O espaço, a necessitar de obras de reabilitação, é um antigo restaurante, localizado no Parque de Monsanto, na zona do Miradouro da Luneta dos Quartéis, há muito encerrado ao público e, por isso, sujeito a considerável degradação. O projeto de arquitetura já foi aprovado pela Câmara Municipal de Lisboa, informou ontem o vereador José Sá Fernandes, no âmbito da sessão de apresentação da Casa da Paz à comunicação social que decorreu no Espaço Monsanto.
Neste momento, a UBP necessita de apoio ao nível da realização dos projetos de especialidade, do caderno de encargos e do orçamento. Para além, obviamente, da realização das obras propriamente ditas, estimadas em cerca de 350.000 euros.
O Grémio do Património disponibiliza-se para apoiar o empreendimento, nomeadamente através da celebração de um protocolo de colaboração ao nível do aconselhamento em termos de boas práticas de conceção e execução da intervenção. Ao divulgar o projeto, não só junto do público em geral como dos nossos associados, a expetativa é encontar empresas com disponibilidade para prestar uma ajuda mais substantiva. Neste momento, a
Umbelino Monteiro, um importante fabricante de produtos cerâmicos, membro do Grémio, já mostrou disponibilidade para colaborar, aguardando-se o envolvimento de outros associados.
Este projeto pretende transformar-se numa referência da cultura da paz e do diálogo entre povos e religiões, um dos grandes desafios do século XXI. Surge na sequência do reconhecimento do importante papel social e cultural da União Budista Portuguesa, bem como do grande crescimento da comunidade budista em Portugal.
Para mais informações contactar:
Marta Santos Lucas
União Budista Portuguesa
T: 92 409 84 44
@:
martaslucas@uniaobudista.pt