Notícias

Infraestrutura construída: Menos reabilitação hoje, mais prejuízo no futuro

Infografia do estudo
Infografia do estudo "Failure to Act" da ASCE

Estudo da Associação dos Engenheiros Civis dos EUA põe em evidência as perdas futuras para a economia em resultado da falta de reabilitação da infraestrutura.

A série de relatórios "Failure to Act" da ASCE, American Society of Civil Engineers, mostra as consequências para a economia dos EUA do prolongado subinvestimento na manutenção e reabilitação da infraestrutura daquele país (edifícios, rodovias e ferrovias, portos, aeroportos, abastecimento de água, produção e distribuição de eletricidade, etc.). As recomendações contidas no estudo poderiam, caso fossem adotadas, traduzir-se em ganhos económicos em termos PIB, rendimento pessoal disponível, exportações e emprego até 2020.

O relatório final foi publicado em 15 de Janeiro e dá uma imagem global das oportunidades associadas ao investimento na infraestrutura e os custos resultantes do atual défice de investimento.

O estudo da ASCE conclui que com um investimento adicional de 157 mil milhões de dólares por ano (menos que o PIB português) até 2020, os EUA podem eliminar este travão sobre o crescimento económico e prevenir a perda de:

  • 3,1 biliões (milhões de milhões) de dólares no PIB, quase o equivalente à totalidade do PIB da Alemanha
  • 1,1 biliões de dólares em comércio, o equivalente ao PIB do México
  • 2,4 biliões de dólares em consumo, comparável ao PIB do Brasil
  • 3,5 milhões de empregos, mais do que os empregos criados nos EUA nos últimos 22 meses
  • 3100 dólares em rendimento pessoal disponível.

Não são conhecidos estudos equivalentes em Portugal que, em resultado dos grandes investimentos em construção nova das últimas décadas, dispõe, hoje, duma infraestrutura construída recente e praticamente completa (rodovias, energia eólica). Subsiste, no entanto, uma infraestrutra construída antiga ou mesmo muito antiga (edificado, ferrovias, portos, pontes, barragens).

Este estudo dos engenheiros civis americanos devia constituir uma chamada de atenção para a necessidade de se olhar para a importância da manutenção da infraestrutura nova e a reabilitação da infraestrutura mais antiga, sob pena de perdas importantes num futuro não muito distante.

Mais informação aqui.

23/01/2013

© Copyright Gecorpa. Todos os direitos reservados.
Develop By: Primeway - Creative Business Solutions