Revista Pedra&Cal

N.º 73
PATRIMÓNIO E TRANSIÇÃO DIGITAL

Edição 25.º aniversário GECoRPA


25 anos na salvaguarda do Património 

Inês Flores-Colen | Diretora da Pedra & Cal

Neste número damos especial destaque ao aniversário do GECoRPA, que celebra o seu 25.º aniversário no dia 24 de outubro de 2022. Esta associação tem procurado a excelência na conservação e reabilitação do património edificado, incentivando a qualidade nas intervenções e a divulgação de boas práticas, o que pressupõe metodologias próprias, meios técnicos especializados e mão-de-obra qualificada. O GECoRPA, com estatuto de utilidade pública, agrega todos os profissionais e empresas que exercem actividade significativa nesta área, e também entidades e cidadãos que partilham o entusiasmo pela salvaguarda do património e pela responsabilidade da sua transmissão, nas melhores condições, para as gerações vindouras.

Nas Jornadas 25 Anos GECoRPA, que se realizam a 28 de outubro no Palácio Nacional de Queluz, coorganizadas pela Parques de Sintra – Monte da Lua, serão abordadas diversas temáticas relevantes para o património, estando previstas paestras, estudos de casos, uma exposição técnica e uma visita técnica. Esta edição da revista, que tem como tema de capa o Património e a Transição Digital, será distribuída em formato físico aos participantes. Espero que este evento seja um momento de partilha de experiências, conhecimentos técnicos e também de convívio. Aproveitem a atual campanha para Novos Associados e adiram a este projeto associativo!

Boas leituras!

--------------------------------


O digital e os desafios do património cultural

Sofia Costa Macedo | Coordenadora da Pedra & Cal 73

No património cultural, tal como em outros domínios do sector cultural, um dos grandes impactos da pandemia da covid-19 foi a aceleração dos processos de transição ou transformação digital. Estes processos, reativos ou enquadrados estrategicamente na atividade de monumentos, conjuntos e sítios, manifestam-se em várias dimensões e com escalas também variáveis.
No património arquitetónico é dado conta da utilização alargada de Sistemas de Informação e Modelação da Construção (BIM) e dos Sistemas de Informação Geográfica (SIG) com o desenvolvimento de modelos 3D para os sítios patrimoniais. O pressuposto da utilização destas tecnologias recai nas vantagens que as ferramentas digitais trazem para a manipulação, exploração, comparação e explicação de objetos virtuais, o que contribui de forma eficaz para a compreensão e valorização do monumento.
Trazemos alguns projetos desenvolvidos que demonstram as possibilidades digitais no património cultural.
Não é só na matéria do levantamento e documentação do património que a entrada das tecnologias digitais se faz sentir, mas também em outras dimensões como a fruição, a relação com os visitantes ou com as comunidades ou mesmo na criação e ressignificação. Na matéria legal esta transição digital traz novos enquadramento e desafios que também procurámos dar conta.
Este número da revista Pedra & Cal é dedicado à integração digital no património cultural, conceito proposto por Helena Barranha. O foco está no património edificado. Faltarão outras dimensões patrimoniais, que também passam por desafios digitais.
Daremos conta em outros números.

© Copyright Gecorpa. Todos os direitos reservados.
Develop By: Primeway - Creative Business Solutions