Notícias

Enquanto em Portugal se começa a destruição dos últimos rios selvagens...

Vale do Tua: até ao fim de junho estavam construídos cerca de 15m (circulo amarelo) do paredão com uma altura total de 108m (assinalado a vermelho).
Vale do Tua: até ao fim de junho estavam construídos cerca de 15m (circulo amarelo) do paredão com uma altura total de 108m (assinalado a vermelho).

... nos Estados Unidos assinala-se o segundo aniversário da conclusão do até agora maior projeto de remoção de barragens e recuperação dos ecossistemas fluviais: a recuperação do rio Elwha, no estado de Washington. A demolição da barragem com o mesmo nome, juntamente com a de Glines Canyon, e a subsequente regeneração dos ecossistemas por elas destruídos, prolongou-se por dez anos e envolveu um investimento de mais de 300 milhões de dólares.

Naquele país foram removidas, nos últimos 50 anos, cerca de um milhar de barragens. As primeiras foram pequenas barragens de explorações mineiras em regiões remotas, já abandonadas. Mas em 1999, a demolição da barragem Edwards no rio Kennebec, estado do Maine, passou a constituir um marco relevante: foi o resultado duma decisão judicial que contrariou a vontade da entidade proprietária, e a primeira vez que um aproveitamento hidroelétrico em funcionamento foi desativado.

Em Portugal, o Plano Nacional de Barragens atualmente em curso prevê a construção de sete barragens: Alto Tâmega, Gouvães, Daivões, Fridão, Foz Tua, Girabolhos e Bogueira. Destas, apenas a barragem de Foz Tua, no concelho de Alijó, está em construção, envolta em polémica quanto ao impacto ambiental e cultural, e com processos pendentes em tribunal, junto da Insp1ção do Ambiente, da UNESCO e da Comissão Europeia.

O resultado de todo o conjunto de infraestruturas, do ponto de vista energético, é um incremento de 0,5% à energia já produzida no país. Em termos ambientais, a degradação da qualidade da água, destruição de solos agrícolas, erosão da orla costeira e alteração de paisagens e ecossistemas poderão ser impactos irreversíveis.

25/07/2014

Vídeos

Ver vídeo da demolição da barragem de Elwha

Documentos

Autor(es) Descrição Data Documento
Vítor CóiasReabilitação Energética do Edificado: uma alternativa à construção de mais barragens
Comunicação de apresentada nas "Jornadas Tecnológicas", Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (maio 2009)
25/07/2014 00:00:00pdf Reabilit_Energ_Barragens_ppt_rev.pdf

© Copyright Gecorpa. Todos os direitos reservados.
Develop By: Primeway - Creative Business Solutions