Notícias

Ano Europeu do Património Cultural 2018 inaugurado em Milão pelo comissário europeu Tibor Navracsics

O Fórum Europeu da Cultura, que teve lugar em Milão em 2017, foi o palco da estreia do Ano Europeu do Património Cultural, uma iniciativa da Comissão Europeia. A comemoração conta com a participação de 27 países e mais de 7000 eventos por toda a Europa. Assinala alguns aniversários históricos tais como o 100.º aniversário do fim da Primeira Guerra Mundial e da independência de vários Estados-Membros, bem como o 400.º aniversário do início da Guerra dos Trinta Anos.

No documento "Decisões do Parlamento Europeu e do Conselho", de 25 de maio de 2017, publicado no jornal oficial da União Europeia, podem ler-se os objetivos desta iniciativa onde se destacam  a promoção do património cultural de todos os Estados Membros da União Europeia como fator de diálogo, a sensibilização e consciencialização para o seu valor intrínseco através de atividades de dinamização cultural pedagógicas e inclusivas, e o reforçodo seu potencial económico nas sociedades e no turismo com recurso de estratégias sustentáveis.
O orçamento do evento está estimado em 8 milhões de euros, valor que será aplicado e distribuído por vários setores. A criação de postos de trabalho, o planeamento e execução de atividades de expressão cultural, no espaço dos museus e monumentos, a realização de estudos e investigação e o fomento a novos projetos e redes, serão potenciados pelo orçamento da iniciativa.
Portugal, enquanto parte integrante deste evento, tem por coordenador nacional o Dr. Guilherme d´Oliveira Martins, responsável por assegurar a coordenação das várias atividades. A sua mensagem "Ter memória é respeitarmo-nos!" está disponível no site do Ano Europeu do Património Cultural.
A programação portuguesa está disponível em várias plataformas digitais e agendas culturais públicas de fácil acesso: o sítio da Direção Geral do Património Cultural e das suas delegações regionais, as plataformas autárquicas digitais, os sítios institucionais da União Europeia (europa.eu), as agendas universitárias, e todas as respetivas extensões nas redes sociais.  Ao programa oficial juntam-se também uma série de iniciativas privadas sobre as quais também se deverá voltar a atenção.

22/03/2018

Galeria

Fórum Cultural Europeu de 2017, em Milão.
Fórum Cultural Europeu de 2017, em Milão.
Plateia no Fórum Cultural Europeu, em Milão. 22 de Março de 2018. Retirada do sítio http://anoeuropeu.patrimoniocultural.gov.pt/
Fórum Cultural Europeu de 2017, em Milão.
Tibor Navracsics
Ano Europeu do Património Cultural 2018

© Copyright Gecorpa. Todos os direitos reservados.
Develop By: Primeway - Creative Business Solutions