Notícias

Arquivo

As ONG do Património podem participar nos processos de licenciamento de empreendimentos que envolvam o Património e, ao limite, impedir a sua concretização

A conferência

“Só não atua quem não quiser”, concluiu José Sardinha, jurista especializado em direito administrativo e orador convidado na conferência "A tutela jurisdicional na defesa do Património Cultural Construído", promovida pelo Fórum do Património 2017.
11/08/2017

ver +
Arquivo

Fórum do Património 2017 divulga as boas práticas na intervenção dos arquitetos no Património

Arquiteto Sérgio José Infante

Promovida pelo Fórum do Património 2017, decorreu no passado dia 11 de julho a conferência "Recuperação arquitetónica – ética e técnica", proferida pelo Arquiteto Sérgio Infante.
23/07/2017

ver +
Arquivo

SEMINÁRIO A Realidade da Reabilitação Sísmica do Parque edificado

http://arquitectos.pt/?no=2020496354,153

O Seminário A Realidade da Reabilitação Sísmica do Parque edificado que se irá realizar no dia 8 de Junho de 2017 no Auditório da Ordem dos Arquitetos (Lisboa) tem uma organização conjunta da Ordem dos Arquitetos, da Ordem dos Engenheiros, do Laboratório Nacional de Engenharia Civil e da Sociedade Portuguesa de Engenharia Sísmica.
22/05/2017

ver +
Arquivo

Mosteiro de Paço de Sousa, em Penafiel, está a ser restaurado

Mosteiro de Paço de Sousa, Penafiel. Fotografia: João Sousa

O Mosteiro do Salvador de Paço de Sousa, no concelho de Penafiel, está a ser objeto de um amplo conjunto de obras, escavações arqueológicas e trabalhos de conservação e restauro, resultante de um investimento de meio milhão de euros.
22/05/2017

ver +
Arquivo

Fórum do Património 2017 divulga Declaração Final

O Fórum do Património realizou-se na Sociedade de Geografia de Lisboa

O Fórum do Património reuniu no passado dia 10 de abril cerca de uma centena de representantes de organizações não governamentais (ONG) do Património, procedentes de todo o País. A Declaração Final, subscrita por 34 ONG, vai ser agora divulgada.
20/05/2017

ver +
Arquivo

Comemoração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios passa por unir as ONG

Aproxima-se o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2017. O GECoRPA, em parceria com mais quatro associações vocacionadas para a área do Património, organiza o Fórum do Património 2017, sob o lema "Unir as ONG em Defesa da Nossa Herança Comum".
05/04/2017

ver +
Arquivo

Workshop Técnico UM-Renovar em parceira com o Núcleo de Arquitetos da Região de Coimbra

Workshop Técnico UM-Renovar no Espaço NARC +

No passado dia 30 de março, a Umbelino Monteiro, em parceria com o Núcleo de Arquitetos da Região de Coimbra, deu continuidade aos Workshops Técnicos de Mostra de Produto, realizados no Espaço NARC +, em Coimbra.
05/04/2017

ver +
Arquivo

NVE com intervenções em Lisboa e Guimarães

Edifício situado na Rua Augusta e Rua de Santa Justa, em Lisboa

A empresa associada do GECoRPA tem obras a decorrer na baixa pombalina e no centro histórico de Guimarães, Património Mundial da UNESCO.
31/03/2017

ver +
Arquivo

Fórum do Património 2017: Os cidadãos unem esforços

O Fórum das ONG do Património terá lugar na Sociedade de Geografia de Lisboa

Cinco ONG do Património propõem-se dar voz aos cidadãos que lutam pela defesa do bem comum e da preservação dos valores fundamentais da sociedade reunindo num Fórum as associações de âmbito local, regional ou nacional em atividade, de modo a potenciar a sua influência junto dos decisores políticos.
26/02/2017

ver +
Arquivo

Biblioteca Nacional da França reabre após seis anos de trabalhos de reabilitação

Sala Labrouste. Fotografia: Agathe Lautréamont, 2017

A Biblioteca Nacional de França (BnF) tem o seu berço histórico no segundo bairro de Paris. O conjunto arquitetónico Richelieu-Louvois, que ocupa um quarteirão entre a Rue Richelieu e a Rue Vivienne, tem sido alvo de uma ampla intervenção de reabilitação dividida em duas fases, a primeira das quais se encontra agora concluída.
13/02/2017

ver +
Arquivo

GECoRPA presente na tomada de posse dos Órgãos Nacionais da Ordem dos Arquitectos

Decorreu na passada quarta-feira, no Auditório Nuno Teotónio Pereira da Sede Nacional da Ordem dos Arquitectos, a cerimónia de tomada de posse dos Órgãos Nacionais e Regionais Sul da Ordem dos Arquitectos, para o triénio 2017-2019.
09/02/2017

ver +
Arquivo

Fórum do Património 2017 apresentado em conferência de imprensa

O Centro Nacional de Cultura acolheu as cinco ONG que promovem o Fórum do Património 2017, para a apresentação pública da iniciativa
24/01/2017

ver +
Arquivo

Nomeações para o World Monuments Watch 2018 até dia 1 de março

O World Monuments Fund (WMF) vem apoiando, desde 1996, um programa para a conservação do património cultural, o World Monuments Watch, que visa identificar, à escala mundial, sítios de património cultural em risco, e também angariar apoio técnico e financeiro para a sua conservação e salvaguarda.
09/01/2017

ver +
Arquivo

Prémio IHRU para intervenção em igreja histórica de Évora

Igreja de São Francisco, em Évora. Foto: ISF

A obra de recuperação e requalificação da Igreja e Convento de S. Francisco, em Évora, foi distinguida com o prémio IHRU na variante Reabilitação de Edifício. A execução esteve a cargo do consórcio formado pela Monumenta, Lda., associada do GECoRPA, e a Stap, S.A.
28/12/2016

ver +
Arquivo

Tribunal da Relação de Lisboa considera que fração destinada a habitação não pode ser afeta a alojamento local

Tribunal da Relação de Lisboa

Os juízes do Tribunal da Relação de Lisboa decidiram que uma fração autónoma destinada a habitação, segundo o título constitutivo da propriedade horizontal, não pode ser afeta a alojamento local.
14/12/2016

ver +
Arquivo

Samthiago conclui recuperação de fachadas no Museu Nacional Grão Vasco, em Viseu

Edifício do Museu Nacional Grão Vasco

A Samthiago, associada do GECoRPA, concluiu recentemente os trabalhos de recuperação de fachadas no Museu Nacional Grão Vasco, em Viseu. A intervenção, adjudicada pela Direção Geral do Património Cultural, decorreu durante um período de 90 dias.
13/12/2016

ver +
Arquivo

Jovem arquiteto de Coimbra ganha Concurso C.A.S.A Pós-catástrofe

Imagem da proposta vencedora, inspirada em estrutura de andaimes.

O jovem arquiteto de Coimbra Frederico Martinho foi o primeiro classificado do Concurso lançado no passado mês de Junho e a que concorreram 15 propostas.
07/12/2016

ver +
Arquivo

Projeto Vale do Varosa venceu Prémio Internacional AR&PA 2016

Apresentação do Projeto Vale do Varosa

O júri foi unânime e premiou "uma forma de atuar consistente que conjuga território, paisagem e património" e que resulta numa "intervenção viva e uma aposta de futuro". A cerimónia decorreu em Valladolid, Espanha, durante o X Congresso AR&PA dedicado ao "Património Inteligente. Território Inteligente".
05/12/2016

ver +
Arquivo

NVE conclui obras de reabilitação no centro histórico de Lisboa

A NVE, associada do GECoRPA, concluiu recentemente três obras de reabilitação no centro histórico de Lisboa, duas delas na baixa pombalina, em edifícios junto à Assembleia da República e na Praça dos Restauradores, respetivamente. A terceira intervenção teve lugar na Rua de São Paulo, no edifício contíguo ao Ascensor da Bica.
30/11/2016

ver +
Arquivo

GECoRPA distribui perto de 400 coleções da revista Pedra & Cal por bibliotecas de todo o País

Capas dos números 56 a 60 da revista <i>Pedra & Cal</i>

Com o intuito de disseminar e dar utilidade ao valioso conhecimento acumulado ao longo de mais de 18 anos de publicação da revista Pedra & Cal, o GECoRPA está a proceder à distribuição gratuita de coleções da revista por um conjunto de bibliotecas selecionadas, situadas predominantemente nas sedes de concelho do continente e regiões autónomas.
30/11/2016

ver +
Arquivo

Aqueduto dos Pegões, em Tomar: 5ª edição da intervenção de limpeza

Grupo de voluntários, numa edição anterior da intervenção de limpeza promovida pelo Grupo de Amigos do Aqueduto do Convento de Tomar

O Grupo dos Amigos do Aqueduto do Convento de Cristo, em Tomar, com o auxílio de voluntários, remove detritos acumulados e vegetação circundante em diversos locais mo monumento, tornando-o mais atrativo aos visitantes.
29/10/2016

ver +
Arquivo

World Monuments Watch: foco sobre o património em risco

Watch Day 2012, no Jardim Botânico de Lisboa. Foto WMF Portugal

O World Monuments Fund, presente em Portugal desde 1993, lança o programa World Monuments Watch para 2018. As candidaturas estão abertas, e património em risco é coisa que não falta em Portugal.
18/10/2016

ver +
Arquivo

Centros históricos com tecnologia wi-fi gratuita

Foto Gonçalo Villaverde

O Governo abre linhas de financiamento destinadas a adaptar os espaços públicos a pessoas com deficiência e apoiar a instalação de acesso wi-fi gratuito em centros históricos
04/10/2016

ver +
Arquivo

Jornadas Europeias do Património assinaladas em 150 concelhos do País

Foto Jornadas Europeias do Património

Este ano as Jornadas Europeias do Património envolveram mais de 50 países, incluindo Portugal. Entre os dias 23 e 25 de setembro o nosso país apresentou aproximadamente 800 eventos culturais em 150 concelhos, organizados pela Direção Geral do Património Cultural (DGPC)
04/10/2016

ver +
Arquivo

Possibilidade de reconstrução de Palmira divide opiniões

Vista geral da cidade histórica de Palmira. Fotografia: Sana Sana / Reuters

Poucos dias antes de Palmira, Património Mundial da UNESCO na Síria, ter sido recuperada ao "Estado Islâmico" pelas forças leais ao regime de Bashar al-Assad, o responsável governamental sírio pelo património e antiguidades, Maamoun Abdelkarim, prometia a reconstrução dos monumentos sob o eventual auxílio da UNESCO.
28/07/2016

ver +
Arquivo

Curso prático recria as antigas técnicas tradicionais de construção

Ilustração: Jorge Mascarenhas

Vai funcionar, no Instituto Politécnico de Tomar, no próximo ano letivo, o Curso Técnico Superior Profissional em Tecnologias Tradicionais de Construção e Reabilitação. Este curso pretende dar resposta às empresas de reabilitação no que concerne à escassez de técnicos que saibam executar trabalhos no âmbito das técnicas tradicionais de construção.
25/07/2016

ver +
Arquivo

Portugal quer continuar a brilhar no "World Skills"

Imagem da competição de 2013, em Leipzig, Alemanha.

Os jovens artífices portugueses preparam-se em Coimbra para a próxima edição do Campeonato Mundial de Profissões, onde se têm distinguido pela positiva.
20/06/2016

ver +
Arquivo

Atelier Samthiago vence prémio SOS Azulejo 2015 na categoria "Conservação e Restauro"

Sala Dom Manuel, Museu Nacional do Azulejo, Lisboa

A empresa Atelier Samthiago, associada do GECoRPA – Grémio do Património, venceu o prémio "Conservação e Restauro" pela intervenção realizada no Museu Nacional do Azulejo, em Lisboa. A empresa surje associada a outra intervenção premiada: a reabilitação dos azulejos na envolvente da Rua Norberto de Araújo e do Miradouro de Santa Luzia, promovida pelo Município de Lisboa, que ganhou o prémio "Boas práticas".
23/05/2016

ver +
Arquivo

Obras na Torre de Menagem do Castelo de Beja estão concluídas

Vista da torre de menagem durante os trabalhos de reparação estrutural

Os trabalhos de reparação da estrutura foram levados a cabo pela Stap - Reparação, Consolidação e Modificação de Estruturas, SA.
23/05/2016

ver +
Arquivo

Comissão Europeia propõe que 2018 seja o Ano Europeu do Património Cultural

Congresso Europeu do Património, Mosteiro dos Jerónimos, Lisboa. Fotografia: CNC/Europa Nostra, 2012

O anúncio foi feito na sessão de abertura do Culture Forum, em Bruxelas, no passado dia 19 de abril. Tibor Navracsics, Comissário Europeu para a Educação, Cultura Juventude e Desportos, tornou público que a Comissão Europeia irá propor formalmente ao Conselho e ao Parlamento Europeus que o ano de 2018 seja o Ano Europeu do Património Cultural.
29/04/2016

ver +
Arquivo

In Situ, Conservação de Bens Culturais, Lda. comemora 20 Anos de atividade

A In Situ, associada do GECoRPA – Grémio do Património desde 2009, completa neste ano de 2016 vinte anos de existência dedicada a tratar o património.
29/04/2016

ver +
Arquivo

Museu Nacional de História Natural e da Ciência acolhe 1.ª edição do festival APROXIMA-TE! - Semana da Educação Patrimonial

A Spira - Revitalização Patrimonial promove, de 19 a 22 de maio, uma iniciativa pioneira que agregará a oferta existente no campo da educação patrimonial e artística, com ações dirigidas às famílias, escolas e profissionais do setor.
29/04/2016

ver +
Arquivo

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2016: visita "Estaleiro Aberto" ao Palácio Nacional da Ajuda

Conservação e Restauro da Fachada Este do Palácio Nacional da Ajuda

Os trabalhos de limpeza, tratamento de juntas e superfícies pétreas, eliminação de infiltrações e tratamento da caixilharia que o associado In Situ tem em curso no Palácio da Ajuda poderão ser observados pelos interessados durante a visita técnica que terá lugar no dia 18 de abril, no âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios.
30/03/2016

ver +
Arquivo

Jornadas FICAL realizam-se pela primeira vez em Portugal

As V Jornadas do Fórum Ibérico da Cal terão lugar no Laboratório Nacional de Engenharia Civil, em Lisboa, de 23 a 25 de maio de 2016.
30/03/2016

ver +
Arquivo

A Stap e a Monumenta continuam, com novos sócios maioritários

Em vésperas de completar o seu 36.º aniversário, a Stap, SA e a sua irmã mais nova, a Monumenta, Lda. concluem um processo de transição geracional, iniciando um novo ciclo da sua presença no mercado sob uma nova liderança. Vitor Cóias, o fundador das duas empresas, cede a posição maioritária que detinha até aqui.
23/02/2016

ver +
Arquivo

Nuno Teotónio Pereira, 1922 – 2016

Nuno Teotónio Pereira. Fotografia: Miguel Manso.

Nuno Teotónio Pereira foi um aliado do GECoRPA na defesa duma postura de low profile na conceção e projeto das intervenções em construções com valor patrimonial, tantas vezes desvalorizadas pelo excessivo protagonismo de alguns arquitetos
05/02/2016

ver +
Arquivo

Conferência "GLocal Settings" dedicada à reabilitação e conservação do património edificado

Sessão de abertura da conferência

A Reabilitação e o Património no contexto nacional (Local) e a Prestação dos serviços de Arquitetura no contexto global (Glocal) são atualmente os dois grandes contextos de atuação no setor da Arquitetura e da Construção em Portugal. Na conferência "GLocal Settings" foram debatidos os desafios inerentes e as adaptações necessárias a esta realidade, bem como diferentes abordagens projetuais e construtivas.
01/12/2015

ver +
Arquivo

Mundo Património promove Programa de Educação Patrimonial "Aproximar"

O programa "Aproximar" é um projeto da Spira - Revitalização Patrimonial e da Associação Mundo Património. Com um conjunto de ações em educação patrimonial ao longo do ano letivo, o "Aproximar" tem por objetivo estabelecer uma ponte sólida entre as crianças, os jovens e o património cultural português.
13/11/2015

ver +
Arquivo

Monumenta, Lda. leva a cabo obras de conservação e restauro da ponte romana de Catribana, em Sintra

Ponte Romana de Catribana. Fotografia: Luís Rodrigues.

A Monumenta - Reabilitação do Edificado e Conservação do Património, Lda., empresa associada do GECoRPA, está encarregue de restaurar e recuperar este Imóvel de Interesse Público.
10/11/2015

ver +
Arquivo

35 anos do ICOMOS Portugal

No passado dia 14 de outubro, a Comissão Nacional Portuguesa do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios comemorou 35 anos de existência. Neste dia, em 1980, a Comissão Executiva do ICOMOS internacional, reunida em Cracóvia (Polónia) aprovou a criação da ICOMOS Portugal.
15/10/2015

ver +
Arquivo

Visita às obras da Igreja de Santo António, em Viana do Castelo

Visita realizada à obra da Alfredo & Carvalhido. Fotografia: Câmara Municipal de Viana do Castelo.

No âmbito das Jornadas Europeias do Património, a Câmara Municipal de Viana do Castelo, a Paróquia de Santa Maria Maior e a Direção Regional de Cultura do Norte promoveram uma visita às obras de consolidação e reforço estrutural da Igreja de Santo António, a cargo da empresa associada Alfredo & Carvalhido.
10/10/2015

ver +
Arquivo

Pedra & Cal 59 já nas bancas

Capa da Pedra & Cal n.º 59

O número 59 da revista Pedra & Cal é dedicado à Internacionalização do Património, o tema escolhido para a edição de 2015 da Feira do Património.
09/10/2015

ver +
Arquivo

Igreja de S. Francisco reabre após obras de reabilitação

Igreja de S. Francisco, em Évora. Fotografia: Nuno Veiga / Lusa.

A intervenção resultou da iniciativa da Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de S. Francisco e foi confiada a um consórcio entre a Stap e a Monumenta, as duas empresas associadas do GECoRPA que constituem o Grupo Stap.
05/10/2015

ver +
Arquivo

Do Coa à Coreia

Aspeto da exposição

A Arte Rupestre também se internacionaliza
30/09/2015

ver +
Arquivo

Atelier Samthiago comemora este ano o seu 10.º aniversário

A Samthiago concluiu recentemente o trabalho de conservação de um dos mais importantes painéis azulejares da cidade de Lisboa, no Miradouro de Santa Lúzia:

A empresa associada do GECoRPA - Grémio do Património celebrou a ocasião com três atividades inseridas também na programação oficial das Jornadas Europeias do Património.
28/09/2015

ver +
Arquivo

NVE reabilita edifício do séc. XVIII em Lisboa

Edifício a reabilitar

A NVE, empresa associada do GECoRPA - Grémio do Património, deu início aos trabalhos de requalificação de um edifício histórico situado na Rua de São Paulo, contíguo ao Ascensor da Bica.
22/09/2015

ver +
Arquivo

Ermida de São José com telhado Umbelino Monteiro

Aplicação da telha UM Canudo Bussaco

A Umbelino Monteiro, empresa associada do GECoRPA - Grémio do Património, organizou em parceria com a Fundação da Mata do Buçaco um workshop prático com o objetivo de recuperar a cobertura da Ermida de São José.
17/09/2015

ver +
Arquivo

Aprovação da candidatura de Jidá a património mundial exige reabilitação

Centro histórico de Jidá

O documento de classificação do centro histórico de Jidá como património mundial pela UNESCO contém um conjunto de exigências de reabilitação que se pode traduzir na necessidade de fazer intervenções.
27/08/2015

ver +
Arquivo

Iniciativa "Construir com Terra / Taipa" qualifica profissionais

Exame prático do curso

Participaram no curso Miguel dos Reis Freire Cartucho, associado singular efetivo do GECoRPA e o encarregado Ápio Pifano, inscrito pela Monumenta - Conservação e Restauro do Património.
27/08/2015

ver +
Arquivo

Pedra & Cal 58 já nas bancas

Capa da P&C 58

O número 58 da revista Pedra & Cal é dedicado ao PATORREB, a Conferência sobre Patologia e Reabilitação de Edifícios que decorreu na Faculdade de Engenharia do Porto em março deste ano. Inclui uma série de artigos, de elevado interesse prático, sobre as principais questões tratadas.
27/08/2015

ver +
Arquivo

Empresas associadas do GECoRPA presentes na Feira do Património 2015

Estarão presentes enquanto expositores as empresas associadas AOF - Augusto de Oliveira Ferreira, In Situ - Conservação de Bens Culturais, Monumenta - Conservação e Restauro do Património e STB - Reabilitação do Património Edificado, sendo que a AOF, o Atelier Samthiago, a Matesica e a S&P - Clever Reinforcement Ibérica marcarão presença como apoiantes no stand do GECoRPA.
27/08/2015

ver +
Arquivo

Torre de menagem do castelo de Beja vai ser recuperada pela Stap, SA

Vista da torre de menagem do castelo de Beja, quando todos os varandins ainda estavam no sítio.

A reparação da estrutura que ruiu parcialmente no ano passado vai obrigar a desmontar e remontar todos os varandins do monumento e a substituir os elementos fraturados.
12/08/2015

ver +
Arquivo

NVE dá início a obra de reabilitação de edifício do século XIX no Porto

Aspeto exterior do edifício sito na Rua Mouzinho da Silveira, 230 e 232.

Enquanto dá por concluídas duas intervenções no centro histórico do Porto, a NVE, empresa associada do GECoRPA – Grémio do Património, anuncia o arranque de mais uma obra.
31/07/2015

ver +
Arquivo

Sotecnisol obtém estatuto de Promotor Qualificado pela Agência para a Energia

A Sotecnisol, empresa associada do GECoRPA – Grémio do Património, foi recentemente reconhecida como Promotor Qualificado pela Agência para a Energia (ADENE).
31/07/2015

ver +
Arquivo

Aumenta financiamento europeu para investigação e inovação em património cultural

Capa do relatório

No âmbito do programa europeu Horizonte 2020, estarão disponíveis no biénio 2016-2017 mais de 100 milhões de euros para investigação e inovação em património cultural.
30/06/2015

ver +
Arquivo

GECoRPA – Grémio do Património parceiro da Feira do Património

A Feira do Património, evento agregador dos setores do património, do turismo e da economia, reúne os principais players das áreas representadas num evento de elevado caráter institucional e dinamizador do setor profissional e empresarial do património cultural, não deixando de se afirmar igualmente como um "evento para todos", com uma fortíssima componente de entretenimento cultural em paralelo.
30/06/2015

ver +
Arquivo

ICOMOS Portugal no YouTube

Imagem do Seminário

Neste ano em que o ICOMOS festeja meio século de existência, a Comissão Nacional Portuguesa, que celebra os seus 35 anos, inaugura a presença no YouTube.
04/06/2015

ver +
Arquivo

NVE reabilita edifício na Baixa de Lisboa

A NVE, empresa associada do GECoRPA - Grémio do Património, deu início a mais uma obra de reabilitação na Baixa Pombalina.
04/06/2015

ver +
Arquivo

Stap divulga resultados de 2014

Foram aprovadas, na assembleia geral realizada em 27 de abril, as contas referentes ao exercício de 2014 da empresa associada do GECoRPA.
21/05/2015

ver +
Arquivo

Seminário internacional foi "pontapé de saída" da Feira do Património

O Seminário Internacional "Gestão Estratégica de Recursos Patrimoniais", evento kick-off da Feira do Património, destacou a importância da valorização do potencial do património cultural. Contando com a presença de destacados oradores nacionais e internacionais, foram apresentadas algumas das mais interessantes instituições no campo da gestão patrimonial da atualidade.
18/05/2015

ver +
Arquivo

Sismo do Nepal 2015 – Os efeitos vistos do drone de Paul Borrud

Escombros na praça Durbar de Bhaktapur, um dos sete sítios classificados como Património Mundial da Humanidade, a poucos quilómetros da capital.

O sismo de de magnitude 7,9 na escala de Richter que abalou o Nepal no dia 25 de abril provocou, além de enorme sofrimento humano, perdas irreparáveis no património cultural.
11/05/2015

ver +
Arquivo

"Uma década para Portugal": Valorizar o Património é essencial

Capa do relatório

O estudo considera o reduzido nível de qualificação dos recursos humanos uma das manifestações dos insuficientes níveis de capital humano da economia portuguesa, a que se juntam, como fatores da sua falta de competitividade, os baixos níveis de stock de capital e de investimento, e uma intensidade tecnológica igualmente baixa. O aumento das qualificações é apresentado como a base de sustentação do crescimento da intensidade tecnológica, e, ao mesmo tempo, como uma condição de sucesso da Sociedade portuguesa.
06/05/2015

ver +
Arquivo

Encontro sobre a Baixa Pombalina defende candidatura a Património da Humanidade

Paulo Pais, Departamento de Planeamento e Reabilitação Urbana da CML; Vítor Cóias, Direção do GECoRPA; José Aguiar, Faculdade de Arquitetura da UTL; Raquel Fernandes Paula, GECoRPA e Luís F. Ramos, Universidade do Minho, ISCARSAH/ICOMOS.

Arquitetos, engenheiros, historiadores e outros especialistas foram unânimes na afirmação que o reconhecimento do valor universal da Baixa não pode ficar refém de lutas políticas locais.
04/05/2015

ver +
Arquivo

Projeto Sphera Cástris visa promover o património cultural e a educação artística em Évora

Ana Paula Amendoeira, Diretora Regional de Cultura do Alentejo, apresenta o projeto Sphera Cástris, na igreja do mosteiro de S. Bentro de Cástris, Évora.

Decorreu no passado dia 22 de abril, no Convento de São Bento de Cástris, em Évora, a cerimónia pública de lançamento do projeto Sphera Cástris – Southwest Park for Heritage and Arts.
24/04/2015

ver +
Arquivo

Aberta fase de apresentação de propostas ao Orçamento Participativo de Lisboa

Este processo deliberativo, iniciativa da Câmara Municipal de Lisboa, dá às pessoas o poder de decisão sobre os projectos que gostariam de ver concretizar na cidade.
22/04/2015

ver +
Arquivo

Conferência "Baixa Pombalina a Património Mundial: Ainda é Possível?"

No âmbito da celebração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, o GECoRPA – Grémio do Património, em colaboração com o ICOMOS Portugal promove a conferência "Baixa Pombalina a Património Mundial: Ainda é Possível?", com o objetivo de recapitular a evolução deste programa de ação, de grande importância para a cidade de Lisboa e para o País.
15/04/2015

ver +
Arquivo

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios: visitas "Estaleiro Aberto" no Porto

Palácio Condes de Azevedo, Porto.

O GECoRPA – Grémio do Património participa na organização de duas visitas "estaleiro aberto" na cidade do Porto, já nos dias 17 e 18 de abril.
14/04/2015

ver +
Arquivo

Visita "Estaleiro Aberto" à obra de recuperação e requalificação da Igreja e Convento de S. Francisco

Igreja de S. Francisco, em Évora.

A Stap, S.A. e Monumenta, Lda., com a colaboração do GECoRPA - Grémio do Património, associam-se ao Dia Internacional dos Monumentos e Sítios organizando uma visita à Igreja e Convento de S. Francisco, em Évora, no dia 18 de abril.
10/04/2015

ver +
Arquivo

Moradores de Campolide decidem substituir calçada portuguesa

Calçada portuguesa.

Numa votação promovida recentemente pela junta de freguesia, 61,5% dos 349 participantes escolheram outro tipo de piso contínuo.
30/03/2015

ver +
Arquivo

Bolsas para participação no World Heritage Young Experts Forum 2015

As bolsas para participação são financiadas pelo ministério dos negócios estrangeiros alemão e estão disponíveis para jovens de vários países, entre eles Portugal. Inscrições até 23 de março!
13/03/2015

ver +
Arquivo

PATORREB 2015 - 5.ª Conferência sobre Patologia e Reabilitação de Edifícios

A construção é um setor de atividade indispensável às sociedades modernas e desenvolvidas, no entanto, em cada momento é fundamental entender claramente quais as necessidades e ajustar as intervenções a essas necessidades.
12/03/2015

ver +
Arquivo

Fanatismo e tecnologia contra o património cultural

A Jihad no museu de Mossul, Iraque: Tecnologia moderna ao serviço da destruição do património cultural.

Desta vez é verdade: património cultural de valor incalculável é destruído "em nome de Deus".
02/03/2015

ver +
Arquivo

GECoRPA apoia o ISBP 2015 - 1st International Symposium on Building Pathology

A Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, em colaboração com o Politecnico di Milan e o CIB W086 Building Pathology, organiza o ISBP 2015 - 1st International Symposium on Building Pathology, que decorrerá de 24 a 27 de março no Porto.
18/02/2015

ver +
Arquivo

NVE distinguida PME excelência 2014

A NVE, empresa associada do GECoRPA - Grémio do Património, foi mais uma vez premiada com o estatuto de PME Excelência 2014.
04/02/2015

ver +
Arquivo

2 mil milhões de euros para a reabilitação dos centros históricos

Centro histórico de Évora, Património da Humanidade.

O Governo prepara-se para lançar um novo programa de reabilitação urbana para a habitação, comércio e serviços, alavancado em fundos europeus, com um financiamento superior a 2000 milhões de euros, embora o valor definitivo alocado a este novo instrumento ainda não esteja totalmente definido.
04/02/2015

ver +
Arquivo

Aventuras e descobertas em livro comemoram os 50 anos da Gruta do Escoural

De modo a celebrar a descoberta da Gruta do Escoural há 50 anos, o município de Montemor-o-Novo editou o livro Um encontro na Gruta do Escoural, que procura explicar aos mais novos a vida dos homens no Paleolítico. A narrativa tecida por Teresa Fonseca e ilustrada por Rodolfo Pimenta leva um jovem estudante ao inesperado encontro com um outro menino em plena Pré-história. Entre corridas e aventuras o leitor vai descobrindo os segredos da Gruta do Escoural na Idade do Gelo.
31/01/2015

ver +
Arquivo

Deslocação ou "morte": salvar um edifício histórico mudando-o de sítio

Fig. 2 - O edifício MFO durante a deslocação. Note-se o caminho de rolamento e o interesse dos populares.

As deslocações de edifícios históricos aparecem por vezes associadas a intervenções altamente intrusivas, como alternativa à demolição e reconstrução, se não ao puro e simples aniquilamento.
31/01/2015

ver +
Arquivo

Turismo cresce 11%, mas visitantes dos principais museus e monumentos crescem só 3%

Turistas na Baixa de Lisboa. Fotografia: DN.

Os números parecem indicar que o turismo que mais tem crescido não é o turismo cultural.
30/01/2015

ver +
Arquivo

NCREP vence concurso internacional para projeto de reabilitação de aldeias históricas no Butão

Construção tradicional da zona rural do Butão (imagem retirada do blogue https://jeninbhutan.wordpress.com).

O NCREP - Consultoria em Reabilitação do Edificado e Património, associado do GECoRPA, em parceria com o Atelier in.vitro, fará trabalhos de inspeção, diagnóstico, levantamento arquitetónico e avaliação estrutural de duas aldeias históricas do país.
29/12/2014

ver +
Arquivo

Centro Nacional de Cultura divulga obras na Igreja de S. Francisco, Évora

Vista da galilé existente na fachada principal da Igreja.

A obra, envolvendo um investimento de mais de três milhões de euros, abrange duas vertentes distintas: uma de natureza construtiva e estrutural, outra envolvendo trabalhos de conservação e restauro.
22/12/2014

ver +
Arquivo

Divulgados os vencedores do Prémio IHRU 2014

O júri durante a visita à candidatura

No dia 4 de dezembro de 2014 decorreu no auditório do Instituto Superior de Economia e Gestão a 26ª cerimónia de entrega das distinções do Prémio IHRU. A cerimónia, que foi presidida pelo Ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, Jorge Moreira da Silva, premiou 2 candidaturas e atribuiu 6 menções honrosas.
05/12/2014

ver +
Arquivo

Cante alentejano classificado pela UNESCO como Património Imaterial da Humanidade

Imagem retirada do blogue tratadodocante.blogspot.pt.

A 27 de novembro de 2014 a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) elegeu o cante alentejano como Património Imaterial da Humanidade. O cante junta-se assim ao fado e à dieta mediterrânica, Patrimónios Imateriais da Humanidade desde 2011 e 2013, respetivamente.
02/12/2014

ver +
Arquivo

Candidaturas abertas para o Prémio Vasco Vilalva 2014

Projeto de requalificação do Museu do Caramulo, da autoria do ateliê da arquiteta Teresa Nunes da Ponte, vencedor do Prémio Vilalva em 2013.

Estão abertas até 1 de dezembro as candidaturas ao Prémio Vasco Vilalva para a recuperação e valorização do património.
17/11/2014

ver +
Arquivo

Fórum Cidadania Lx porpõe passeio guiado pela obra edificada do Arq. Norte Júnior

Clube Militar Naval, Av. Defensores de Chaves, n.º 26

O Movimento Fórum Cidadania Lx, no quadro da comemoração dos 135 anos do nascimento do arquiteto Norte Júnior e dos 100 anos do apogeu da sua carreira (1912-1915), organizou várias iniciativas com o objetivo de dar a conhecer e promover a preservação do seu legado.
17/11/2014

ver +
Arquivo

Em Florença: Reunião da comissão do ICOMOS para as estruturas do Património

Reunião di ISCARSAH no Centro de Congressos e Exposições da Feira de Florença

A comissão especializada do ICOMOS que trata da análise e conservação estrutural dos monumentos e construções históricas reuniu no passado dia 13 de novembro em Florença, no âmbito dos trabalhos da 18.ª Assembleia Geral do ICOMOS, que teve lugar naquela cidade durante a semana de 9 de novembro.
14/11/2014

ver +
Arquivo

Lançamento da segunda edição do Anuário do Património atrai profissionais e interessados

Mesa de Honra da Cerimónia de Lançamento do Anuário do Património 2 - 2014

A Cerimónia de Lançamento do Anuário do Património 2 - 2014 mobilizou grande número de profissionais e interessados pelo Património, que esgotaram a capacidade do Foyer do Teatro Nacional de São Carlos.
07/11/2014

ver +
Arquivo

Lançamento do Anuário do Património 2 - 2014 no Teatro Nacional de São Carlos

Convite para o lançamento do Anuário do Património 2. Para ampliar utilize a ligação no fim do texto.

O primeiro Anuário do Património publicado em Portugal resultou duma iniciativa do GECoRPA - Grémio do Património em parceria com a Editora Canto Redondo, que se concretizou em 2012. Chega, agora, o momento de dar continuidade à iniciativa, e publicar o número 2.
24/10/2014

ver +
Arquivo

Encontro dinamiza investigação e divulgação do património das Guerras Napoleónicas em Portugal

Cartaz do I Encontro sobre Arqueologia e Museologia das Guerras Napoleónicas em Portugal

A Rota Histórica das Linhas de Torres - Associação para o Desenvolvimento Turístico e Patrimonial das Linhas de Torres Vedras organizou, com o apoio da Câmara Municipal de Loures, o I Encontro sobre Arqueologia e Museologia das Guerras Napoleónicas em Portugal.
16/09/2014

ver +
Arquivo

Avião "Aristides de Sousa Mendes" voa nos céus da europa

Airbus A319 CS-TTV, batizado de

A administração da TAP pretende com este gesto simbólico homenagear a figura e a ação exemplar do antigo Cônsul de Bordéus, levando o seu nome a dezenas de cidades europeias para onde a transportadora opera.
16/09/2014

ver +
Arquivo

Investigadores internacionais juntaram-se para debater o potencial de Lisboa

Imagem da conferência.

Lisboa foi a cidade anfitriã do congresso "Cities in Europe - Cities in the World", que decorreu entre os dias 3 e 6 de setembro na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
15/09/2014

ver +
Arquivo

NCREP mantém aposta na formação em 2015

As formações que estão a ser preparadas para o próximo ano, na sequência das já realizadas em 2013 e 2014, contarão com aplicações práticas em obras a decorrer.
29/08/2014

ver +
Arquivo

Candidaturas abertas ao Prémio IHRU 2014

O prémio avalia iniciativas em quatro diferentes domínios: reabilitação de edifício, reabilitação de conjunto urbano, reabilitação ou requalificação de espaço público e reabilitação urbana.
29/08/2014

ver +
Arquivo

IHRU lança concurso para reabilitação do Bairro Social de Paranhos, no Porto

Bairro Social de Paranhos, Porto.

O Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) lançou um concurso público para reabilitação do Bairro Social de Paranhos, na cidade do Porto, no valor de um milhão e cento e setenta mil euros.
21/08/2014

ver +
Arquivo

Dark Sky Party Alqueva convida a observar os astros

Vista da Juromenha sobre a Via Láctea. Fotografia: Miguel Claro.

Nos próximos dias 22 e 23 de agosto tem lugar em Monsaraz o evento Dark Sky Party Alqueva, uma oportunidade para observar o céu límpido do Alentejo com a orientação de astrónomos e astrofísicos.
21/08/2014

ver +
Arquivo

Enquanto em Portugal se começa a destruição dos últimos rios selvagens...

Vale do Tua: até ao fim de junho estavam construídos cerca de 15m (circulo amarelo) do paredão com uma altura total de 108m (assinalado a vermelho).

... nos Estados Unidos assinala-se o segundo aniversário da conclusão do até agora maior projeto de remoção de barragens e regeneração dos ecossistemas fluviais: a recuperação do rio Elwha, no estado de Washington.
25/07/2014

ver +
Arquivo

Fundo JESSICA vai disponibilizar 120 milhões para projetos de reabilitação urbana em todo o país

A verba será disponibilizada até junho do próximo ano e podem candidatar-se entidades públicas e privadas. No dia 11 de julho, em Sines, foram divulgadas as oportunidades de financiamento.
14/07/2014

ver +
Arquivo

Livro "Biotechnologies and Biomimetics for Civil Engineering" procura combater o estigma de baixa tecnologia associado à engenharia civil

Desde 2008 registou-se uma descida de cerca de 84% no total de colocações no ensino universitário e politécnico de Engenharia Civil.

Está para breve publicação sobre a utilização, em engenharia civil, de materiais e processos naturais, totalmente biodegradáveis e com um excelente desempenho.
08/07/2014

ver +
Arquivo

Inventário dos Órgãos Históricos do Norte de Portugal

Órgão da Igreja do Mosteiro de Grijó. Fotografia: Antero Leite.

Pretende-se com a criação deste inventário contribuir para a valorização do Património Histórico e Cultural da Região Norte e o reforço da cultura como factor de desenvolvimento e de emprego.
02/06/2014

ver +
Arquivo

Inventariação e estudo de estuques decorativos no Norte de Portugal

Evitar a perda irreparável deste importante acervo patrimonial e artístico, para que imagens como esta não se multipliquem.

No sentido de divulgar e contribuir para a salvaguarda das composições em estuque decorativo ainda existentes um pouco por todo o Norte do País, a A.C.E.R. - Associação Cultural e de Estudos Regionais criou um "sub-site" dedicado aos estuques e fingidos.
28/05/2014

ver +
Arquivo

Fachada da Igreja de São João Baptista, em Tomar, vai ser restaurada

Vista da Igreja de São João Baptista, em Tomar.

A intervenção estará a cargo da Monumenta - Reabilitação do Edificado e Conservação do Património.
22/05/2014

ver +
Arquivo

NVE inicia empreitada de futuro Centro Escolar de Ronfe

A NVE Engenharias, associada do GECoRPA, anunciou o arranque da construção do futuro Centro Escolar de Ronfe, obra adjudicada pela Câmara Municipal de Guimarães, com um valor de construção superior a 2 milhões de euros.
10/04/2014

ver +
Arquivo

Técnicos alertam para o risco sísmico do edificado

Estragos avultados causados por um sismo na cidade de Lorca, Espanha, em maio de 2011. Foto: Pedro Armestre/AFP.

Especialistas em estruturas pedem ao presidente da república para vetar o diploma da "reabilitação low cost"
04/04/2014

ver +
Arquivo

Entrevista a Vítor Cóias no "Especial Reabilitação Urbana" do Diário de Notícias

No âmbito da Semana da Reabilitação Urbana o DN solicitou uma entrevista a Vítor Cóias, enquanto presidente do GECoRPA. As perguntas foram enviadas e respondidas por e-mail, mas, lamentavelmente, a entrevista não foi publicada na íntegra.
31/03/2014

ver +
Arquivo

Debate cívico para discutir as alternativas para a reconversão da Colina de Santana

No dia 29 de março um conjunto de instituições (Sociedade de Geografia de Lisboa, Ordem dos Médicos, ICOMOS e ICOM) promoveu o debate na Sociedade de Geografia de Lisboa.
31/03/2014

ver +
Arquivo

Menos construção de edifícios novos é mau para o País?

Portugal tem estado sempre acima da média dos 15 países ocidentais do Euroconstruct na produção bruta do setor da construção em relação ao PIB.

Em termos quer de empresas quer de alocação de recursos humanos, o setor da construção estava em Portugal exageradamente dimensionado. A redução do número de empresas e de recursos humanos alocados é um ajustamento penoso, mas benéfico. Penoso, por ter chegado tão tarde e depois de tanto dinheiro ter sido gasto em edifícios que hoje estão vazios ou subutilizados; benéfico porque abre a porta ao empreendedorismo e à aplicação de recursos humanos em setores da economia com maior valor acrescentado.
16/03/2014

ver +
Arquivo

Memórias da Cidade: Lisboa vista por Joshua Benoliel - Uma viagem no tempo

Uma das fotografias de Joshua Benoliel que compõem o filme realizado pela CML.

A autarquia lisboeta divulgou recentemente um vídeo realizado pela equipa do Departamento de Marca e Comunicação, com base em fotografias de Joshua Benoliel conservadas no Arquivo Municipal de Lisboa, que se tornam, deste modo, registos animados de Lisboa na transição do século XIX para o século XX.
27/02/2014

ver +
Arquivo

Exigências regulamentares aplicáveis a edifícios antigos simplificadas

Os edifícios com mais de trinta estão dispensados do cumprimento dum conjunto de exigências regulamentares aplicáveis à construção nova

O conselho de ministros aprovou um diploma legal que permite o aligeiramento das exigências regulamentares na reabilitação de edifícios antigos em áreas de reabilitação urbana. As simplificações aplicam-se a aspetos relacionados com áreas mínimas de habitação, altura do pé-direito ou instalação de ascensores, requisitos acústicos, eficiência energética e instalações de telecomunicações.
20/02/2014

ver +
Arquivo

A Quercus faz a lista dos "Piores Factos Ambientais de 2013"

Os novos

Apesar da crise e das falências de empreendimentos turísticos, há novos projetos no "pipeline".
18/02/2014

ver +
Arquivo

Pedra & Cal 55 já nas bancas

Capa da P&C 55

O número 55 da revista Pedra & Cal tem como tema principal "Reabilitação de Coberturas".
07/02/2014

ver +
Arquivo

Nuno Vassallo e Silva nomeado Diretor-Geral do Património Cultural

(foto: Público, Nuno Santos)

Nuno Vassallo e Silva é o novo Diretor-Geral do Património Cultural, anunciou a Secretaria de Estado da Cultura.
06/02/2014

ver +
Arquivo

Iniciativa "Terra Amada" procura viabilizar intervenção na aldeia de Vale de Papas

Ação na aldeia de Covas do Monte, em 2013.

Depois da intervenção em Covas do Monte, que mobilizou mais de meia centena voluntários para a reabilitação do património e melhoria da qualidade de vida da população, a iniciativa "Terra Amada" prepara agora uma segunda edição na aldeia de Vale de Papas, em Cinfães, distrito de Viseu.
04/02/2014

ver +
Arquivo

Misericórdia de Marvão investe em restauro da Igreja de Nossa Senhora da Estrela

A Santa Casa da Misericórdia do Marvão patrocinou o restauro da Igreja de Nossa Senhora da Estrela.
29/01/2014

ver +
Arquivo

União das Misericórdias Portuguesas renova acordo com Secretaria de Estado da Cultura

A União das Misericórdias Portuguesas assinou um protocolo de cooperação com a Secretaria de Estado de Cultura.
29/01/2014

ver +
Arquivo

ICOMOS critica obras no centro histórico do Porto

Interior do Quarteirão das Cardosas, Porto | Porto Vivo SRU

A intervenção de "reabilitação" do Quarteirão das Cardosas, no centro histórico portuense, distinguido em 1996 como Património Cultural da Humanidade, pela UNESCO, não cumpre as boas práticas, afirma o ICOMOS.
08/01/2014

ver +
Arquivo

João Santa-Rita eleito presidente da Ordem dos Arquitetos

João Santa-Rita, autor de vários projetos de reabilitação e revitalização urbana, no País e no estrangeiro, é o novo presidente da Ordem dos Arquitetos.
07/01/2014

ver +
Arquivo

Ordem dos Engenheiros associa-se ao Projeto “Melhor Futuro”

O Projeto “Melhor Futuro” assinou recentemente um acordo com a Ordem dos Engenheiros, com o objetivo de combater o desemprego jovem.
07/01/2014

ver +
Arquivo

CS Coelho da Silva recebe Prémio "Top Exporta 2013"

A CS Coelho da Silva, associada do GECoRPA desde 2010, integra o ranking das empresas exportadoras do Banco Santander Totta, com a atribuição da chancela "Top Exporta 2013".
20/12/2013

ver +
Arquivo

Disponíveis comunicações do seminário "Técnicas não tradicionais de reabilitação estrutural do betão armado"

Vítor Cóias sobre o GECoRPA - Grémio do Património (ver vídeo abaixo).

GECoRPA e Ordem dos Engenheiros organizaram um seminário no dia 25 de outubro, para divulgar soluções de reabilitação estrutural mais eficazes, mais económicas e menos intrusivas.
14/12/2013

ver +
Arquivo

Câmara Municipal de Lisboa promove quarta edição do programa "Reabilita Primeiro Paga Depois"

A Hasta Pública tem por objeto a alienação de onze prédios urbanos municipais, nas freguesias de Arroios, Marvila, Lumiar, Santa Maria Maior e Campo de Ourique, que poderão ser visitados já nos dias 17 e 18 de dezembro.
13/12/2013

ver +
Arquivo

Candidaturas ao Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2014 abertas até dia 31 de janeiro

O Prémio Nacional de Reabilitação Urbana visa distinguir empreendimentos particularmente relevantes deste setor de atividade. A iniciativa conta com o apoio da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.
11/12/2013

ver +
Arquivo

NVE promove campanha "Natal Solidário 2013"

Campanha solidária promovida pela empresa associada do GECoRPA - Grémio do Património decorre de 3 a 19 de dezembro.
10/12/2013

ver +
Arquivo

Prémio de Arquitetura do Douro visa excelência na intervenção na paisagem da Região Demarcada

O prazo de candidaturas à quarta edição deste concurso promovido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) decorre até 20 de janeiro de 2014.
28/11/2013

ver +
Arquivo

Divulgadas Atas do Seminário “Área Metropolitana de Lisboa: Ambiente Urbano e Riscos”

As atas do Seminário “Área Metropolitana de Lisboa: Ambiente Urbano e Riscos”, promovido em março de 2012, foram disponibilizadas para consulta.
25/11/2013

ver +
Arquivo

World Monuments Fund alerta para a preservação do Forte de Nossa Senhora da Graça e da Biblioteca Joanina

Biblioteca Joanina, Coimbra.

O Forte de Nossa Senhora da Graça, em Elvas, e a Biblioteca Joanina, em Coimbra, foram considerados património em risco pelo World Monuments Fund.
25/11/2013

ver +
Arquivo

NVE participa nas Jornadas "Segurança na Reabilitação de Edifícios e outras Obras de Engenharia"

Vista da Universidade do Minho.

Apoiante incondicional da segurança no trabalho, o associado do GECoRPA, NVE, S.A. marcará presença em mais uma jornada promovida pela Associação Portuguesa de Coordenadores e Gestores de Segurança, em parceria com o Centro da Industria de Construção Civil e Obras Públicas do Norte e a Escola de Engenharia da Universidade do Minho.
25/11/2013

ver +
Arquivo

ICOMOS Portugal integra oficialmente o Conselho Nacional de Cultura

Depois de um processo demorado, o ICOMOS Portugal integra oficialmente o Conselho Nacional de Cultura na secção do património arquitectónico e arqueológico, conforme publicação em Diário da República do Decreto-Lei 132/2013.
06/11/2013

ver +
Arquivo

Newsletter do ISCARSAH menciona reunião na Universidade do Minho

A reunião decorreu aproveitando a presença de alguns membros da comissão no âmbito da participação na edição de 2013 da Conferência Internacional sobre Estruturas e Arquitetura, em julho de 2013.
01/11/2013

ver +
Arquivo

Prémio "Melhor restauro de um jardim histórico" para Monserrate

Vista dos relvados para o Palácio de Monserrate (Foto: pt.wikipedia.org).

A recuperação do espírito romântico do Parque de Monserrate foi reconhecida internacionalmente pela European Garden Heritage Network, na categoria de "Melhor Desenvolvimento de um Parque ou Jardim Histórico".
30/10/2013

ver +
Arquivo

Desenvolvimento vai deixar de ser "mais betão e mais asfalto"?

Manuel Castro Almeida,  Secretário de Estado do Desenvolvimento Regional (Foto: Jornal da Madeira).

Segundo o secretário de estado, não vai haver "mais do mesmo" no próximo quadro de programação comunitária.
22/10/2013

ver +
Arquivo

Risco sísmico: jornal "Los Angeles Times" lança o alerta!

Baixa de Los Angeles (John W. Adkisson/Los Angeles Times).

O jornal "Los Angeles Times" lança uma campanha de divulgação do risco sísmico de edifícios de betão armado de Los Angeles.
22/10/2013

ver +
Arquivo

Homenagem aos galardoados portugueses com o Prémio Europa Nostra 2013

Foram homenageados a 21 de outubro na Fundação Calouste Gulbenkian os quatro projetos portugueses galardoados este ano com o Prémio União Europeia para ao Património Cultural / Europa Nostra: a Fundação Ricardo Espírito Santo, o chalet da Condessa d’Edla, o Liceu Passos Manuel e o Projecto SOS Azulejo.
21/10/2013

ver +
Arquivo

Candidaturas abertas para o Prémio Vasco Vilalva 2013

Projeto de requalificação e de musealização de um conjunto escultórico do século XIX, na Ribeira Grande, Açores, vencedor do Prémio Vilalva em 2012.

Estão abertas até 2 de dezembro as candidaturas ao Prémio Vasco Vilalva para a recuperação e valorização do património.
19/10/2013

ver +
Arquivo

Dia Nacional dos Bens Culturais da Igreja comemora-se a 18 de outubro

Barcelos: Convento de Vilar de Frades

Em 2013 assinala-se esta data com atividades em vários pontos do país: Barcelos, Coimbra, Fátima e Ribeira Grande são algumas das cidades participantes.
16/10/2013

ver +
Arquivo

Câmara Municipal de Lisboa suspende os projetos imobiliários da Colina de Santana

Vista da da Colina de Santana com sobreposição de elementos projectados.

A CML solicitou o aprofundamento dos estudos urbanísticos referentes a todo o conjunto, com nova discussão e debate públicos.
16/10/2013

ver +
Arquivo

Casa do Vapor celebra riqueza cultural da Cova do Vapor

Construção da infraestrutura, com materiais reutilizados, realizada sob a forma de oficina.

Situada na aldeia piscatória de Cova do Vapor, no concelho de Almada, a Casa do Vapor é um centro cultural temporário, fruto de uma parceria do coletivo Exyzt com a Associação Ensaios e Diálogos e a Associação de Moradores da Cova do Vapor.
14/10/2013

ver +
Arquivo

Dia Mundial da Arquitetura: comemorações ao longo do mês de outubro

O arquiteto Alcino Soutinho no uso da palavra, após a atribuição do título de membro honorário da Ordem dos Arquitetos.

A Ordem dos Arquitectos juntou-se a esta iniciativa, com um extenso programa de iniciativas ao longo do mês de outubro.
10/10/2013

ver +
Arquivo

7 de outubro: Dia Nacional dos Castelos

Vista do Castelo de S. Jorge.

O Dia Nacional dos Castelos assinala-se em Portugal desde 1984, sempre com atividades pedagógicas e lúdicas inteiramente dedicadas ao mundo dos castelos.
10/10/2013

ver +
Arquivo

Fundação Aga Khan premeia projetos de reabilitação e revitalização urbana

Escola palestiniana em Birzeit, antes e depois da intervenção.

Dois dos cinco empreendimentos distinguidos pelo Prémio de Arquitectura Aga Khan são projetos de reabilitação e revitalização urbana.
02/10/2013

ver +
Arquivo

Dia do Património das Misericórdias - 20 de setembro, Braga

Cartaz do Dia do Património das Misericórdias 2013

A União das Misericórdias Portuguesas (UMP), com quem o GECoRPA - Grémio do Património celebrou no início deste ano um protocolo de colaboração, promove o Dia do Património das Misericórdias.
18/09/2013

ver +
Arquivo

OCDE: maior produtividade para uma saída mais rápida da crise

A OCDE põe em evidência as vantagens da qualificação dos recursos humanos.
07/09/2013

ver +
Arquivo

Mosteiro de Alcobaça vai acolher hotel de luxo

Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça

A Direcção-Geral do Património Cultural autorizou o lançamento de um concurso público com vista à construção de um hotel de cinco estrelas no Mosteiro de Alcobaça, projecto reivindicado pela câmara. Classificado pela UNESCO como Património da Humanidade, qualquer intervenção no Mosteiro necessita de autorização prévia da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.
29/08/2013

ver +
Arquivo

Umbelino Monteiro renova cobertura de escola e Tintas Robbialac associa-se a projeto social

E.S. Lumiar e Bairro da Quinta da Fonte

As empresas, associadas do Grémio do Património, envolveram-se recentemente em projetos que refletem o seu forte empenho e aposta no domínio da responsabilidade social.
09/08/2013

ver +
Arquivo

Proibida circulação automóvel na zona circundante do Coliseu de Roma

Coliseu de Roma, Itália.

Classificado como Património Mundial da UNESCO desde 1980, o Coliseu de Roma, um dos monumentos mais visitados do mundo e uma das principais atrações turísticas da capital italiana, começou, desde o início de agosto, a ser alvo de uma intervenção com o objetivo de tornar toda a sua zona circundante um passeio pedonal.
07/08/2013

ver +
Arquivo

Umbelino Monteiro oferece telhados pelo segundo ano consecutivo

Concurso

A Umbelino Monteiro, empresa associada do Grémio do Património e líder na reabilitação de cobertura promove, até 29 de novembro, o concurso "UM-RENOVAR Telhado Grátis" que contempla a atribuição de dois telhados a pessoas individuais ou coletivas, com residência em Portugal, que adquiram um telhado com telha cerâmica da empresa.
04/08/2013

ver +
Arquivo

Comissão especializada do ICOMOS analisa a situação da Casa do Passal

Reunião do ISCARSAH na Universidade do Minho, Guimarães.

Reuniu na Universidade do Minho, em Guimarães, no passado dia 23 de julho, o ISCARSAH, a comissão do ICOMOS especializada nas questões estruturais do património arquitetónico. A reunião decorreu aproveitando a presença de alguns membros da comissão no âmbito da participação na edição de 2013 da Conferência Internacional sobre Estruturas e Arquitetura.
29/07/2013

ver +
Arquivo

Prémio IHRU 2013 - Reabilitação Urbana

Nesta edição, o Conselho Diretivo do IHRU entendeu premiar apenas a Reabilitação Urbana, tendo em atenção a realidade habitacional do País e a aposta do Governo nesta área.
15/07/2013

ver +
Arquivo

Destruição de património histórico e cultural preocupa vários países

O Hotel Lambert, em Paris, foi parcialmente destruído por um incêndio na semana passada. O edifício, classificado como monumento histórico desde 1862, encontrava-se em processo de restauração quando as chamas deflagraram.
08/07/2013

ver +
Arquivo

13º Congresso dos Arquitectos - O Futuro da Arquitectura, Hoje!

Entre 4 e 6 de julho realiza-se no Grande Auditório da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa o 13.º Congresso dos Arquitectos. A partir do tema "O Futuro da Arquitectura, Hoje!", o congresso irá propôr acções, linhas de orientação e definições estratégicas para a actuação institucional da Ordem dos Arquitectos.
01/07/2013

ver +
Arquivo

Avenidas Novas: Património arquitetónico em vias de extinção

Início da visita guiada, Praça Duque de Saldanha

No passado dia 1 de junho foi organizada pelo Fórum Cidadania LX uma visita orientada pela Prof. Raquel Henriques da Silva (Departamento de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa) e pelo Eng. Vítor Cóias (presidente da Direção do Grémio do Património).
11/06/2013

ver +
Arquivo

Provedor de Justiça defende retirada dos cabos em desuso das fachadas

Alfredo José de Sousa, Provedor de Justiça, recomendou à autarquia de Lisboa a progressiva remoção dos cabos em desuso das fachadas dos edifícios.
07/06/2013

ver +
Arquivo

Umbelino Monteiro distinguida com selo de excelência da cerâmica portuguesa

A Umbelino Monteiro, associada do GECoRPA - Grémio do Património e uma das principais empresas de produção de telha cerâmica em Portugal, foi distinguida com o selo “Ceramics – Portugal Does It Better”, na categoria “Gold”, destinado a reconhecer a excelência do setor nos mercados internacionais, promovido pela Associação Portuguesa da Indústria de Cerâmica (APICER) e apoiado pelo COMPETE – Programa Operacional de Fatores de Competitividade.
30/05/2013

ver +
Arquivo

Apresentação da iniciativa TERRA AMADA

Apresentação da iniciativa

No passado domingo, 26 de maio, foi apresentada oficialmente a iniciativa TERRA AMADA, na aldeia de Covas do Monte. Promovida pelo Curso de Arquitetura da Universidade Católica de Viseu, a iniciativa centra-se no desenvolvimento de ações de voluntariado num estaleiro-escola, abertas à participação de alunos de cursos de arquitetura nacionais e estrangeiros, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das populações e contribuir para o desenvolvimento local.
29/05/2013

ver +
Arquivo

Dia Nacional da Energia (29 de maio) - Associações de ambiente e setoriais juntam-se para apelar à sustentabilidade energética

1

A Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza, a APREN – Associação Portuguesa de Energias Renováveis, o GECoRPA – Grémio do Património e a AGEFE – Associação Empresarial dos Sectores Elétrico, Eletrodoméstico, Fotográfico, Eletrónico juntam-se de forma inédita para apelar à aposta nos recursos renováveis, na reabilitação urbana e na eficiência energética.
28/05/2013

ver +
Arquivo

Câmara Municipal de Lisboa vai investir dez milhões de euros em reabilitação urbana

A Câmara Municipal de Lisboa está a preparar um programa de obras coercivas de reabilitação urbana, destinado a cerca de uma centena de edifícios emblemáticos da cidade.
27/05/2013

ver +
Arquivo

Tribunal ordena reintegração dos terrenos do antigo Aquaparque no Parque de Monsanto

Imagem: Jornal Público

O Tribunal Administrativo de Lisboa decidiu que a Câmara Municipal de Lisboa deve voltar a ocupar o espaço do antigo Aquaparque num prazo de 60 dias.
27/05/2013

ver +
Arquivo

Bancos espanhóis tomaram posse de mais de 100 casas por dia no ano passado

O Banco de Espanha revelou que foram entregues aos bancos espanhóis, em 2012, por execução de hipotecas, perto de 40 mil casas.
27/05/2013

ver +
Arquivo

Visita Guiada às Avenidas Novas "Património arquitetónico e construtivo em vias de extinção?" - 1 de junho

Organizada pelo Fórum Cidadania Lx, a visita, que decorre dia 1 de junho e tem início às 10h30 na Praça Duque de Saldanha, será orientada pela Professora Raquel Henriques da Silva (Departamento de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa) e pelo engenheiro Vítor Cóias (presidente da Direção do Grémio do Património).
22/05/2013

ver +
Arquivo

Igrejas geminadas no Porto foram classificadas monumento nacional

A Igreja dos Carmelitas Descalços e a Igreja de Nossa Senhora do Monte do Carmo, no Porto, receberam o estatuto de monumento nacional.
09/05/2013

ver +
Arquivo

Carrilhões de Mafra em risco de derrocada

Os carrilhões do Palácio Nacional de Mafra, considerados o maior conjunto sineiro do mundo, apresentam um avançado estado de degradação.
02/05/2013

ver +
Arquivo

Grémio do Património apoia exposição “Estuques e Fingidos”

A exposição fotográfica “Estuques e Fingidos” vai decorrer de 6 de junho a 1 de setembro na Casa do Infante, Porto.
02/05/2013

ver +
Arquivo

Gonçalo Ribeiro Telles premiado com galardão internacional

O arquiteto paisagista Gonçalo Ribeiro Telles foi distinguido com o prémio IFLA Sir Geoffrey Jellicoe, considerado o galardão mais importante da área.
22/04/2013

ver +
Arquivo

Aeroporto de Beja custou 33 milhões e movimenta menos de sete pessoas por dia

Um investimento de 33 milhões de euros, dois anos de funcionamento e um tráfego de menos de sete passageiros por dia. São estes os números do Aeroporto de Beja.
18/04/2013

ver +
Arquivo

Novos projetos dinamizam a reabilitação urbana em Portugal

Os municípios portugueses vão receber 50 milhões de euros para investir na recuperação de edifícios nos centros urbanos.
18/04/2013

ver +
Arquivo

Governo lança novo programa de reabilitação urbana

Estão abertas as candidaturas ao programa "Reabilitar para Arrendar", criado pelo Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU).
15/04/2013

ver +
Arquivo

Umbelino Monteiro premiada com Selo de Sustentabilidade

A Umbelino Monteiro, uma das principais empresas de produção de telha cerâmica em Portugal, associada do Grémio do Património desde 2008, foi distinguida com o Selo de Sustentabilidade, atribuído pela Plataforma para a Construção Sustentável, entidade que gere o Cluster Habitat Sustentável em Portugal.
11/04/2013

ver +
Arquivo

Arquitetura rural da região transfronteiriça do Douro em estudo

Um projeto pioneiro visa analisar a arquitetura rural observada na região transfronteiriça do Douro Internacional e perceber o impacto da agricultura para a criação de diferentes formas arquitetónicas nestes territórios.
11/04/2013

ver +
Arquivo

Património associado à atividade termal nas Caldas da Rainha está em risco

Pavilhões do Parque D. Carlos I.

A suspensão temporária dos tratamentos hidrológicos no Hospital Termal Rainha D. Leonor, nas Caldas da Rainha, está a aumentar as preocupações sobre o património centenário ligado aos tratamentos termais.
04/04/2013

ver +
Arquivo

Quatro Prémios Europa Nostra 2013 vêm para Portugal

O prémio Europa Nostra 2013, atribuído ao Património Cultural da União Europeia, distinguiu o restauro do Liceu Passos Manuel, em Lisboa, e do chalé da condessa de Edla, em Sintra, bem como a Fundação Ricardo Espírito Santo e o Projeto SOS Azulejo.
04/04/2013

ver +
Arquivo

F5 – A próxima geração em telha lusa

F5, telha lusa l CS

Em maio de 2010, perspetivando uma expansão para novos mercados externos, ação apenas possível com uma dimensão que lhe permitisse competir com a concorrência internacional, a CS, empresa associada do Grémio do Património, anunciou a decisão de construir uma nova fábrica.
21/03/2013

ver +
Arquivo

Obras de desmantelamento dos vestígios do muro de Berlim foram suspensas

Uma imobiliária alemã quer remover parte dos vestígos do muro de Berlim para construir um condomínio de luxo | REUTERS

A imobiliária que pretende retirar parte dos vestígios do muro de Berlim decidiu parar temporariamente as obras, face aos protestos que defendem a conservação do marco histórico.
11/03/2013

ver +
Arquivo

Comentário ao restauro das pinturas da Capela Sistina

Capela Sistina, com

Os dinamizadores e defensores da iniciativa, em particular o Vaticano, congratulam-se com os resultados atingidos principalmente através da valorização estética e visual após a limpeza das superfícies, e garantem que as pinturas se encontram em bom estado de conservação.
11/03/2013

ver +
Arquivo

Grand Central Station de Nova Iorque celebra um século de existência

A Grand Central Station é uma das estações mais célebres do mundo | AP Photo

Nova Iorque está a celebrar o centenário da Grand Central Station, uma das mais famosas estações ferroviárias do mundo.
07/03/2013

ver +
Arquivo

Movimento Patrimonial Pela Música Portuguesa celebra três séculos de música lusófona

O MPMP tem promovido várias iniciativas relacionadas com a promoção da música erudita de tradição ocidental | MPMP

O Movimento Patrimonial Pela Música Portuguesa (MPMP) nasceu em 2009, com a finalidade de divulgar música erudita de tradição ocidental.
28/02/2013

ver +
Arquivo

Dark Sky® Alqueva promove observação celeste

O céu noturno no Alqueva | Miguel Claro

A Reserva Dark Sky® Alqueva foi reconhecida em 2011 como a primeira do Mundo com a Certificação Starlight Tourism Destination, atribuída Fundação Starlight, órgão executivo da UNESCO, pela Organização Mundial de Turismo das Nações Unidas e pelo Instituto Astrofísico das Canárias.
28/02/2013

ver +
Arquivo

Fundeadouro romano com mais de dois mil anos encontrado no Cais do Sodré

O fundeadouro romano foi descoberto na praça D. Luís, no Cais do Sodré, em Lisboa | LUSA

Um fundeadouro romano com mais de dois mil anos foi descoberto em escavações arqueológicas na Praça D. Luís, no Cais do Sodré, em Lisboa.
25/02/2013

ver +
Arquivo

Museu norte-americano promove baleeiros dos Açores

Monumento ao Baleeiro, Pico, Açores | Francisco Silva e António D. Santos

O Museu de Baleação de New Bedford, no estado norte-americano de Massachusetts, vai desenvolver projetos dedicados aos baleeiros açorianos.
25/02/2013

ver +
Arquivo

Grémio do Património apoia a ação-piloto de reabilitação da aldeia de Covas do Monte

Logótipo da iniciativa TERRA AMADA

Em 2013 a iniciativa TERRA AMADA irá desenvolver uma Ação-piloto de voluntariado, tendo em vista a realização de obras de conservação e reabilitação na aldeia de Covas do Monte, concelho de São Pedro do Sul. A Ação-piloto "Covas do Monte" realizar-se-á com base em mão-de-obra voluntária de meia centena de alunos, sob a direção de mestres-de-obras e técnicos experientes do setor, também estes voluntários, e com os materiais que forem doados por empresas de fabrico/distribuição.
20/02/2013

ver +
Arquivo

Programa "Patimónio Ativo" para jovens desempregados

Moldar tijolo na eira, no Telheiro da Encosta do castelo de Montemor-o-Novo (Foto: Oficinas do Convento - Associação Cultural de Arte e Comunicação).

Ministério da Economia e do Emprego lança programa que cria emprego jovem e, ao mesmo tempo, promove a conservação do Património e a reabilitação urbana.
15/02/2013

ver +
Arquivo

Exposição "Casas Vazias" retrata edifícios abandonados em Lisboa

Filipe Condado, da exposição

As fotografias de Filipe Condado ilustram a desocupação de imóveis na capital portuguesa. A exposição “Casas Vazias” pode ser visitada até 3 de março.
13/02/2013

ver +
Arquivo

Fórum Cidadania Lisboa defende valorização da calçada portuguesa

Passeio degradado em Cruzes da Sé, Lisboa | Fórum Cidadania Lisboa

O Movimento Fórum Cidadania Lisboa enviou uma carta à autarquia de Lisboa onde destaca a necessidade de preservar e reconhecer a importância da calçada portuguesa.
12/02/2013

ver +
Arquivo

Fundação Mata do Buçaco recupera Património afetado por temporal

Danos provocados pelo temporal na Via-Sacra | Fundação Mata do Buçaco

A intempérie que em meados do mês de janeiro assolou o país provocou perdas no Património Natural e Cultural “de valor incalculável” da Mata Nacional do Buçaco, no concelho da Mealhada.
31/01/2013

ver +
Arquivo

Hotéis históricos de Lisboa entre os 10 melhores de Portugal

As Janelas Verdes, um dos hotéis portugueses premiados

Dois dos hotéis do grupo Heritage Lisboa ficaram entre os 10 melhores pequenos hotéis portugueses de acordo com o TripAdvisor Travellers' Choice Awards 2013.
28/01/2013

ver +
Arquivo

Câmara Municipal de Lisboa dinamiza a formação para a reabilitação urbana

Fotografia: Câmara Municipal de Lisboa

A importância da qualificação dos profissionais e das empresas para a reabilitação evidenciada em reunião de trabalho na Câmara Municipal de Lisboa no âmbito do Programa Local de Habitação.
23/01/2013

ver +
Arquivo

Infraestrutura construída: Menos reabilitação hoje, mais prejuízo no futuro

Infografia do estudo

Estudo da Associação dos Engenheiros Civis dos EUA põe em evidência as perdas futuras para a economia em resultado da falta de reabilitação da infraestrutura.
23/01/2013

ver +
Arquivo

Reforço antissísmico vai passar a ser obrigatório nas obras de reabilitação urbana

O Governo está a preparar um conjunto de medidas para reforçar a segurança dos edifícios urbanos contra os terramotos, tornando obrigatório o cumprimento de regras antissísmicas.
18/01/2013

ver +
Arquivo

Imprensa centenária portuguesa vai candidatar-se a Património Mundial da UNESCO

“Açoreano Oriental”

Os jornais portugueses que ultrapassaram a marca dos cem anos pretendem ser classificados como Património Mundial da UNESCO.
15/01/2013

ver +
Arquivo

Quase metade do património fílmico português já foi preservado pela Cinemateca

A Cinemateca Portuguesa já conseguiu garantir a preservação de 45 por cento do património fílmico português, desde o tempo do cinema mudo, mas a sua atividade está em risco.
15/01/2013

ver +
Arquivo

Guimarães é a quarta cidade Património Mundial da UNESCO mais valorizada em portais de viagens

Estátua de D. Afonso Henriques, Guimarães. UNESCO

O “berço de Portugal” é a quarta cidade distinguida como Património Mundial da UNESCO mais recomendada em todo o mundo, segundo o portal de viagens TripAdvisor.
14/01/2013

ver +
Arquivo

Descobertos vestígios pós-árabes no Castelo dos Mouros

Troço da muralha do Castelo dos Mouros. DGPC

Escavações arqueológicas efetuadas no Castelo dos Mouros, em Sintra, revelaram uma estrutura de habitação islâmica sob o pano da muralha do monumento, determinando que partes da construção são posteriores ao século XII.
03/01/2013

ver +
Arquivo

Vítor Cóias responde a perguntas do jornal “Sol” sobre qualificação dos profissionais da construção

"A reabilitação de construções existentes é, com frequência, mais complexa do que a construção corrente, quer em termos metodológicos, quer em termos tecnológicos. Para possuírem a necessária qualidade, ou seja, para serem eficazes e a preço razoável, as intervenções desta área exigem minúcia e rigor ao longo de todo o processo e, em particular, na fase de execução em obra. Isso pressupõe uma maior qualificação dos agentes envolvidos, quer ao nível das empresas, quer ao nível dos profissionais."
26/12/2012

ver +
Arquivo

Veleiro do século XIX naufragado em Tróia poderá tornar-se num museu subaquático

Público

Estão a ser investigados, na península de Tróia, distrito de Setúbal, os vestígios de um veleiro português do final do século XIX.
20/12/2012

ver +
Arquivo

EUA: Donos de Obra lançam sistema de qualificação dos Empreiteiros

O novo sistema de qualificação dos empreiteiros visa implementar um conjunto de critérios de seleção “não negociáveis”, impostos pelos Donos de Obra, com a mesma força dos relacionados com a segurança no trabalho. O objetivo é facilitar a seleção dos empreiteiros em função da dimensão e complexidade das obras.
15/12/2012

ver +
Arquivo

Plataforma para o Crescimento Sustentável propõe investir maciçamente no Património

A Plataforma para o Crescimento Sustentável propõe aumentar maciçamente o investimento na reabilitação do Património como uma das medidas a adotar para que a economia portuguesa cresça, e que esse crescimento seja durável.
14/12/2012

ver +
Arquivo

Tapeçarias de Portalegre em exposição no Brasil

Exposição de Tapeçarias de Portalegre

A cidade de São Paulo vai receber 48 tapeçarias de Portalegre, com a finalidade de promover esta arte alentejana junto do público brasileiro.
14/12/2012

ver +
Arquivo

Câmara de Lisboa planeia criar Banco de Azulejos

A Câmara Municipal de Lisboa está a inventariar os azulejos existentes no espaço público, com vista a salvaguardar este património e sensibilizar para a sua conservação.
13/12/2012

ver +
Arquivo

Património imóvel em vias de classificação protegido por mais tempo

O Mosteiro de Alcobaça é um dos imóveis em processo de classificação.

Jorge Barreto Xavier, secretário de Estado da Cultura, prorrogou por seis meses a proteção legal de que usufrui o património imóvel em processo de classificação.
11/12/2012

ver +
Arquivo

Corredor verde de Monsanto é inaugurado, 30 anos depois

Jornal i

O corredor verde de Monsanto, em Lisboa, vai ser inaugurado a 14 de dezembro, mais de 30 anos após o início do projeto.
10/12/2012

ver +
Arquivo

Cante alentejano candidata-se a Património da Humanidade em 2013

A candidatura do cante alentejano a Património Cultural Imaterial da Humanidade vai ser entregue à UNESCO no início do próximo ano.
06/12/2012

ver +
Arquivo

Casa romana em Conímbriga reconstituída virtualmente

Alexandrino Gonçalves, in Público

A simulação a três dimensões da Sala das Caçadas da Casa dos Repuxos, em Conímbriga, permite visitar virtualmente a mansão tal com ela era há dois mil anos.
05/12/2012

ver +
Arquivo

Fundo JESSICA vai apoiar 63 projetos de reabilitação urbana com 141 milhões de euros

Estão em fase avançada de análise 63 projetos de reabilitação urbana, orçados em 425 milhões de euros, para os quais o fundo europeu JESSICA vai colaborar com 141 milhões de euros.
03/12/2012

ver +
Arquivo

Modelo virtual permite “visitar” Lisboa antes do Terramoto de 1755

Imagem - Projeto

O projeto “Cidade e Espetáculo: uma visão da Lisboa Pré-Terramoto” visa recriar digitalmente a capital portuguesa antes da destruição causada pelo Terramoto de 1755.
26/11/2012

ver +
Arquivo

Estação Fluvial degradada torna-se Monumento de Interesse Público

Fachada da Estação Fluvial Sul-Sueste, Lisboa.

A Estação Fluvial Sul-Sueste, junto ao Terreiro do Paço, em Lisboa, tornou-se recentemente Monumento de Interesse Público (MIP), mas continua ao abandono.
20/11/2012

ver +
Arquivo

Chamada para artigos: Conferência Internacional "Civil Engineering Towards a Better Environment" (CE13)

Vista da Covilhã

É possível o desenvolvimento das atividades relacionadas com a engenharia civil de uma forma simultaneamente eficaz e amiga do ambiente? Este é o tema da Conferência Internacional CE13, para a qual se aceitam propostas de comunicação até dia 2 de dezembro.
20/11/2012

ver +
Arquivo

Aldeia de Covas do Monte preserva tradições ancestrais

Fotografia: CCDR Centro - Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro

Covas do Monte é uma pequena aldeia escondida num dos vales do Maciço da Gralheira, mais precisamente na Serra de São Macário, em São Pedro do Sul. Situada a 450 m de altitude, esta aldeia é composta por casas de xisto onde habita uma população de pouco mais de meia centena de pessoas e o que poderá ser o maior rebanho do país.
16/11/2012

ver +
Arquivo

Painéis de arte urbana valorizam restauro da estátua de D. José I

Fotografia: Câmara Municipal de Lisboa

A estátua equestre do rei português, que ocupa o centro do Terreiro do Paço, em Lisboa, vai ser intervencionada até maio de 2013.
13/11/2012

ver +
Arquivo

"Setúbal mais bonita" intervenciona fachadas

Jornal Expresso, edição de 7 de julho de 2012

Oito mil voluntários e 17 mil litros de tinta foram a receita do projeto "Setúbal mais bonita" para recuperar áreas degradadas da cidade.
13/11/2012

ver +
Arquivo

Empréstimo do BEI para a reabilitação urbana em Portugal prolongado até 2016

O Banco Europeu de Investimento (BEI) prolongou por quatro anos o empréstimo de 290 milhões de euros a Portugal, destinado à reabilitação urbana. O aumento do crédito vai permitir que o programa, que até agora apenas abrangia Lisboa e Porto, se alargue a todo o território nacional.
12/11/2012

ver +
Arquivo

Investigadores de diferentes áreas científicas convidados a participar no Colóquio Internacional sobre Arquitectura Popular

Convidam-se investigadores de diferentes áreas científicas a enviar as suas propostas de comunicação. A data limite para o envio de propostas é o dia 16 de novembro de 2012.
09/11/2012

ver +
Arquivo

A Câmara Municipal de Lisboa prepara o seu alinhamento com a Estratégia Europa 2020

Fotografia: Pedro Cunha (Público)

A Câmara Municipal de Lisboa recolhe ideias e sugestões que lhe permitam aproveitar as oportunidades do novo ciclo de programação financeira comunitária 2014 - 2020 e apresenta a versão preliminar do documento de estratégia "Lx-Europa 2020".
05/11/2012

ver +
Arquivo

OCDE: maior produtividade para uma saída mais rápida da crise

Capa do L'Observateur de l'OCDE n.º 291

A OCDE põe em evidência as vantagens da qualificação dos recursos humanos.
05/11/2012

ver +
Arquivo

Candidaturas abertas para o Prémio Vasco Vilalva

Prémio anual criado pela Fundação Calouste Gulbenkian, destinado a assinalar intervenções exemplares em bens móveis e imóveis de valor cultural que estimulem a preservação e a recuperação do património.
31/10/2012

ver +
Arquivo

Participe no Anuário do Património 2013 - Até 16 de novembro

O primeiro Anuário do Património em Portugal, publicado em 2012, nasceu para aproximar os intervenientes do setor e criar valor nesta área, partindo da certeza inabalável de agir pela partilha do melhor conhecimento através da criação de um guia de trabalho útil e eficiente. O AP13, editado pelo GECoRPA - Grémio do Património e pelo Canto Redondo, pretende compilar e divulgar as empresas, associações, instituições públicas e privadas, ONGs e profissionais liberais que trabalham na área da conservação do Património e reabilitação do edificado, organizadas pelo ADN – Diretório do Património.
30/10/2012

ver +
Arquivo

Umbelino Monteiro promove concurso "Ganhe um telhado grátis, e ainda poupe na fatura energética"

Imagem do concurso

A Umbelino Monteiro, associada do Grémio do Património, vai sortear um telhado UM-RENOVAR.
30/10/2012

ver +
Arquivo

EuroACE propõe reabilitação energética de todo o edificado europeu até 2050

Imagem da campanha

A campanha "Renovate Europe" é uma iniciativa da EuroACE - Aliança Europeia de Empresas para a Eficiência Energética nos Edifícios, que pretende triplicar a taxa anual de renovação do património edificado até 2020 e assegurar uma redução de 80% no consumo energético dos edifícios até 2050, face aos valores de 2005.
30/10/2012

ver +
Arquivo

Cientistas italianos condenados a prisão por subestimarem os riscos do sismo de Áquila

Palazzo del Governo, depois do terramoto (Alessandro Bianchi/REUTERS).

No passado dia 22 de outubro, um tribunal italiano condenou seis cientistas e um antigo responsável governamental a seis anos de prisão, acusando-os de homicídio involuntário por terem subestimado os riscos do terramoto que, a 6 de abril de 2009, provocou 309 vítimas mortais na cidade de Áquila.
24/10/2012

ver +
Arquivo

Projeto MAPa2012 potencia património de Guimarães

O MAPa2012 é uma divisão da Câmara Municipal de Guimarães que procura detetar oportunidades de potenciação dos recursos patrimoniais do concelho.
04/10/2012

ver +
Arquivo

Pedra & Cal 53 já nas bancas

Capa da P&C 53

Já pode ser adquirido o número 53 da Pedra & Cal, com o tema principal "Reabilitação e vulnerabilidade sísmica". A escolha desta temática prende-se com a 15.ª Conferência Mundial de Engenharia Sísmica (15WCEE), que decorre esta semana em Lisboa. Esta edição da P&C foca a questão do risco sísmico, a que se encontra exposto o edificado em extensas zonas do nosso País.
27/09/2012

ver +
Arquivo

Cassiano Branco alertava para "O Perigo dos Tremores de Terra em Portugal" há 80 anos atrás

Reprodução do Diário de Notícias de 24 de Outubro de 1932

Num artigo no Diário de Notícias de 24 de Outubro de 1932, o arquitecto modernista chamava a atenção para a necessidade de medidas de mitigação do risco sísmico.
19/09/2012

ver +
Arquivo

15.ª Conferência Mundial de Engenharia Sísmica (15WCEE) junta comunidade científica mundial em Lisboa

A conferência, que irá decorrer entre 24 e 28 de setembro no Centro de Congressos de Lisboa, terá cerca de 3700 artigos e uma participação que se espera que atinja as três mil pessoas. A revista P&C 53, em breve nas bancas, será distribuída no âmbito do evento, tendo como principal tema a "Reabilitação e vulnerabilidade sísmica".
19/09/2012

ver +
Arquivo

Lisbon Story Centre - Memórias da Cidade no Terreiro do Paço

Story Centre - Memórias da Cidade, Lisboa

Foi inaugurado dia 11 de setembro, na ala nascente do Terreiro do Paço, em Lisboa, o “Lisbon Story Centre - Memórias da Cidade”. Dedicado à história da capital, o centro de interpretação, projeto da Associação de Turismo de Lisboa, assume-se como plataforma de divulgação destinada a levar o visitante a descobrir o Património, de forma lúdica e interativa, através de uma viagem no tempo que dura aproximadamente uma hora.
13/09/2012

ver +
Arquivo

Mark Kramer sobre "criação de valor partilhado"

Excerto de entrevista a Mark Kramer, co-fundador e diretor executivo da FSG, à revista "Impulso Positivo" de Julho/Agosto 2012
21/08/2012

ver +
Arquivo

Cutty Sark flutua de novo

Cutty Sark, Royal Museums Greenwich l Fotografia: © Jim Stephenson

O Cutty Sark, talvez o mais famoso tea clipper da história, flutua de novo, desta vez não sobre os sete mares, mas sobre uma estrutura de aço e vidro, no novo museu que lhe é dedicado, em Greenwich. A totalidade do casco do magnífico veleiro encontra-se, deste modo, fora de água, e pode ser também admirada pelos visitantes.
20/08/2012

ver +
Arquivo

GECoRPA e o futuro da construção: menos empresas, melhores empresas

Artigo de opinião de Vítor Cóias na edição de 7 de agosto do Diário de Notícias
07/08/2012

ver +
Arquivo

Campo de Férias Património Verão 2012

Atelier de caiação

Terminou a primeira semana do Campo de Férias Património Verão 2012, uma iniciativa da Spira - Revitalização Patrimonial Lda., que procura deste modo aproximar crianças e jovens do património do país.
07/08/2012

ver +
Arquivo

Anuário do Património 2013 - Chamada para Artigos

Editado em parceria pelo Grémio do Património e pela editora Canto Redondo, o "Anuário do Património 2013" continuará a apostar numa base científica forte. À semelhança do anterior, o segundo número será composto, para além do Diretório dos Agentes do Setor, concebido como ferramenta de trabalho, por um dossier com artigos técnico-científicos e estudos de caso, previamente avaliados por uma comissão de arbitragem científica - através de arbitragem cega. O prazo de entrega para a submissão de artigos é dia 10 de Outubro de 2012.
31/07/2012

ver +
Arquivo

Alargado prazo de candidatura ao Prémio Modernismo WMF/Knoll 2012

Sanatório de Zonnestraal, Holanda, vencedor do Prémio Modernismo 2010

O prazo de candidatura ao Prémio Modernismo, atribuído pelo World Monuments Fund em parceria com a Knoll, Inc., foi alargado até dia 21 de Agosto de 2012.
26/07/2012

ver +
Arquivo

3M2P distinguida como PME Líder 2012

Certificado da atribuição do Estatuto PME Líder à 3M2P

O IAPMEI atribui à empresa 3M2P - Construção e Reabilitação de Edifícios, Lda, pela qualidade do seu desempenho e perfil de risco, o Estatuto de PME Líder 2012.
24/07/2012

ver +
Arquivo

Prémio Ibérico de Investigação de Arquitetura Tradicional

Cartaz promocional

O lançamento do Prémio Ibérico de Investigação de Arquitetura Tradicional surge no âmbito da partilha de valores comuns para a valorização do conhecimento e conservação do Património Vernáculo, na Península Ibérica.
19/07/2012

ver +
Arquivo

XI Congresso Internacional de Reabilitação do Património Arquitetónico e Edificado - 12, 13 e 14 de julho

Cartaz promocional

Cascais acolhe, entre 12 e 14 de julho, o "XI Congresso Internacional de Reabilitação do Património Arquitetónico e Edificado". Será a primeira vez que Portugal recebe o evento promovido pela Fundação CICOP (Centro Internacional para a Conservação do Património), este ano em parceria com a Câmara Municipal de Cascais e o Instituto de Cultura e Estudos Sociais.
04/07/2012

ver +
Arquivo

Posição do ICOM e ICOMOS (CNPs) a propósito da nova orgânica do Património Cultural e dos Museus

Divulgamos o comunicado emitido pelas Comissões Nacionais Portuguesas do Conselho Internacional dos Museus (ICOM) e do Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios (ICOMOS) a propósito da publicação dos Decretos-Lei nº 114 e 115/2012, que criam a Direção Geral do Património Cultural (DGPC) e reconfiguram as Direções Regionais de Cultura (DRCs).
03/07/2012

ver +
Arquivo

Seminário “30 anos a ReHabilitar com História” - 28 de junho

Foi a vez da cidade de Guimarães receber, no dia 28 de junho, o Seminário “30 anos a ReHabilitar com História”, ação integrada num conjunto de eventos comemorativos que assinalaram os 30 anos dedicados à reabilitação, pela empresa Umbelino Monteiro, associada do Grémio do Património desde 2008.
02/07/2012

ver +
Arquivo

Sessão de reabertura do Jardim Botânico de Lisboa - 14 de junho

No passado dia 14 de junho realizou-se uma sessão pública de reabertura do Jardim Botânico, marcada pela assinatura de um protocolo entre a Universidade e a Câmara Municipal de Lisboa, segundo o qual, defendem as entidades envolvidas, o jardim foi devolvido à possibilidade um maior usufruto por parte da cidade, após ter sido submetido a algumas obras de limpeza e conservação.
20/06/2012

ver +
Arquivo

Trabalho da britânica SPAB - Society for the Protection of Ancient Buildings reconhecido pela Europa Nostra

Curso de Manutenção de Edifícios ministrado pela SPAB em Junho de 2012

A Sociedade para a Proteção de Edifícios Antigos (SPAB - Society for the Protection of Ancient Buildings) foi galardoada com o prémio Europa Nostra 2012 na categoria "Contribuição exemplar de um individuo ou organização".
18/06/2012

ver +
Arquivo

Pedra & Cal 52 já nas bancas

Na linha do anunciado pelo presidente da Direcção do GECoRPA, no editorial da Pedra & Cal n.º 48, a revista, editada há 14 anos pelo Grémio do Património, passará a ter, em 2012, uma periodicidade semestral. A justificação desta alteração é a que foi apresentada nessa altura: a importância crescente da Internet na transmissão da informação e na divulgação do conhecimento.
06/06/2012

ver +
Arquivo

Efeitos positivos da crise: Menos construção = Melhor proteção da Natureza

Foto: Manuel Roberto (Público)

A recente entrevista ao jornal "Público" de Nuno Gomes de Oliveira, director do Parque Biológico de Gaia, é esclarecedora. Por causa do abandono (forçado) de projetos urbanísticos, a reserva do estuário do Douro acaba de ser integrada na rede nacional de áreas protegidas. Uma classificação só possível ao fim de mais de 30 anos. Para isso também contribuiu a presença constante de visitantes, cujo interesse confirma o sucesso da reserva.
30/05/2012

ver +
Arquivo

UNESCO manda parar barragem do Tua

Vale selvagem do Tua, condenado a desaparecer se a barragem for construída

O projeto de decisão do Comité do Património Mundial da UNESCO, que deverá ser formalmente aprovado em Junho, exige a interrupção imediata das obras de construção da barragem EDP de Foz Tua.
30/05/2012

ver +
Arquivo

Fórum Europa Nostra 2012 poderá ser acompanhado em direto na Internet

O Fórum Europa Nostra 2012, subordinado ao tema “Salvaguardar o Património Ameaçado da Europa”, terá lugar no Auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian, na sexta-feira, dia 1 de Junho.
29/05/2012

ver +
Arquivo

Lisboa acolhe o Congresso Anual da Europa Nostra - 29 de Maio a 2 de Junho

Cartaz promocional

O Congresso Anual, que trará a Lisboa muitas das organizações que compõem a Europa Nostra (250 no conjunto, agregando um total de cerca de 5 milhões de cidadãos de toda a Europa), bem como membros de outras organizações de defesa do Património europeu, profissionais e voluntários, e ainda os laureados com o Prémio da União Europeia para o Património Cultural, irá traduzir-se numa oportunidade única para o público português acompanhar um conjunto de eventos que integram a programação definida.
22/05/2012

ver +
Arquivo

Dia Internacional dos Museus - 18 de Maio

Cartaz promocional

A 18 de Maio deste ano comemora-se o 35º aniversário da criação do Dia Internacional dos Museus, concebido pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM) para sensibilizar o público em geral para o papel que as instituições museológicas desempenham no desenvolvimento da sociedade. O tema escolhido para as celebrações deste ano é: “Museus num Mundo de Mudança: Novos Desafios, Novas Inspirações”.
14/05/2012

ver +
Arquivo

Lançamento do Anuário do Património reúne cerca de 150 convidados

Lançamento do Anuário do Património (OA, 10 de Abril de 2012)

A apresentação da obra esteve a cargo do presidente da Ordem dos Arquitectos, arquitecto João Belo Rodeia e contou, como convidado de honra, com a presença do Dr. Elísio Summavielle, Director-Geral do Património Cultural. Entre uma assistência bastante heterogénea, composta por cerca de 150 pessoas, estiveram estudantes, investigadores, professores, representantes de ONG´s e muitos outros profissionais e interessados, incluindo várias personalidades da área, como é o caso do conhecido arquitecto Gonçalo Ribeiro Telles.
12/04/2012

ver +
Arquivo

Lançamento do Anuário do Património 2012 - 10 Abril

O GECoRPA - Grémio do Património, em parceria com a Canto Redondo – Edição e Produção, vai lançar, no próximo dia 10 de Abril, pelas 19h00 na Sede da Ordem dos Arquitectos, em Lisboa, o Anuário do Património 2012, a primeira publicação do género no País. A apresentação da obra estará a cargo do presidente da Ordem dos Arquitectos, arquitecto João Belo Rodeia. Embora sujeita a confirmação, está, também, prevista a presença do Dr. Elísio Summavielle, Director Geral do Património.
27/03/2012

ver +
Arquivo

Francisco José Viegas reconhece a importância do Património para a economia do País

Francisco José Viegas, Secretário de Estado da Cultura

Em entrevista concedida ao Jornal Expresso, publicada na edição do passado dia 24 de Março, o actual Secretário de Estado da Cultura, Francisco José Viegas, referiu-se à conservação e valorização do Património como sendo a grande aposta da Secretaria de Estado da Cultura durante o seu mandato, tendo como objectivo consolidar a imagem de Portugal enquanto destino cultural privilegiado.
26/03/2012

ver +
Arquivo

Prémio Europa Nostra 2012 distingue duplamente o Património portugês

Vista dos seis órgãos do século XIX da Basílica do Convento de Mafra

Foram conhecidos esta terça-feira, numa cerimónia realizada na Comissão Europeia, em Bruxelas, os 28 projectos na área do Património cultural distinguidos este ano no âmbito do Prémio Europa Nostra que contou com um total de 226 candidaturas, provenientes de 31 países. O património português surge na listagem dos contemplados, na categoria “Conservação e Restauro”, pelo projecto de reabilitação dos seis órgãos da Basílica do Convento de Mafra (século XIX) e pelo complexo da Sinagoga Portuguesa em Amesterdão (século XVII).
21/03/2012

ver +
Arquivo

Inauguração do Centro de Interpretação do Mosteiro da Batalha

Centro de Interpretação do Mosteiro da Batalha

Com a inauguração do Centro de Interpretação do Mosteiro da Batalha, prevista para o dia 22 de Março, a antiga Adega dos Frades vai ganhar vida e esperam-na novas funções. O Centro de Interpretação permitirá aos visitantes uma viagem pela história do Mosteiro da Batalha (Património Mundial desde 1983), possibilitando-lhes uma melhor compreensão dos seus espaços e da sua evolução construtiva.
16/03/2012

ver +
Arquivo

Prémio Vasco Vilalva 2011 distingue intervenção em edifício pombalino

Criado em 2007 pela Fundação Calouste Gulbenkian para distinguir intervenções no âmbito da recuperação e valorização do Património, o “Prémio Vasco Vilalva 2011”, no valor de 50 mil euros, foi atribuído, entre cerca de duas dezenas de propostas a concurso, a um projecto assinado pelo ateliê José Adrião Arquitetos que se traduziu na recuperação e adaptação de um edifício pombalino.
12/03/2012

ver +
Arquivo

Qualificação das empresas e dos profissionais para colocar o sector da construção ao serviço do País

Sé do Porto, intervenção da AOF - Construção e Restauro do Património Arquitectónico

Apesar da redução sofrida nos últimos anos, o sector da construção é, ainda, um dos principais empregadores em Portugal. A força de trabalho da construção é menos instruída e menos qualificada que a média da população activa do País. O tecido empresarial do sector da construção é menos organizado e menos qualificado que a média das empresas do País. Logo, no sector da construção, o aumento da qualificação terá efeitos mais rápidos e mais profundos do que noutros sectores.
28/02/2012

ver +
Arquivo

A Propósito dos Perigos da Reabilitação Urbana Simplex – O estranho caso de Jessica que matou a avó‏

Em pleno Centro Histórico do Porto- Património Mundial está em curso uma operação de “renovação urbana” que contraria os princípios e as convenções internacionais para a salvaguarda do património.

Maria Ramalho, do ICOMOS-PORTUGAL, dá nota negativa à Proposta de Lei n.º 24/XII dedicada à Reabilitação Urbana. Acusa quem a elaborou de não compreender o seu alcance em matéria de salvaguarda do património urbano nacional, de personificar um regresso ao fachadismo e de favorecer o sector da construção.
28/02/2012

ver +
Arquivo

Rui Pinho, professor na universidade de Pavia, comenta as "spin-offs" das universidades portuguesas

Rui Pinho e Vítor Cóias

O número de "spin-offs" com ligação às universidades portuguesas aumentou extraordinariamente de 2010 para 2011. De acordo com Rui Pinho, Secretário-geral da Fundação GEM (Global Earthquake Model) e docente na Universidade de Pavia, este é um cenário de crescimento muito positivo. Adverte, no entanto, para a importância de, cada vez mais, as spin-offs alcançarem projecção e mediatismo, combatendo assim a tendência que as universidades registam de se retraírem relativamente à publicitação do seus produtos e resultados.
17/02/2012

ver +
Arquivo

Elísio Summavielle nomeado Director Geral do Património

Elísio Summavielle

O cargo surge na sequência da criação da Direcção Geral do Património Cultural que, integrada na orgânica da Secretaria de Estado da Cultura, resulta da fusão entre o IMC e o IGESPAR. Summavielle tem uma longa carreira dedicada à salvaguarda e promoção do Património: foi Secretário de Estado da Cultura e, antes, director do IPPAR. O seu historial de colaboração com o GECoRPA - Grémio do Património também é longo: colaborou no primeiro número da "Pedra & Cal" e foi ele que assinou, pelo então IPPAR, o protocolo de colaboração entre as duas entidades.
16/02/2012

ver +
Arquivo

Mais construção na frente ribeirinha de Lisboa: Câmara e IGESPAR deixam seguir projecto da "concha" da EDP

Projecto da autoria da britânica Amanda Levete

A Câmara de Lisboa aprovou no dia 8 de Fevereiro um pedido de informação prévia da Fundação EDP para construir um centro cultural em forma de concha à beira-Tejo, em Belém.
13/02/2012

ver +
Arquivo

Custa a crer: A requalificação da Ribeira das Naus passa a incluir a construção de um silo automóvel de três andares!

Projecto original de requalificação da Ribeira das Naus

A Câmara Municipal de Lisboa anunciou no dia 10 de Janeiro a construção de um silo automóvel na zona central da frente ribeirinha, no âmbito do projecto de requalificação da Ribeira das Naus. Custa a crer!
08/02/2012

ver +
Arquivo

8ª UrbaVerde – Feira das Cidades Sustentáveis

Cartaz da 8ª UrbaVerde – Feira das Cidades Sustentáveis

Organizada pelo Jornal Arquitecturas em parceria com a Câmara Municipal de Matosinhos, e com o alto patrocínio do Governo de Portugal, a 8ª UrbaVerde – Feira das Cidades Sustentáveis realiza-se de 12 a 14 de Abril na Exponor, Porto. Da sua programação, que integra um conjunto de iniciativas formativas onde se debaterão os novos desafios, as soluções e as metas a alcançar para um futuro mais sustentável nas cidades, destaca-se a 7ª Grande Conferência do Jornal Arquitecturas - "Arrendamento e Reabilitação: Dinamizar o Mercado, Regenerar a Cidade" que conta com o presidente da Direcção do Grémio do Património como membro do Conselho Consultivo.
07/02/2012

ver +
Arquivo

Nova lei orgânica da área do Património Cultural: Pontos fortes e pontos fracos

Elísio Summavielle, ex-Secretário de Estado da Cultura e ex-Director do IGESPAR

Elísio Summavielle dá nota positiva a criação da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), que considera permitir uma melhor coordenação e gestão de recursos, mas tem algumas reservas relativamente à extinção da Direção Regional de Cultura de Lisboa e Vale do Tejo e à integração da área patrimonial dos Arquivos na área do Livro e da Leitura.
11/01/2012

ver +
Arquivo

Secretário de Estado adjunto da economia aconselha os autarcas a preocuparem-se menos com a construção

Jornal

Dentre os recursos de que Portugal pode tirar partido, ressaltam o clima e o património (natural e cultural) e a excelente infra-estrutura rodoviária.
02/01/2012

ver +
Arquivo

Urban Match lança base de dados de reabilitação urbana com mais de 1300 edifícios em Lisboa

Urban Match

Empresa júnior cria ferramenta online que inclui todos os edifícios devolutos, semi-devolutos ou em estado de degradação visível em Lisboa ocidental.
02/01/2012

ver +
Arquivo

Construção e Imobiliário: Os “motores” do desenvolvimento do País?

Enquanto, no passado, contribuiu para dotar o País do edificado e da infra-estrutura necessários ao bem-estar das populações e ao funcionamento da economia, a construção foi um importante instrumento do desenvolvimento. Ultrapassada essa fase, os impactos negativos da construção e da urbanização tendem a agravar-se e os benefícios que estas actividades trazem à sociedade deixam de compensar.
26/12/2011

ver +
Arquivo

Bolsas de estudo para Mestrado Avançado em Análise Estrutural de Monumentos e Construções Históricas

Structural Analysis of Monuments and Historical Constructions

Applications for the Advanced Masters in Structural Analysis of Monuments and Historical Constructions, approved and financially sponsored by the European Commission within the framework of the Erasmus Mundus Programme, are opened up to January 20, 2012.
23/12/2011

ver +
Arquivo

Prémios IHRU 2011

Escola Secundária de Pedro Nunes distinguida na categoria “Reabilitação Isolada de Imóveis”.

O prémio, que existe há quatro anos e se divide em diferentes categorias, visa distinguir empreendimentos de habitação de interesse social, bem como obras de reabilitação no meio urbano inovadoras.
20/12/2011

ver +
Arquivo

Quase 1/3 dos encargos das famílias portuguesas destina-se à habitação

Em resultado do incentivo à compra de habitação própria e ao deficiente funcionamento do mercado de aluguer, o orçamento familiar está sobrecarregado com as despesas de habitação.
20/12/2011

ver +
Arquivo

A Associação Nacional de Proprietários (ANP) entregou ao Governo a sua proposta de alterações do regime de arrendamento urbano

A proposta apresentada prevê a correcção das rendas antigas, os despejos céleres e outras alterações relacionadas com o arrendamento urbano.
09/12/2011

ver +
Arquivo

Fosso entre ricos e pobres: É necessária uma maior exigência de qualificação dos recursos humanos das empresas da construção

Tratamento electroquímico de uma laje com sinais de corrosão das armaduras resultante de uma forte contaminação com cloretos.

No que toca a Portugal, esta ilação é particularmente relevante para o setor da construção (o segundo maior empregador a seguir ao estado), onde a percentagem de mão-de-obra qualificada é muito baixa.
06/12/2011

ver +
Arquivo

Fado consagrado Património Imaterial da Humanidade

José Malhoa, “O Fado”, 1910, Óleo s/ tela, 150 x 183 cm

Portugal acordou, no passado dia 27 de Novembro, com a notícia da consagração mundial do fado. Apresentado como “símbolo da identidade nacional” e como “a mais popular das canções urbanas”, foi elevado, pela UNESCO, à categoria de Património Cultural Imaterial da Humanidade.
27/11/2011

ver +
Arquivo

Ponte 25 de Abril: Obras de manutenção passam despercebidas

Vista da Ponte 25 de Abril

A grande maioria dos transeuntes, que diariamente utiliza a Ponte 25 de Abril, não se apercebe das obras de manutenção de que a estrutura, com 45 anos, tem sido alvo nos últimos doze meses.
23/11/2011

ver +
Arquivo

CS - Coelho da Silva associa-se ao GECoRPA – Grémio do Património

Cobertura

Com 84 anos de presença no sector, e com uma posição de grande relevo no fabrico de telhas cerâmicas e acessórios para revestimento de coberturas e fachadas, a CS – Coelho da Silva, SA é hoje líder de mercado em Portugal e uma forte referência internacional, estando presente em mais de 25 países, com particular destaque para a Europa, Ásia e Médio Oriente.
11/11/2011

ver +
Arquivo

Portugal recebe o Congresso Internacional da Europa Nostra em 2012

Placa indicativa dos monumentos contemplados com o Prémio Europa Nostra

A edição de 2012 do Congresso Internacional da Europa Nostra vai decorrer em Portugal entre os dias 30 de Maio e 2 de Junho. No mesmo ano em que se celebram quatro décadas sobre a assinatura da Convenção do Património Mundial da UNESCO, o evento, organizado em parceria com o Centro Nacional de Cultura, contará com a colaboração do GECoRPA – Grémio do Património, associado da federação pan-europeia desde 1998.
07/11/2011

ver +
Arquivo

4ª Edição do Prémio Vasco Vilalva para a recuperação e valorização do Património

Restauro da Igreja do Sacramento, vencedor do Prémio Vasco Vilalva em 2010

Está a decorrer, até ao dia 30 de Novembro de 2011, o prazo para a recepção de candidaturas referentes à 4ª edição do Prémio Vasco Vilalva. Criado pela Fundação Calouste Gulbenkian em homenagem a Vasco Vilalva, mecenas a quem o País muito deve na área da recuperação e da valorização do Património, o Prémio, no valor de 50.000€, destina-se a assinalar intervenções exemplares em bens móveis e imóveis de valor cultural que estimulem a preservação e a recuperação do Património português.
06/11/2011

ver +
Arquivo

Encontros com o Património regressam à TSF

Chalet da Condessa d’Edla, Sintra

A TSF, em pareceria com o IGESPAR, começou dia 29 de Outubro de 2011 a emitir a quinta série de programas dedicados a vários temas do Património. Emitido aos Sábados entre as 12h00 e as 13h00, com reemissão entre a 1h00 e as 2h00, os “Encontros com o Património” falam de sítios com História, de paisagens e pessoas, entre o passado e o presente.
03/11/2011

ver +
Arquivo

Requalificação da Frente Ribeirinha da Baixa Pombalina passa para a Câmara de Lisboa

Praça do Comércio, Lisboa, durante as obras de reabilitação dos pavimentos realizadas em 2010.

O Governo aprovou no passado dia 27 de Outubro o diploma que confirma a extinção da sociedade Frente Tejo, passando assim a gestão dos imóveis do Estado confiada aquela empresa, no âmbito da requalificação urbana da Frente Ribeirinha da Baixa Pombalina e da zona Ajuda-Belém, para a Direcção Geral do Tesouro e Finanças.
02/11/2011

ver +
Arquivo

O Sismo de Van: a Turquia não estava preparada. E Portugal?

Região de Vans, Turquia, após abalo sísmico de 23 de Outubro de 2011.

E em Portugal? Embora, na generalidade, se possa considerar que a qualidade da construção seja um pouco superior à da Turquia, temos, igualmente, o problema da ausência de uma fiscalização sistemática e eficaz.
27/10/2011

ver +
Arquivo

Feira do Livro do Património

A Feira, promovida pelo IGESPAR, pretende invadir com livros cinco dos mais paradigmáticos monumentos nacionais numa iniciativa original que faz com que as publicações saiam do seu espaço convencional de venda para ocuparem o Património, surpreendendo assim os visitantes.
26/10/2011

ver +
Arquivo

Plácido Domingo na assembleia-geral Europa Nostra, em Amsterdão

Como presidente da direcção do GECoRPA – Grémio do Património, membro institucional da Europa Nostra desde 1998 ,tive o prazer de participar, de novo, numa A.G. anual desta prestigiada organização europeia, reunida, desta vez, em Amsterdão, no novo Museu Hermitage.
24/07/2011

ver +
Arquivo

Câmara Municipal de Avis organizou Seminário “Tradição e Inovação Arquitectura e Ambiente”

O Município de Avis, em parceria com a Ordem dos Arquitectos – Delegação de Portalegre, organizou, no dia 30 de Junho, o seminário “Tradição e Inovação | Arquitectura e Ambiente”, que teve lugar no Auditório Municipal José Carlos Ary dos Santos.
21/07/2011

ver +
Arquivo

Centros Históricos e Vida Contemporânea

Decorreu, no dia 6 de Novembro, o ciclo de conferências “Centros Históricos e Vida Contemporânea”, no Auditório do Metropolitano de Lisboa, promovido pelo Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU), em colaboração com o ICOMOS-Portugal.
21/07/2011

ver +
Arquivo

Fórum AR&PA sobre “A Economia do Património Cultural na Europa”

O Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, acolheu, no passado dia 26 de Outubro, o II Fórum AR&PA sobre “A Economia do Património Cultural na Europa”,
21/07/2011

ver +
Arquivo

Sismo de Port au Prince - O efeito em certas zonas de Lisboa de um sismo

O recente sismo de Port au Prince veio pôr a nu graves insuficiências estruturais do parque edificado daquela cidade.
21/07/2011

ver +
Arquivo

Seminário ARP 2010 “Avaliação de Risco em Património: Necessidade ou Luxo?”

Decorreu nos dias 6 e 7 de Dezembro de 2010, na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), o seminário ARP 2010 “Avaliação de Risco em Património: Necessidade ou Luxo?”
21/07/2011

ver +
Arquivo

Estudo no âmbito de um projecto da STAP

Perspectiva global de um edifício antigo reforçado.

“Reforço sísmico de alvenaria tradicional com faixas de GFRP e ancoragens. Ensaios de aderência e modelo de cálculo” é o título do trabalho desenvolvido por Joaquim Gil Carvalho Cardoso,
21/07/2011

ver +
Arquivo

Projecto da Via Latina laureado pelo “European Union Prize for Cultural Heritage / Europa Nostra Awards 2009”

O edifício da Via Latina após a intervenção

O projecto de recuperação do edifí­cio da Via Latina, parte integrante do conjunto monumental da Universidade de Coimbra, foi distingui­do no âmbito dos “European Union Prize for Cultural Heritage / Europa Nostra Awards 2009”.
21/07/2011

ver +
Arquivo

Governo aprova legislação em defesa do património cultural

Legislação em defesa do património cultural

No passado dia 15 de Junho foram aprovados três decretos-lei no âmbito da regulamentação da Lei de Bases de Protecção do Património Cultural (lei n.º 107/2001 de 8 de Setembro).
21/07/2011

ver +
Arquivo

Monsaraz . Reconstruir a memória

Ana Paula Amendoeira apresentou o seu mais recente trabalho intitulado “Monsaraz. Reconstruir a memó­ria”. No passado dia 24 de Outubro, e após o lançamento do livro em Reguengos, coube à Casa do Alentejo, em Lisboa, receber a autora.
21/07/2011

ver +
Arquivo

A Sé de Lisboa e o Programa Cheque-obra

http://cidadanialx.blogspot.com

Recentemente, a Sé de Lisboa foi protagonista de uma lamentável intervenção que danificou uma das pedras do portão norte.
21/07/2011

ver +
Arquivo

Plano de Pormenor do Parque Mayer pode pôr em risco o Jardim Botânico

Parque Mayer

O Parque Mayer e a sua zona envolvente já têm uma Proposta de Plano de Pormenor, que foi aberta a discussão pública no passado mês de Novembro.
21/07/2011

ver +
Arquivo

Linha do Tua permanece com destino incerto

Linha do Tua

Após a decisão do IGESPAR de arquivar o processo de classificação, o movimento em defesa da linha do Tua apresentou uma providência cautelar no Tribunal Administrativo e Fiscal do Porto com o intuito de suspender o parecer.
21/07/2011

ver +
Arquivo

Moção sobre a Casa do Passal

Aristides de Sousa Mendes e família, numa foto dos anos 30

A Casa do Passal, onde nasceu Aristides de Sousa Mendes, encontra-se em risco de ruína iminente. Reunidos numa sessão de homenagem ao grande Português, no aniversário do seu nascimento, a Fundação Aristides de Sousa Mendes, o GECoRPA - Grémio do Património e os cidadãos presentes aprovaram uma moção chamando a atenção das entidades responsáveis.
19/07/2011

ver +
Arquivo

Obra de Michel Giacometti é reeditada 20 anos após a sua morte

Michel Giacometti

No dia 24 de Novembro completaram-se 20 anos da morte de Michel Giacometti. Nascido na Córsega em 1929, este etnomusicólogo foi pioneiro na recolha das tradições musicais populares portuguesas.
24/11/2010

ver +
Arquivo

Umbelino Monteiro, S. A. Celebra 50.º aniversário

José Augusto Marques

No dia 30 de Outubro, a Umbelino Monteiro, S. A., empresa especializada no sector das telhas cerâmicas, solenizou cinquenta anos de história.
31/10/2010

ver +
Arquivo

II World Heritage Portuguese Origin

World Heritage Portuguese Origin

O I Encontro Internacional “World Heritage Portuguese Origin” (WHPO), promovido pela Universidade de Coimbra, pela Comissão Nacional da UNESCO, o IGESPAR e o ICOMOS Portugal, em 2006 na Universidade de Coimbra,
27/10/2010

ver +
Arquivo

Vila de Sintra anfitriã do XI Congresso Mundial da Organização das Cidades Património Mundial em 2011

Dias dos Reis

No decurso do X Congresso Mundial da Organização das Cidades Património Mundial, que se realizou no passado dia 14 de Setembro, em Quito, Equador, a vila de Sintra foi escolhida para acolher a próxima cimeira, a realizar em 2011.
16/09/2010

ver +
Arquivo

Resolução sobre riscos sísmicos é publicada em Diário da República

Sismógrafo

Foi publicada em Diário da República, no dia 11 de Agosto de 2010, a Resolução n.º 102, intitulada “Adopção de medidas para reduzir os riscos sísmicos”. O documento foi aprovado em Assembleia da República no dia 22 de Julho de 2010.
11/08/2010

ver +
Arquivo

STAP ganha o “Award of Excellence 2009” do ICRI

O Silo de cereais de Lagoa, S. Miguel (Açores), após a intervenção.

A STAP – Reparação, Consolidação e Modificação de Estruturas, S. A. can­didatou, este ano, uma obra da sua autoria ao prémio do International Concrete Repair Institute (ICRI), na categoria “Longevidade”,
21/09/2009

ver +
Arquivo

Jardim Botânico seleccionado para o Observatório do Fundo Mundial dos Monumentos 2012

Vista do Jardim Botânico da Universidade de Lisboa

Associação internacional sem fins lucrativos, o World Monuments Fund (WMF) divulga, com uma periodicidade bienal, uma lista que integra monumentos e sítios espalhados pelo mundo que são considerados relevantes para a herança cultural da humanidade pelo significado histórico, artístico e arquitectónico associado e cuja preservação se encontra em perigo. A iniciativa pretende alertar e contribuir para que as comunidades e autoridades locais assumam um papel activo na salvaguarda do seu património cultural, promovendo simultaneamente a angariação de fundos para a causa.

ver +
Arquivo

Conferência "A tutela jurisdicional na defesa do Património Cultural Construído"

Conferência promovida pelo Fórum do Património 2017 Destinada às ONG das regiões “Área Metropolitana de Lisboa” e “Alentejo” Palácio Fronteira, 19 de junho de 2017 - 18:00

ver +
Arquivo

Está a decorrer até dia 20 a segunda jornada do ciclo Engenharia para a Sociedade: "Cidades e Desenvolvimento"

A jornada "Cidades e Desenvolvimento", que terá lugar no Centro de Congressos do LNEC, abordará as temáticas da conservação e reabilitação, do risco e segurança, do desempenho dos materiais e das construções, das infraestruturas urbanas e do ambiente e habitabilidade no espaço urbano.

ver +
Arquivo

Colóquio sobre Património Edificado

No próximo dia 17 de Setembro de 2011 o Museu Soares dos Reis no Porto irá receber um Colóquio sobre Património Edificado, organizado pelo Green Lines Instituto e pelo International Journal of Heritage and Sustainable Development (IJHSD).

ver +
Arquivo

Rempart, 45 anos a conservar e reabilitar o património francês

A Rempart é um movimento associativo francês de salvaguarda do património. Criado em Julho de 1966, actualmente conta com 170 membros que têm como objectivo comum a vontade de restaurar e salvaguardar o património, assim como trazer nova vida ao mesmo.

ver +
Arquivo

Paris acolhe a 17.ª Assembleia Geral do ICOMOS

A capital francesa vai acolher, de 27 de Novembro a 2 de Dezembro de 2011, a 17.ª Assembleia Geral do ICOMOS, o Conselho Internacional dos Monumentos e dos Sítios (International Council on Monuments and Sites).

ver +
Arquivo

Universidade Católica lança Curso de Especialização em Reabilitação Urbana

Estão abertas as candidaturas ao Curso de Especialização em Reabilitação Urbana, leccionado pela Universidade Católica Portuguesa. O curso abrange quatro temas principais: Objecto, Riscos, Processo e Estratégia.

ver +

© Copyright Gecorpa. Todos os direitos reservados.
Develop By: Primeway - Creative Business Solutions