Notícias

JORNADAS EUROPEIAS DO PATRIMÓNIO 2012 - Visita Estaleiro-Aberto ao Castelo dos Mouros, Sintra - 28 de setembro

Integrada na programação proposta pelo Grémio do Património à Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), para celebrar as "Jornadas Europeias do Património 2012", vai realizar-se, dia 28 de setembro às 10h00, uma Visita Estaleiro-Aberto ao Castelo dos Mouros, em Sintra, organizada pela empresa AOF – Augusto de Oliveira Ferreira & Ca Lda.

A intervenção, levada a cabo pela AOF (www.aof.pt), empresa associada do Grémio do Património desde 1998, foi adjudicada pela Parques de Sintra - Monte da Lua, que gere o Castelo dos Mouros, e consiste em obras de reabilitação de parte da muralha, bem como na construção de um Centro de Apoio ao Vistante.

Nas muralhas está a ser feito o tratamento das juntas, bem como reposições volumétricas e consolidações, respeitando as técnicas tradicionais, mantendo toda a colonização biológica existente, com um contínuo controlo da estabilidade das paredes, no respeito pela identidade da construção.

A infra-estrutura de apoio respeita, na sua implantação, as condicionantes do lugar, e consiste de quatro módulos, que se destinam a bilheteira/loja, bar, cafetaria, bem como dotar o castelo de instalações sanitárias com acesso a pessoas com mobilidade reduzida. A intervenção em causa permitirá ainda a observação, por parte dos visitantes, dos achados arqueológicos existentes na cavalariça Norte.

No sentido de assegurar um elevado grau de reversibilidade e sustentabilidade da intervenção, foram adotadas soluções construtivas pouco intrusivas, contribuindo, ao mesmo tempo, para salvaguardar a importância patrimonial do espaço. Como exemplo, salienta-se o facto de, na cavalariça Norte, ter sido pensada uma solução que passa pela utilização de estacas metálicas, inseridas no maciço rochoso. Estas suportam um passadiço de observação dos achados, ao nível do primeiro piso, assim como uma loja e um bar no segundo piso. No que diz respeito à conceção estrutural de cada um dos módulos, foi fomentada a utilização de elementos de madeira. Outro dos aspetos que espelha a preocupação com a sustentabilidade da intervenção está no facto de toda a estrutura de suporte da cavalariça Sul, a par de todos os revestimentos exteriores, serem concebidos a partir de madeira obtida em operações de limpeza das matas do parque.

A Visita Estaleiro-Aberto ao Castelo dos Mouros destina-se ao público em geral e a estudantes e profissionais de diferentes áreas (engenharia, arquitetura, história da arte e conservação e restauro), e visa dar a conhecer as obras de reabilitação das muralhas, bem como a construção do Centro de Apoio ao Visitante.

FICHA TÉCNICA:

Coordenação do Projeto e Dono de Obra: Parques de Sintra - Monte da Lua
Fiscalização: Daniel Silva e Vanessa Ferreira
Equipa Projetista: Ubiquidade (Arquitetura) - Ricardo Miranda e Miguel Fevereiro; NCREP (Estruturas de madeira) - Aníbal Costa, Tiago Ilharco e Valter Lopes; CivilSer (Estruturas metálicas) - Augusto Gomes e André Silva; ECA (Instalações mecânicas, elétricas e hidráulicas) - Paulo Sampaio, António Dias, Luís Ribeiro, Vitor Ribeiro; Instituto Superior Técnico / Parques de Sintra - Monte da Lua (Recuperação das muralhas) - Ana Paulo Pinto (IST), Bruna Silva (IST), Daniel Silva (PSML) e Vanessa Ferreira (PSML)
Entidade executante: AOF - Filipe Ferreira, Pedro Santos e Pedro Sarmento

PROGRAMA DA VISITA:
 
10h00 Receção dos participantes na porta de entrada do castelo e entrega de documentação
10h15 Visita guiada aos trabalhos em estaleiro
12h00 Conclusão
 
Inscrição no evento obrigatória e gratuita, condicionada à capacidade.
Informações e inscrições para o email elsa.fonseca@gecorpa.pt ou telefone 213542336 até dia 26 de setembro.
 
Nota: Os participantes devem levar calçado apropriado. 

Morada:
Situado a cerca de 3,5 Km do Centro Histórico, na Estrada da Pena.
Autocarro n 434, com partida da estação de Sintra e passagem pelo centro histórico.
Coordenadas: N38.792805,w9.388609
17/09/2012

Galeria

Maquete do Centro de Apoio ao Visitante (CAV) do Castelo dos Mouros, Sintra
Maquete do Centro de Apoio ao Visitante (CAV) do Castelo dos Mouros, Sintra
Maquete do Centro de Apoio ao Visitante (CAV) do Castelo dos Mouros, Sintra
Centro de Apoio ao Visitante (CAV) do Castelo dos Mouros, Sintra
Centro de Apoio ao Visitante (CAV) do Castelo dos Mouros, Sintra

© Copyright Gecorpa. Todos os direitos reservados.
Develop By: Primeway - Creative Business Solutions