Notícias

Cante alentejano candidata-se a Património da Humanidade em 2013

A candidatura do cante alentejano a Património Cultural Imaterial da Humanidade vai ser entregue à UNESCO no início do próximo ano.

Previa-se que a candidatura tivesse sido entregue em março de 2012, mas o Ministério dos Negócios Estrangeiros adiou o projeto para 2013, considerando que não reunia as condições mínimas necessárias para ser aceite pela UNESCO.

A candidatura, promovida pela Confraria do Cante Alentejano, procura envolver as comunidades, os grupos e indivíduos na defesa do seu património cultural. O objetivo é conseguir o reconhecimento internacional do cante alentejano, salvaguardando e promovendo a continuação da atividade, que desde o final do século XV se tem vindo a praticar na região portuguesa.

A classificação do fado como Património Cultural Imaterial da Humanidade, a 27 de novembro de 2011, elevou a fasquia para a Comissão Nacional da UNESCO, que garante ter uma responsabilidade acrescida na apresentação de candidaturas com qualidade. O projeto português foi considerado pelo Comité internacional como um dos sete melhores preparados, constituindo um exemplo de boas práticas para os candidatos a Património da Humanidade.
06/12/2012

Vídeos

Documentário de Sérgio Tréfaut sobre o Cante Alentejano.


© Copyright Gecorpa. Todos os direitos reservados.
Develop By: Primeway - Creative Business Solutions