Notícias

GECoRPA e APCA celebram protocolo de parceria no âmbito de um seminário conjunto

Teve lugar, no passado dia 14 de Novembro, no Palácio dos Marqueses de Fronteira, em Lisboa, o seminário “A Qualidade nas Intervenções de Conservação, Reabilitação e Valorização das Casas Antigas”.

Esta iniciativa conjunta da Associação Portuguesa das Casas Antigas (APCA) e do GECoRPA teve o propósito de sensibilizar para o papel das casas antigas (CA) enquanto fonte de memó­ria histórica, promover a qualidade/economia dos projectos de conserva­ção e reabilitação das CA e divulgar programas de financiamento.

Uma sala cheia acolheu os interve­nientes, estando a abertura a cargo de D. Fernando Mascarenhas, 12.º Marquês de Fronteira e vice-presidente da APCA. Seguiu-se a apresentação do projecto “Ruin’Arte”, do fotógrafo Gastão Brito e Silva, que denunciou, através da fotografia, a degradação do nosso património arquitectónico. A comunicação seguinte, pela voz do ex-Ministro da Cultura, José Pinto Ribeiro, focou o património cultural enquanto fonte de desenvolvimento. Na sequência, Alexandre Bettencourt, director da APCA, salientou os benefícios na manutenção da ligação histórica e patrimonial entre as CA e os seus proprietários, ao invés da genera­lização de projectos visando “recuperações totais” ou a construção de “hotéis de charme”.

Em relação às intervenções de conservação e reabilitação propriamente ditas, ouvimos Vítor Cóias, presidente do GECoRPA, sublinhar a importância da qualificação dos agentes intervenientes, as vantagens da reabilitação (aos níveis económico, cultural e ambiental), bem como a sua especifi­cidade dos pontos de vista metodoló­gico e tecnológico. Por sua vez, Luís Mateus, director da Monumenta, Ld.ª, realçou conceitos e critérios que devem orientar as intervenções, apresentando exemplos concretos de reabilitação pouco intrusiva de edifícios antigos.

Finalmente, os interessados nesta problemática foram informados, pela directora da divisão de planeamento da Tecninvest, Alexandra Mendonça, sobre os programas de incentivo ao investimento e de financiamento a que os proprietários de CA podem recor­rer para as intervenções de conserva­ção e reabilitação.

As conclusões deste encontro ficaram a cargo de Hugo O’Neill, presidente da APCA, que enfocou o desconheci­mento de muitos dos assuntos abordados, por parte dos proprietários que, sem uma estrutura de apoio como a APCA, não acedem à informação disponível.

O seminário terminou com a assina­tura de protocolos de parceria entre a APCA e o GECoRPA e entre a APCA e a Tecninvest. O GECoRPA e a APCA acordaram apoiar reciprocamente as suas actividades e colaborar em acções de formação e divulgação dos princípios, metodologias, requisitos e tecnologias conducentes à qualidade nas intervenções de conservação e reabilitação das CA.
21/07/2011

© Copyright Gecorpa. Todos os direitos reservados.
Develop By: Primeway - Creative Business Solutions