Notícias

Do Coa à Coreia

Aspeto da exposição
Aspeto da exposição "A Arte Rupestre do Vale do Côa" no Museu do Petróglifo em Ulsan

A Arte Rupestre também se internacionaliza

No dia 9 de setembro foi inaugurada no Museu do Petróglifo em Ulsan, Coreia do Sul, a exposição "A Arte Rupestre do Vale do Côa", que dá a conhecer ao público coreano detalhadamente a arte paleolítica ao ar livre encontrada no famoso sítio arqueológico português. Esta parceria surgiu a partir de um convite feito à Fundação Coa Parque pelo diretor do museu coreano, Sangmog Lee, e proporcionou a criação da primeira grande mostra sobre o Vale do Coa fora de Portugal.

Comissariada por António Martinho Baptista, a exposição divide-se em duas partes. A primeira versa sobre a descoberta e toda a epopeia que culmina com a criação do Parque Arqueológico do Côa, já na segunda e maior parcela apresenta-se a arte rupestre, as suas técnicas, a sua diacronia e a sua beleza. Destacamos, ainda, uma réplica da rocha mais visitada do parque, a rocha 3 da Penascosa, que ficará no Museu do Petróglifo.

A cidade de Ulsan localiza-se no sudeste da Coreia do Sul e tem 1,1 milhões de habitantes, apesar disto guarda um ponto em comum com o Coa: nas suas proximidades existe o sítio arqueológico de Bangu-Dae, onde foram encontradas gravuras pré-históricas.

RSB

30/09/2015

© Copyright Gecorpa. Todos os direitos reservados.
Develop By: Primeway - Creative Business Solutions