Revista Pedra&Cal

O Património e o Futuro

Indíce

04 EDITORIAL
 Vítor Cóias

06 EM ANÁLISE
Património e futuro
 Vítor Cóias

10 ENTREVISTA
O futuro e o presente do Património - A opinião de Maria Ramalho, Presidente do Conselho de Administração do ICOMOS Portugal
 Regis Barbosa, Vítor Cóias

16 QUALIFICAÇÃO
Qualificação profissional na construção Revisitar o passado para projetar o futuro
 Vítor Cóias

24 QUALIFICAÇÃO
Colégio do Património Arquitectónico da Ordem dos Arquitectos
 Pedro Loureiro

25 CONSTRUÇÃO & AMBIENTE
Intervenções antrópicas com “pouco encanto” - Consequências para o património
 Jorge Mascarenhas, Lurdes Belgas

30 OPINIÃO
O Património e a massificação do turismo
 Luísa Ambrósio

32 Reabilitar para o futuro: Igreja de Açoreira, Torre de Moncorvo
O NCREP – Consultoria em Reabilitação do Edificado e Património, Lda., foi responsável pelo projecto de intervenção de âmbito estrutural na igreja de Açoreira em Torre de Moncorvo
 B. Quelhas, V. Lopes, J. M. Guedes, T. Ilharco, A. A. Costa, Ana Rodrigues

36 A preservar e a pensar o futuro do património - 20 anos de atividade
A In Situ faz, neste ano de 2016, vinte anos de existência a tr atar do património de todos.
 Fátima de Llera Blanes

40 Capela-mor da Sé Catedral de Viseu - Levantamento de uma repintura do teto
A Sé Catedral de Viseu foi alvo de uma intervenção de conservaç ão e restauro em alguns dos seus mais representativos espaços interi ores.
 Filipe Ferreira, Lara Aladina, Teresa Carrilho Ferreira

44 Edifício da Torre do Tombo
Inspeção e ensaios não destrutivos para o diagnóstico do estado de conservação do envelope
 Susana Fernandes, Carlos Mesquita

46 O arquitecto e o património - Os novos serviços, o ciclo de vida do edifício e a NP 4526/2014
A importância crescente do arquitecto na reabilitação tornou necessária a estruturação e regulação de metodologias que até a gora eram determinadas individualmente.
 Diana Eibner Roth, Pedro Loureiro

48 Consolidação de rebocos de cal
Estudo apoiado no método da resistência à furação
 Rita Nogueira, Ana Paula Ferreira Pinto, Augusto Gomes

52 HISTÓRIA DA ARTE
O futuro da modernidade dos anos 20 - A Arquitectura e o estuque Art Déco
 Antero Leite

56 60.º aniversário da regulação do setor da construção
A regulação do setor da construção faz sessenta anos, mas continua a apresentar duas falhas graves, quanto à qualificação dos operários e quadros intermédios da construção e à sua relevância para a atribuição dos alvarás de empreiteiro.
 Vítor Cóias

57 OPINIÃO
O Fundo Nacional de Reabilitação Urbana é curto, mas interessa aproveitá-lo para reforçar os edifícios a reabilitar em zonas sísmicas
 Vítor Cóias

58 HOMENAGEM
Elsa Fonseca, 1972-2016 - Há pouco mais de um ano deixou-nos uma das mais antigas trabalhadoras do GECoRPA, Elsa Fonseca. Todos os que de algum modo contactaram com o Grémio certamente conheceram o seu profissionalismo e a sua eterna boa disposição.
 Vítor Cóias

59 HOMENAGEM
Nuno Teotónio Pereira, 1922-2016 - Nuno Teotónio Pereira escreveu, para a secção “Perspetivas” da Pedra & Cal, um total de 40 crónicas, que foram publicadas, ininterruptamente, entre o número 2 e o 41 da revista do GECoRPA.
 Vítor Cóias

60 AGENDA

62 NOTICIAS

66 O avassalador consumo patrimonial
O entendimento hoje generalizado em Portugal de que o património está a transformar, quotidianamente, o centro antigo das nossas cidades, num parque temático cada vez menos habitado e cada vez mais entregue a processos de segregação e fetichização
 José Aguiar

Preço: 5,00 €

N.º 60
O Património e o Futuro


EDITORIAL por Vítor Cóias | Diretor da Pedra & Cal

"O Futuro depende do que fizermos no Presente"
Mohandas Karamchand Gandhi

Com o presente número da Pedra & Cal chega ao fim a edição da revista em suporte de papel.

Iniciada em 1998 com o número 0, a coleção da Pedra & Cal em papel é, portanto, constituída por 61 exemplares, que formam uma pequena enciclopédia focada nas boas práticas na reabilitação do edificado e na conservação do património cultural construído.

A Pedra & Cal não é, assumidamente, desde a primeira hora, uma publicação científica ou académica. É uma revista concebida por e dirigida a profissionais e empresários daquele segmento de atividade. Os artigos não são, portanto, revistos por referees. A qualidade dos trabalhos apresentados nestes 61 números baseou-se, antes, na seleção de autores de reconhecido mérito, oriundos, frequentemente, do meio académico, mas também do setor empresarial, selecionados pela direção e pela redação, normalmente ouvido o conselho redatorial, em função dos sucessivos temas de capa. Daí que a P&C apareça, frequentemente, referida em estudos desta área, incluindo numerosas teses de mestrado e de doutoramento.

Ao longo dos 61 exemplares e 18 anos de publicação, contribuíram para a revista quase seis centenas de autores, que produziram cerca de 4 000 páginas de conteúdos especializados.

Mas há o reverso da medalha: com uma tiragem média que rondou os 3 000 exemplares, a edição da P&C em papel traduziu-se na produção de um total de mais de 180 000 revistas, nas quais foram utilizadas 45 toneladas de papel, cujo fabrico consumiu árvores, água e energia e produziu grande quantidade de poluentes, lançados na atmosfera ou nos rios... Além do papel, gastou-se tinta de impressão, produzindo um impacto ambiental que se agravou com a distribuição das revistas pelos pontos de venda, a recolha das sobras, consumindo combustível, aumentando a poluição da atmosfera e contribuindo para o efeito de estufa...

Mesmo contando o impacto ambiental produzido, parece-nos, no entanto, justo considerar que o balanço destas 61 edições em papel é positivo, ainda mais, se pensarmos quanto papel, quanta tinta e, sobretudo, quanto combustível se gasta, sem qualquer retorno útil.

No seu novo regime de publicação, a P&C passa a ser editada online, disponível gratuitamente através do sítio Web do Grémio. No sentido de chegar ao maior número possível de potenciais utilizadores, os números 0 a 60 da revista passarão, também, a estar disponíveis em pdf na Web, consultáveis e descarregáveis sem encargos.

Produzir e publicar a P&C foi um trabalho de equipa, que tive o privilégio de dirigir, salvo um interregno durante 2011. Embora correndo o risco de pecar por omissão, não resisto em nomear alguns dos participantes deste gratificante projeto editorial. Assim, no conselho redatorial, foram instrumentais Teresa Campos Coelho, José Aguiar e Miguel Brito Correia. Dentre os que colaboraram na produção de conteúdos há nomes que seria injusto não destacar, como é o do saudoso arquiteto Nuno Teotónio Pereira, que, durante dez anos, de 1999 a 2009, escreveu, sem interrupção, as crónicas da secção "Perspetivas"1.

Outros autores há que distinguir, quanto mais não seja, pela assiduidade com que contribuíram: José Maria Lobo de Carvalho, José Aguiar, Miguel Brito Correia, António Sousa Coutinho, João Varandas, Carlos Mesquita, Luís Mateus, João Mascarenhas Mateus, Filipe Ferreira, João Appleton... Mas muitos outros contribuíram, com textos especializados, a título pessoal ou em representação de instituições, respondendo aos convites dirigidos em função dos temas de capa selecionados.

Foi também relevante o papel das sucessivas coordenadoras, onde avultam nomes como os de Catarina Valença Gonçalves, Cátia Teles e Marques e Joana Morão.

Uma palavra final de apreço e homenagem à memória da Elsa Fonseca, colaboradora tão diligente quanto discreta, que acompanhou com carinho durante 15 anos o projeto Pedra & Cal, deixando-nos, inesperada e precocemente, na primavera do ano passado.

Para tema deste último número em papel pareceu apropriado escolher O Património e o Futuro. Sabemos que, também do Futuro, se pode hoje dizer que já não é o que era; mas também sabemos, como disse Gandhi, que "O Futuro depende do que fizermos no Presente". Por isso, juntemos forças e continuemos a trabalhar para que o Futuro venha a ser melhor do que presentemente parece.

1. Disponíveis em PDF no sítio web do Grémio.



© Copyright Gecorpa. Todos os direitos reservados.
Develop By: Primeway - Creative Business Solutions