Notícias

CANCELAMENTO | Visita Estaleiro-Aberto ao Convento de São Francisco, Coimbra - 10 de julho

Convento de São Francisco, Coimbra
Convento de São Francisco, Coimbra

NOTA: Por razões que nos são estranhas a visita não se poderá realizar.

O Grémio do Património organiza mais uma  Visita “Estaleiro-Aberto", dia 10 de julho, próxima terça-feira, no Convento de São Francisco, em Coimbra. Esta iniciativa, a decorrer entre as 09h30e as 11h30, vai proporcionar o acompanhamento de uma intervenção conducente com as boas práticas de reabilitação do Património Arquitectónico.

Destinando-se, sobretudo, a profissionais e estudantes das áreas de Engenharia Civil e Arquitetura, os participantes conhecerão alguns dos procedimentos de diagnóstico, bem como algumas das técnicas aplicadas. Orientada pelos responsáveis das operações de conservação e restauro em curso, a visita aposta então numa forte componente técnica, possibilitando a observação, in loco, das diferentes intervenções. Esta iniciativa é organizada em parceria com a empresa Pengest, associada do GECoRPA e responsável pela fiscalização da empreitada.
 
Com o aval do IGESPAR (atual DGPC), a empreitada em curso prevê a recuperação e adaptação do Convento de São Francisco, edifício que para além da prática religiosa esteve ligado à produção industrial, num Espaço Cultural e Centro de Convenções. Projetada por Carrilho da Graça, a obra implica a divisão do imóvel em cinco áreas de intervenção distintas: a manutenção do edifício existente, a criação de um restaurante e de um parque de estacionamento, assim como a conceção paisagística dos espaços exteriores e, finalmente, a construção de um novo edifício que vai albergar um auditório destinado a todo o tipo de espetáculos, da ópera ao cinema, que será dotado de uma caixa de palco “à italiana” e de fosso de orquestra, entre outras infraestruturas. No edifício original do Convento salienta-se a preservação e restauro de painéis de azulejos dos séculos XVI e XVII, bem como a recuperação de abóbodas em tetos. Destaque especial, ainda, para o facto de ter sido descoberta uma Necrópole. 

PROGRAMA DA VISITA:

09h00   Receção dos participantes e distribuição de documentação
            Local: Avenida da Guarda Inglesa, Estaleiro MRG, 3040-143 Coimbra (mesmo ao lado do Portugal dos Pequeninos)
09h30   Visita guiada ao imóvel e aos trabalhos em estaleiro
11h30   Conclusão
 
O custo de participação na visita é de 10 € para estudantes e associados e de 20 € para o público em geral.
O valor da inscrição inclui um seguro de acidentes pessoais, pressupõe a entrega de documentação e a emissão de certificado de participação.

Todos os visitantes devem estar equipados, obrigatoriamente, com (EPI’s) – botas de proteção, colete e capacete.
A organização não se responsabiliza pelo seu fornecimento.

A Ficha de Inscrição tem que ser devolvida até ao dia 8 de julho.

Folheto de Duivulgação

02/07/2012

Galeria

Convento de São Francisco, Coimbra l 01
Convento de São Francisco, Coimbra l 01
Convento de São Francisco, Coimbra l 01
Convento de São Francisco, Coimbra l 02

© Copyright Gecorpa. Todos os direitos reservados.
Develop By: Primeway - Creative Business Solutions