Notícias

Governo lança novo programa de reabilitação urbana

Estão abertas as candidaturas ao programa "Reabilitar para Arrendar", criado pelo Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU).

Com uma dotação inicial de 50 milhões de euros, o projeto é o primeiro de um conjunto de ações a nível nacional a ser divulgadas nos próximos meses. A iniciativa procura promover a reabilitação urbana de edifícios, que posteriormente serão arrendados.

O IHRU está a receber candidaturas até 6 de junho, aceitando a participação de municípios, empresas municipais e sociedades de reabilitação urbana. Serão privilegiados os seguintes tipos de intervenções:

  • Reabilitação ou reconstrução de edifícios cujo uso seja maioritariamente habitacional e cujos fogos se destinem a arrendamento nos regimes de renda apoiada ou de renda condicionada;
  • Reabilitação ou criação de espaços do domínio municipal para uso público desde que ocorram no âmbito de uma operação de reabilitação urbana sistemática, conforme o disposto no Regime Jurídico da Reabilitação Urbana;
  • Reabilitação ou reconstrução de edifícios que se destinem a equipamentos de uso público, incluindo residências para estudantes;
  • Construção de edifícios cujo uso seja maioritariamente habitacional e cujos fogos se destinem a arrendamento nos regimes de renda apoiada ou de renda condicionada, desde que se tratem de intervenções relevantes de preenchimento do tecido urbano antigo.
O regulamento do programa e as condições de participação estão disponíveis aqui.

Cada candidatura pode incluir várias intervenções e pode ainda permitir a outras entidades públicas, nomeadamente os serviços da administração direta do Estado, os institutos públicos, as regiões autónomas, as associações de municípios e as entidades públicas empresariais de capitais exclusivamente públicos, a apresentação de intervenções próprias que respeitem as tipologias acima definidas.

As intervenções deverão localizar-se em áreas de reabilitação urbana aprovadas ou em processo de delimitação, podendo localizar-se fora destas áreas caso a candidatura seja apresentada ao abrigo do artº 77º-A do Regime Jurídico da Reabilitação Urbana, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 307/2009, de 23 de outubro, com as alterações introduzidas pela Lei nº 32/2012, de 14 de agosto.

As intervenções deverão iniciar-se num prazo máximo de 12 meses a contar da data de abertura do período de candidaturas e deverão estar concluídas até ao dia 15 de dezembro de 2016. O financiamento previsto é realizado sobre a forma de empréstimos a 30 anos, com 10 anos de carência de capital e com uma taxa de juro indexada à Euribor que rondará neste momento os 3%. Serão financiados 50% dos custos do investimento total de cada intervenção.

Este programa é a primeira de várias iniciativas que o IHRU vai apresentar no decorrer dos próximos meses, destinadas a incentivar ações de reabilitação urbana em todo o território nacional.

O IHRU tem por finalidade assegurar a concretização das políticas governamentais nas áreas da habitação e da reabilitação urbana. A Política de Cidades e outras medidas sociais e de salvaguarda e valorização patrimonial são tidas em conta pelo organismo, que procura garantir a preservação e evolução da memória do edificado.

15/04/2013

© Copyright Gecorpa. Todos os direitos reservados.
Develop By: Primeway - Creative Business Solutions