Notícias

Grémio do Património associa-se às celebrações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios - 18 de Abril

Cartaz promocional
Cartaz promocional

O Grémio do Património, dando continuidade à política seguida em anos anteriores, volta a associar-se à programação oficial, definida pelo IGESPAR, para celebrar, a 18 de Abril, o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios. Neste âmbito, foram organizadas duas Visitas Estaleiro-Aberto ao Palácio de Monserrate, em Sintra, e ao Palácio do Conde do Bolhão, no Porto. Foi também concedido apoio ao Encontro "Do Património Mundial ao Património Local" que decorrerá no Museu Nacional de Etnologia, contando com a presença do Secretário de Estado da Cultura, do Director-Geral do Património Cultural e do presidente da Direcção do GECoRPA.

Sensibilizar o público, à escala mundial, para a importância da protecção e preservação do Património, destacando a sua diversidade, é o objectivo desta efeméride criada pelo ICOMOS em 1982. O tema proposto para este ano - “Do Património Mundial ao Património Local: proteger e gerir a mudança” - assinala o 40º aniversário da Convenção para a Protecção do Património Mundial, Cultural e Natural da UNESCO, que esteve na origem da criação da conhecida “Lista do Património Mundial”. Com a temática pretende destacar-se a importância do estabelecimento de relações concertadas entre as dimensões internacionais e as práticas locais no âmbito da gestão e protecção do Património, face a um  contexto de mudanças profundas orquestradas, sobretudo, pela globalização.

O Grémio do Património associa-se à programação promovendo duas Visitas “Estaleiro-Aberto” que serão orientadas pelos responsáveis das operações de conservação e restauro de dois edifícios com valor patrimonial. Estas visitas apostam numa forte componente técnica, possibilitando a observação, in loco, das diferentes intervenções. Destinam-se ao público em geral e a profissionais e estudantes da área.

Visitas:
  • Palácio de Monserrate, Sintra - Conservação e Restauro da Sala de Jantar e Copa l 10h30 – 12h30
    Atelier Samthiago, Ld.ª – Conservação e Restauro
Foi também concedido apoio ao Encontro "Do Património Mundial ao Património Local" que decorrerá no Museu Nacional de Etnologia, contando com a presença do Secretário de Estado da Cultura, do Director-Geral do Património Cultural e do presidente da Direcção do GECoRPA que irá participar na Mesa Redonda subordinada ao tema "Património Cultural - cidade, território, turismo e sustentabilidade"  (consulte o Programa AQUI).

Paralelamente à programação que integra o cartaz do IGESPAR, o Grémio do Património vai levar a cabo uma actividade pedagógica, destinada à comunidade escolar, que consiste na oferta, a três turmas do ensino básico (Lisboa, Vila Nova de Gaia e Viana do Castelo) do "Manual de Educação em Património", bem como de t-shits e bonés. Constituído por 10 fichas de texto e jogos educativos, o Manual está redigido numa linguagem simples, objectiva e adequada às crianças, procurando estimular a sua sensibilidade, levando-os a reconhecer, apreciar, e defender o Património arquitectónico.
 
  • Consulte toda a programação do IGESPAR AQUI.
10/04/2012

© Copyright Gecorpa. Todos os direitos reservados.
Develop By: Primeway - Creative Business Solutions