
Na manhã de 18 de setembro, o nosso associado NVE teve a amabilidade de receber a Direção e os associados do GECoRPA, bem como outros convidados, nos seus escritórios na Baixa de Lisboa, onde apresentou, com o apoio de imagens, o contexto da obra de reabilitação e um edifício Pombalino de cinco pisos, posteriormente visitada pelo grupo.
Na visita à obra de reabilitação, o grupo foi acompanhado pelo Eng.º José Maria Nogueira, Fundador, Acionista e Administrador da NVE, o Eng.º José Óscar Nogueira, Diretor Geral, o Eng.º Vítor Santos, Diretor de Obra e Luana Alves, Técnica Superior de Segurança.
O grupo teve oportunidade de conhecer de perto as diversas técnicas de reabilitação aplicadas, bem como os modelos adotados na resolução dos mais variados desafios, muitos deles de carácter inovador. A visita ao local permitiu ainda observar, de forma direta, as boas práticas empregues na execução da obra.

Na tarde do mesmo dia, a Direção e os associados do GECoRPA, acompanhados por diversos convidados, tiveram a oportunidade de assistir, em contexto real, a uma série de ensaios realizados sobre em elemento de betão armado, graciosamente apresentados pelo associado empresarial Oz – Diagnóstico.
A equipa da Oz iniciou a demonstração com métodos não destrutivos, destinados à deteção e localização das armaduras no interior de um elemento de betão armado, tendo como objeto de estudo um muro do ISEL.
De seguida, procedeu à abertura de uma pequena janela de inspeção, com cerca de 3 cm de profundidade, permitindo observar diretamente o estado de conservação da armadura e confirmar os valores obtidos pelos equipamentos utilizados nos ensaios não destrutivos. Com a superfície recentemente exposta, foi ainda possível aplicar o ensaio com fenolftaleína, com o objetivo de identificar a zona carbonatada do betão e avaliar oseu estado. Por fim, foram realizados diversos ensaios com o esclerómetro, para aferir da resistência mecânica do betão.
A demonstração revelou-se de grande interesse técnico e formativo no domínio da inspeção e avaliação de estruturas em betão armado, reforçando a importância do rigor e da inovação na engenharia.