Notícias

Modelo virtual permite “visitar” Lisboa antes do Terramoto de 1755

Imagem - Projeto
Imagem - Projeto "Cidade Espetáculo: uma visão da Lisboa Pré-Terramoto"

O projeto “Cidade e Espetáculo: uma visão da Lisboa Pré-Terramoto” visa recriar digitalmente a capital portuguesa antes da destruição causada pelo Terramoto de 1755.

O modelo, desenvolvido pelo Centro de História da Arte e Investigação Artística (CHAIA) da Universidade de Évora, com o apoio da empresa Beta Technologies e do King’s Visualization Lab – King’s College London, procura reconstruir virtualmente o desenho urbano da cidade, o tecido arquitetónico da área destruída e os exteriores de alguns edifícios de referência, como o Paço da Ribeira, a Patriarcal, a Ópera do Tejo, o Convento de Corpus Christi e o Hospital de Todos-os-Santos.

De forma a potenciar um “regresso” à realidade urbanística, social e cultural da primeira metade do século XVIII, a equipa procedeu a um exaustivo levantamento de fontes escritas e iconográficas sobre a cidade, na altura, uma mais populosas da Europa. Além da recriação urbana, o projeto, iniciado em 2008, vai ainda incluir sons do ambiente citadino da época e  reconstituir espetáculos e eventos de destaque, como touradas, ópera e procissões.

O projeto pretende fomentar, a nível nacional e internacional, o debate científico e a partilha de fontes documentais sobre a História Urbana da cidade de Lisboa. Até ao momento, foram recriados os exteriores do Paço da Ribeira, da Rua da Capela, da Torre do Relógio, da Praça da Patriarcal, da Real Ópera do Tejo e do Pátio das Arcas.

Alguns dos modelos estão disponíveis online na página do projeto.
26/11/2012

Vídeos


Galeria

Projeto
Projeto "Cidade Espetáculo: uma visão da Lisboa Pré-Terramoto"
Projeto Cidade Espetáculo: uma visão da Lisboa Pré-Terramoto
Projeto Cidade Espetáculo: uma visão da Lisboa Pré-Terramoto

© Copyright Gecorpa. Todos os direitos reservados.
Develop By: Primeway - Creative Business Solutions