Revista Pedra&Cal

PATRIMÓNIO E COMUNIDADE

Indíce

0 Revista Completa n.º 74 e 75

01 Índice

02 Editorial

04 O impacto da arqueologia numa aldeia
O exemplo da South-West Archaeology Digs em Safara (Moura)
 Mariana Nabais

08 Dar novos lugares aos lugares
 Luísa Mateus e Susanha Lainho | Lainho — Conservação e Restauro

12 De Fenais a Fenais
Museu, património e comunidade
 João Constância

16 Os cuidadores do Património da Rota do Românico
 Rota do Românico

20 Um meteorito, a Arca de Noé e a busca pela salvação
A arte do projeto Museu na Aldeia
 Gabriela da Rocha (SAMP) e Henrique Chaves (GOVCOPP-UA, CIES-IUL, CEM-USP, SAMP)

32 The relationship between local communities and their heritage
Castro Laboreiro as a case study
 Diana Alexandra Simões Carvalho

38 As construções de falsa cúpula e os brandeiros de Santo António de Vale de Poldros e Aveleira
 Antero Leite (ACER)

52 Agenda

54 Especial 25 anos Pedra & Cal

57 Celebração do 25.º aniversário da revista Pedra & Cal no Palácio Nacional de Queluz

58 Campanha Associado Júnior+ — Junta-te ao GECoRPA

59 Entrevista a Vítor Cóias

60 Como será a Pedra & Cal daqui a 25 anos?
Expedição ao futuro!

61 Testemunho de Vasco Peixoto de Freitas

62 Divulgação

66 Comunicado de Imprensa
Casa do Alcaide-Mor, Estremoz. Incúria e más-práticas vão continuar a ser investigadas

68 Notícias

74 Livraria e Centro de Documentação

N.º 75
PATRIMÓNIO E COMUNIDADE

Aniversário dos 25 Anos da revista Pedra & Cal


25 anos de dedicação ao Património

Inês Flores-Colen | Diretora da Pedra & Cal

Celebramos com imenso orgulho o 25.º aniversário da nossa revista. Durante estes anos, mantivemos uma produção constante, sempre focados em promover as melhores práticas no património e servir como uma fonte de informação valiosa para todos os profissionais e cidadãos interessados neste campo. A revista tem sido um palco para a partilha de artigos técnicos centrados em estudos de caso, permitindo aos nossos leitores aprofundar os seus conhecimentos e entender melhor as complexidades do nosso património. Além disso, temos procurado dar a conhecer as principais atividades do GECoRPA, onde os nossos associa-dos têm desempenhado um papel crucial. Neste momento de celebração, queremos expressar a nossa profunda gratidão ao eng.º Vitor Cóias, fundador desta revista e do GECoRPA. O seu trabalho incansável e dedicação têm sido uma inspiração para todos nós.

Queremos ainda agradecer a todos que contribuíram para que a revista se tornasse um instrumento de estudo e mudança: o conselho editorial, coordenadores, autores e editores.
A vossa dedicação e paixão são fundamentais para o sucesso da nossa publicação. Por último, mas não menos importante, agradecemos a todos os nossos leitores pelo interesse demonstrado pela revista. A vossa participação e feedback têm sido inestimáveis para o nosso crescimento e evolução. A revista é gratuita e esperamos continuar a contribuir para o conhecimento de todos. Em nome da equipa, muito obrigada por fazerem parte desta jornada. Estamos ansiosos para continuar a servir-vos nos próximos anos. Espero que gostem deste número comemorativo!

Boas leituras!

--------------------------------


Comunidades Patrimoniais

Sofia Costa Macedo | Coordenadora da Pedra & Cal

A P&C comemora 25 anos, o que corresponde, genericamente, ao tempo de uma geração. É esperado que, de geração em geração, existam mu-danças, por vezes conflituosas, mas que promovam algum tipo de evolução. A P&C fez isto há um quarto de século, abrindo caminho para esta mudança na forma de abordar, tratar e dar voz ao património cultural. Procurámos, nesta revista não só revisitar estes 25 anos de Pedra e Cal, como perspetivar mais 25 anos, utilizando também os recursos digitais de que dispomos.

Neste número comemorativo recordamos a Convenção de Faro (2005) na sua “ne-cessidade de colocar a pessoa e os valores humanos no centro de um conceito alargado e interdisciplinar de património cultural” e, como tal, olhámos para as comunidades patrimoniais, com algumas experiências na interseção das comuni-dades com os seus bens patrimoniais. Neste sentido humanista para o patrimó-nio, é também momento de recordar os vários contributos que ao longo destes 25 anos permitiram esta mudança en-tre fundadores, coordenadores, editores, contribuidores que permitiram colocar a revista nas mãos dos leitores, e manter este fluxo de mudança que permita ao património cultural o seu lugar na “edi-ficação de uma sociedade pacífica e democrática, bem como no processo de desenvolvimento sustentável e de promo-ção da diversidade cultural” (Convenção de Faro, 2005, art.º 1.º).

Parabéns!

© Copyright Gecorpa. Todos os direitos reservados.
Develop By: Primeway - Creative Business Solutions