar nesta sábia utilização de materiais duráveis e na atribuição de um significado que inspire respeito, congregue os homens e eleve a alma.
 
Sinagoga Shaaré Tikvá, em Lisboa
Imagem da parede onde se encontra a arca sagrada da Sinagoga de Lisboa. Inaugurada em 1904, foi projectada pelo arquitecto Miguel Ventura Terra, tratando-se da primeira sinagoga construída em Portugal desde a extinção do culto oficial judaico, em 1497

Agradecemos a fotografia da Sinagoga Shaaré Tikvá gentilmente cedida pela Comunidade Israelita de Lisboa
 
A importância do património religioso para a história da arte advém do espírito criativo daqueles que o ergueram, pois nas igrejas, nas mesquitas, nas sinagogas, nos templos das mais variadas religiões, apresentam-se algumas das tendências mais audaciosas, elaboradas e vanguardistas da arquitectura de cada época. Em muitas povoações do mundo o único edifício com algum mérito arquitectónico é o templo. Frequentemente, de todos os edifícios antigos, o templo é o que menos alterações sofreu ao longo dos tempos e o que está mais bem preservado.

Faço votos para que cada geração se empenhe em cuidar desta nobre herança!
 
 
Miguel Brito Correia


© Copyright Gecorpa. Todos os direitos reservados.
Develop By: Primeway - Creative Business Solutions