Notícias

GECoRPA participou na iniciativa Quercus "5 Saídas Verdes para a Crise"

A iniciativa “5 Saídas Verdes para a Crise”, promovida pela Quercus, inscreveu-se na preparação para a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (CNUDS ou "Rio+20"), que teve lugar no Rio de Janeiro entre 20 e 22 de Junho de 2012. Um dos temas principais da Conferência "Rio+20" foi a transição para uma economia verde global no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza.

Os projectos selecionados para “5 Saídas Verdes para a Crise” são exemplos nacionais de economia verde nos sectores-chave da energia renovável, agricultura, florestas, pescas e reabilitação urbana.

Na área da reabilitação urbana, enquadrada no tema “Recuperação Zonas Históricas”, ocorreu no dia 5 de Junho uma visita ao edifício da Autoridade Tributária e Aduaneira, em Lisboa. Este edifício, situado na zona histórica da Baixa Pombalina, foi recentemente reabilitado e constitui um exemplo de uma intervenção levada a cabo sem excessiva intrusividade e sem perda do valor histórico-arquitetónico do objeto da intervenção.

O resultado final da intervenção realizada evidencia as vantagens da reabilitação urbana como “saída verde para a crise”, tendo sido esse o tema da apresentação de Vítor Cóias.

Temas em debate:

    - Os impactos ambientais da Lei das Rendas;
    - Os impactos sociais da reabilitação das zonas históricas;
    - A reabilitação como geradora de empregos verdes;
    - O potencial turístico/económico e cultural da reabilitação.

A sessão final da iniciativa “5 Saídas Verdes para a Crise”, que teve lugar no Auditótio da Autoridade Tributária e Aduaneira, contou ainda com a presença da Sr.ª Ministra da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território, Dra. Assunção Cristas.

Consultar programa aqui.

28/05/2012

© Copyright Gecorpa. Todos os direitos reservados.
Develop By: Primeway - Creative Business Solutions