Notícias

Fundo JESSICA vai apoiar 63 projetos de reabilitação urbana com 141 milhões de euros

Estão em fase avançada de análise 63 projetos de reabilitação urbana, orçados em 425 milhões de euros, para os quais o fundo europeu JESSICA vai colaborar com 141 milhões de euros.

Almeida Henriques, secretário de Estado Adjunto da Economia e Desenvolvimento Regional, anunciou ainda a intenção de realizar, em 2013, investimentos que representem, pelo menos, 50% dos 335 milhões de euros que constituem o fundo JESSICA. Para já, estão contratualizados 12 investimentos de reabilitação urbana em centros históricos, quase na totalidade privados e ligados a projetos económicos locais, que totalizam um investimento de 42 milhões de euros.

O responsável anunciou também que este Fundo passará a estar disponível para investimentos em eficiência energética em contexto urbano. A sustentabilidade dos projetos a concurso é uma das características necessárias para a atribuição do financiamento, que terá de ser reembolsado, de forma a colaborar para o Fundo e propiciar novos investimentos.

O Fundo JESSICA, lançado pela Comissão Europeia, pelo Banco Europeu de Investimento e pelo Banco de Desenvolvimento do Conselho da Europa, funciona há um ano em Portugal e visa apoiar os estados-membros no financiamento de investimentos de reabilitação urbana, recorrendo a fundos QREN dos Programas Operacionais aderentes e apoiados pelos Fundos de Desenvolvimento Urbano e pela Direção-Geral de Tesouro e Finanças.
03/12/2012

© Copyright Gecorpa. Todos os direitos reservados.
Develop By: Primeway - Creative Business Solutions