Notícias

Novos projetos dinamizam a reabilitação urbana em Portugal

Os municípios portugueses vão receber 50 milhões de euros para investir na recuperação de edifícios nos centros urbanos.

Os fundos, oriundos do Banco Europeu de Investimento, vão ser distribuídos pelo Governo português no âmbito do programa “Reabilitar para Arrendar". As autarquias poderão candidatar-se até 6 de junho, apresentando projetos com rendas apoiadas ou condicionadas.

O programa abrange a recuperação de edifícios em estado de degradação ou de zonas urbanas que possam ser alvo de uma reabilitação urbana sistemática, podendo ainda incluir a construção de novos edifícios, dentro de um tecido urbano muito densificado. A principal finalidade é reunir vantagens tanto para os habitantes, que beneficiarão de preços mais baixos, como para as empresas de construção civil e para as próprias cidades.

Também a recém-criada sociedade de investimentos Edge Berggruen Investments vai apostar na reabilitação do património imobiliário português. O objetivo é selecionar ativos desvalorizados e voltar a colocá-los no mercado como um ativo passível de gerar rendimento atrativo para investidores.

A sociedade resultou da associação do The Edge Group, a holding de investimentos de Luís Pinto Basto e Miguel Pais do Amaral, com a Berggruen Holding, do bilionário norte-americano Nicolas Berggruen.

Edifícios de escritórios, espaços comerciais, hotéis e edifícios residenciais com potencial de arrendamento são o principal tipo de património, essencialmente urbano, pretendido pela sociedade, que garante estar a preparar-se para adquirir edificado em larga escala. Até ao final do ano, a companhia estima atingir uma carteira de cerca de mil milhões de euros.
 
18/04/2013

© Copyright Gecorpa. Todos os direitos reservados.
Develop By: Primeway - Creative Business Solutions