Notícias

JORNADAS EUROPEIAS DO PATRIMÓNIO 2012 l Visita Estaleiro-Aberto à Escola EB1 Raul Lino, Lisboa - 28 de setembro

Escola EB1 Raul Lino, Lisboa
Escola EB1 Raul Lino, Lisboa

Integrada na programação proposta pelo Grémio do Património à Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), para celebrar as "Jornadas Europeias do Património 2012", vai realizar-se, dia 28 de setembro às 14h00, uma Visita Estaleiro-Aberto à Escola EB1 Raul Lino, em Alcântara, organizada pelo Atelier Samthiago - Conservação e Restauro.

A intervenção, levada a cabo pela empresa ATELIER SAMTHIAGO, em parceria com a JPN S.A., e encomendada pela Câmara Municipal de Lisboa, inclui os trabalhos de conservação e restauro de pinturas murais que revestem a quase totalidade das paredes de doze salas de aula. Na zona de circulação do piso térreo merece especial destaque a pintura figurativa “A Industria em Alcântara", da autoria de António Soares (Lisboa, 1894-1978).

António Soares, figura marcante da ilustração e pintura modernista do início do século XX, apresentou pela primeira vez o seu trabalho em 1913, no II Salão dos Humoristas, em Lisboa. Além da sua atividade como pintor, António Soares trabalhou em artes gráficas e ilustração, fazendo capas de livros, cartazes, anúncios e colaborando ainda para o cinema e teatro. Caraterizado pelos críticos como "desenhador requintadamente mundano”, obteve o Prémio Columbano em 1935 e 1948.

A Visita Estaleiro-Aberto à Escola EB1 de Alcântara, construída no primeiro quartel do século XX e projetada pelo arquiteto Raul Lino, destina-se ao público em geral e a estudantes e profissionais de diferentes áreas (engenharia, arquitetura, história da arte e conservação e restauro). Pressupõe o acompanhamento das obras de reabilitação do edifício, com especial enfoque para a intervenção de conservação e restauro das pinturas murais de António Soares.


PROGRAMA DA VISITA:

14h00 Receção dos participantes à porta da escola (Calçada da Tapada, Alcântara) e distribuição da documentação
14h30 A Escola Raul Lino, as pinturas de António Soares e o projeto de recuperação (Comunicações)
15h30 Visita guiada aos trabalhos, em estaleiro.
16h00 Conclusão
 
Inscrição no evento obrigatória e gratuita, condicionada à capacidade.
Informações e inscrições para o email geral@samthiago.com ou telefone 258825385.
 

08/08/2012

Galeria

Fachada da Escola EB1 Raul Lino, Lisboa.
Fachada da Escola EB1 Raul Lino, Lisboa.
Fachada da Escola EB1 Raul Lino, Lisboa.
Vista de uma das salas da Escola EB1 Raul Lino, Lisboa.
Pintura mural de António Soares na Escola EB1 Raul Lino, Lisboa.

© Copyright Gecorpa. Todos os direitos reservados.
Develop By: Primeway - Creative Business Solutions