Notícias

World Monuments Watch: foco sobre o património em risco

Watch Day 2012, no Jardim Botânico de Lisboa. Foto WMF Portugal
Watch Day 2012, no Jardim Botânico de Lisboa. Foto WMF Portugal

Programa World Monuments Watch, 2018


 
O World Monuments Fund  (WMF) vem apoiando, desde 1996, um programa para a conservação do património cultural, o World Monuments Watch, que visa identificar - à escala mundial, sítios de património cultural em risco, e também angariar apoio técnico e financeiro para a sua conservação e salvaguarda. Desde a sua criação, o programa envolveu já 790 sítios patrimoniais em 135 países e territórios em todo o mundo, O programa visa, ainda, interligar pessoas e localidades, incentivar administrações locais através do evento Watch Day: uma oportunidade para as entidades interessadas assinalarem a importância dos seus sítios patrimoniais e obterem apoio para a conservação do seu património junto de empresários, patrocinadores, governos, autarquias, etc. Para a edição de 2018 do programa World Monuments Watch, a organização vai disponibilizar dois mil e quinhentos dólares para cada local previamente escolhido, para apoiar as atividades do evento Watch Day.
O WMF é uma organização privada, sem fins lucrativos, fundada em 1965 por um conjunto de pessoas preocupadas com a perda acelerada de importantes patrimónios artísticos, em todo o mundo. Durante a celebração dos seus 50 anos, estiveram em evidência os mais de 600 projetos realizados em 90 países. O WMF conta, hoje, com filiais estabelecidas na Grã-Bretanha, Índia, Peru, Portugal e Espanha.
            O programa bienal World Monuments Watch, seleciona locais em risco de perda patrimonial, seja por ação da natureza ou por impactos sociais, políticos ou económicos, procurando, ainda, mobilizar os meios de comunicação para aumentar a consciência internacional e incentivar a cooperação de partes interessadas em promover o desenvolvimento e preservação de locais em deterioração. O critério de seleção baseia-se na importância do sítio patrimonial, urgência dos problemas e na viabilidade de um possível plano de ação.
Os sítios elegíveis abrangem todos os tipos de património -- antigo ou moderno -- e a inclusão no programa World Monuments Watch é permanente. É possível participar a título individual, em representação de agências governamentais, instituições académicas, empresas, organizações sem fins lucrativos, organizações não governamentais, entre outras. As entidades interessadas podem ler na íntegra o regulamento da edição de 2018 do programa e inscrever-se através do sítio web do WMF: https://www.wmf.org/nominate até 1 de março de 2017.
O WMF está em Portugal desde 1993, ano em que a organização estabeleceu uma filial no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, com a finalidade de identificar, desenvolver e gerir projetos, negociar parcerias e atrair o apoio local para complementar os fundos fornecidos por doadores dos EUA. Desde então, foram realizadas várias obras em solo português, como por exemplo as intervenções na igreja Nossa Senhora da Encarnação, no Mosteiro dos Jerónimos, na Torre de Belém, no Aqueduto Águas da Prata em Évora, entre outras. Dentre ao várias atividades realizadas ao longo destes anos, na edição de 2012, para o evento Watch Day, os amigos do Jardim Botânico de Lisboa prepararam para além de uma exposição e visitas guiadas sobre as diferentes espécies ali preservadas, uma ação de sensibilização sobre o impacto dum empreendimento imobiliário que estava a ser construído muito próximo ao jardim. criando uma oportunidade para pôr em evidência o risco a que se encontra exposto muito do património histórico-artístico português.
18/10/2016

© Copyright Gecorpa. Todos os direitos reservados.
Develop By: Primeway - Creative Business Solutions