Notícias

Cante alentejano classificado pela UNESCO como Património Imaterial da Humanidade

Imagem retirada do blogue tratadodocante.blogspot.pt.
Imagem retirada do blogue tratadodocante.blogspot.pt.

A 27 de novembro de 2014 a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) elegeu o cante alentejano como Património Imaterial da Humanidade. O cante junta-se assim ao fado e à dieta mediterrânica, Patrimónios Imateriais da Humanidade desde 2011 e 2013, respetivamente.

A candidatura do cante alentejano a Património Cultural Imaterial da Humanidade foi oficialmente entregue no comité internacional da UNESCO a 28 de março de 2013 e resultou do trabalho do Município de Serpa e dos Municípios do Baixo Alentejo, da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, da Direção Regional de Cultura do Alentejo, da Entidade Regional de Turismo do Alentejo, da Comissão Nacional da UNESCO e dos grupos corais de cantadores e respetivas associações. O vídeo da candidatura do cante alentejano está disponível no Youtube.
 
O reconhecimento oficial deste canto coletivo, sem recurso a instrumentos e que incorpora música e poesia, incentivará o interesse por este património e consequentemente a sua transmissão e salvaguarda.
 
Na página oficial da Presidência da República o Presidente Cavaco Silva deixou uma mensagem onde pode ler-se: «O Cante traduz os valores de um povo através das modas, poemas tradicionais cantados sem recurso a acompanhamento com instrumentos musicais. Por isso, é essencial preservarmos esta poética e riqueza musical e assegurarmos a sua transmissão às próximas gerações. O Cante é a marca e um sinal de um povo, a expressão mais genuína e autêntica da sua identidade.»
28/11/2014

© Copyright Gecorpa. Todos os direitos reservados.
Develop By: Primeway - Creative Business Solutions